Postado em 25 de Setembro de 2023 às 17h16

Crianças e adolescentes do Programa Novos Caminhos participam do Plantando para o Futuro

Horta desenvolvida pelos acolhidos que fazem parte do Programa Novos Caminhos no município de Criciúma. (Foto Divulgação) 
O Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) desenvolveu, recentemente, em parceria com o Sindicato Rural de Nova Veneza, o ProjetoPlantando para o Futuro com os acolhidos que fazem parte do Programa Novos Caminhos. A ação atendeu 18 crianças e adolescentes do município de Criciúma.
O Programa Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, juntamente com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).
Além do Sistema Faesc/Senar, também integram o Programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OABSC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Fecomércio, a ACM e FESAG, o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina – CIEE /SC e o SESC/Fecomércio.
Durante as atividades do projeto os alunos conheceram todo o processo de desenvolvimento de uma horta de forma teórica e prática. “A teoria foi abordada de maneira leve e lúdica. Conversamos sobre a importância dos recursos naturais, fazendo uma ligação do nosso papel nesse contexto, demonstramos como separar o lixo corretamente, como fazer adubo orgânico e adubo líquido e falamos sobre a produção de alimentos saudáveis para nossa alimentação”, destacou o prestador de serviço de instrutoria do Senar/SC, Gilsonei Duarte.
As atividades práticas envolveram a preparação de canteiros, aplicação de calcário e adubo orgânico, incorporação do solo para o plantio das mudas e semeio das sementes de hortaliças, além de orientação sobre os cuidados básicos para manter a horta. “Trabalhar com crianças e adolescentes sempre é uma oportunidade de aprender com eles, pois as novas gerações têm outras perspectivas do futuro. Acredito que o nosso papel é mostrar oportunidades e aprendizados para que possam lembrar até a fase adulta. Foi gratificante fazer parte desse processo que envolve a parceria das entidades com o objetivo de encaminhar as crianças a acreditarem em um futuro melhor”, frisou Duarte.
Para a supervisora regional do Senar/SC, Sueli Silveira Rosa, a realização do evento Plantando Para o Futuro marca uma grande oportunidade para trabalhar com o público infantil. “Essas crianças e adolescentes serão os adultos de amanhã, responsáveis pelo meio ambiente, pelo cultivo de alimentos saudáveis, pela sustentabilidade do planeta e melhor qualidade de vida. Precisamos plantar essa semente para colher bons frutos futuramente”.
O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, ressaltou que o projeto para o desenvolvimento de hortas nas escolas e instituições de acolhimento pretende formar cidadãos conscientes, responsáveis e atuantes na comunidade em que vivem e, ao mesmo tempo, difundir e incentivar o trabalho voluntário. “É uma ação que vem ao encontro do propósito do Programa Novos Caminhos que tem por objetivo investir em iniciativas que ofereçam oportunidades de desenvolvimento às crianças, adolescentes e aos jovens. Além disso, contribuirá para promover avanços sociais no campo e fortalecer o desenvolvimento da produção sustentável”.

Veja também

O futuro da cadeia produtiva passa por uma gestão estratégica09/11/21             O cenário para o agronegócio brasileiro é extremamente promissor, mas para crescer é preciso agir de forma planejada e estratégica. Com essa reflexão o professor Marcos Fava Neves, um dos maiores cientistas internacionais do agronegócio mundial, abriu nesta terça-feira (9), os debates do 10º Simpósio Brasil......

Voltar para (Blog)