Postado em 25 de Maio de 2022 às 17h11

Cordilheira Alta inicia elaboração de planejamento estratégico

Planejar o futuro, corrigir fraquezas, potencializar forças e adaptar-se às mudanças do ambiente de maneira assertiva é o posicionamento de gestões que investem no planejamento. Com essa visão, a Administração Municipal de Cordilheira Alta, no oeste catarinense, inicia a execução da solução Plano Estratégico da Gestão Municipal (PEGEM). Essa iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora, que é executado pelo Poder Público e pelo Sebrae/SC.
A solução é baseada no conceito de cocriação, ou seja, é uma iniciativa de gestão que reúne diferentes setores para produzir em conjunto um resultado. O foco está no aperfeiçoamento da gestão e das políticas públicas e será conduzida pela consultora credenciada ao Sebrae/SC Beatriz Silveira. A metodologia utiliza técnicas que conduzem as lideranças locais a identificarem desafios coletivos, a elaborarem estratégias e a implementarem um sistema para definição e rastreamento de objetivos e seus resultados.
Em sua execução as principais etapas compreendem: realização de análise preliminar confrontando o olhar da comunidade e aspectos de atuação da Administração Municipal; realização de workshop de diagnóstico e definição de estratégias; definição de objetivos para gerir metas e indicadores; identificação de projetos prioritários; desdobramento dos projetos e alimentação de Sistema de Gestão Estratégica Informatizado.
“Sabemos que esse trabalho será fundamental para auxiliar nas tomadas de decisões. Cordilheira Alta vive um grande momento de sua história. Uma fase de crescimento, de modernidade e eficiência no serviço público. O Cidade Empreendedora veio para somar esforços, capacitar servidores, desburocratizar o serviço público, abrir as portas da Prefeitura para bons fornecedores e, consequentemente, promover economia aos cofres públicos. Nosso momento é único e temos a oportunidade de melhorar a qualidade de vida dos munícipes”, ressalta o prefeito, Clodoaldo Briancini.
Para o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, é evidente que Cordilheira Alta vive em um elevado ritmo de crescimento em uma localização estratégica. “O que faz a diferença no desenvolvimento de municípios com essas características é o capital social articulado com entidades organizadas. Isso é nítido nesse território, que está preparado para inovar e crescer”, observa.
Cidade Empreendedora
O programa busca promover o desenvolvimento social e econômico dos municípios e a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento nos eixos de liderança, Sala do Empreendedor, compras públicas, desburocratização e educação empreendedora.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.  
 

Veja também

Voltar para (Blog)