Postado em 07 de Dezembro de 2021 às 14h10

Conselho Consultivo da ACIC destaca ações realizadas em 2020 e 2021

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Neste ano encerra a gestão do biênio 2020/2021 da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e, para fazer uma avaliação, o Conselho Consultivo da entidade se reuniu, nesta semana, com o presidente Nelson Akimoto que fez um relato das ações realizadas. Os conselheiros explanaram sobre as principais atividades e o impacto que tiveram para os associados e comunidade em geral.
Entre as ações, os conselheiros destacaram a liderança da ACIC na busca de recursos para contribuir com o enfrentamento à pandemia. A entidade promoveu a campanha Salve Vidas que arrecadou mais de R$ 1 milhão para o Hospital Regional do Oeste (HRO) adquirir equipamentos para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A entidade também participou da campanha SOS Chapecó e Região – promovida pelo Centro Empresarial de Chapecó (CEC) com a participação das 16 entidades e sindicatos filiados – para levantar recursos para ações emergenciais de enfrentamento da covid-19. Foi arrecadado R$ 2,5 milhões. Além disso, contribuiu na articulação para a homologação, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), do atendimento especializado em acidente vascular cerebral (AVC) no HRO.
A participação no Comitê de Enfrentamento à Covid-19, criado no início da pandemia e coordenado pela Prefeitura, foi outra atuação da entidade. O Comitê era composto por autoridades de saúde e de segurança e líderes de entidades empresariais para monitorar a atual situação e propor ações. “A ACIC atuou desde o início da pandemia para auxiliar as empresas e a comunidade no enfrentamento da crise econômica e sanitária. A união e a sensibilização das pessoas foram fundamentais para agilizar as iniciativas e dar respostas às demandas que surgiam”, comentou Akimoto.
            Para contribuir com as empresas, a ACIC promoveu uma campanha para novos associados, com redução do valor das mensalidades e oferta de consultorias e assessoria tecnológica e jurídica gratuita. Também atuou para fortalecer a GaranteOeste e criou o Fundo Garantidor ACIC/GaranteOeste para que as pequenas e médias empresas pudessem conseguir financiamentos com prazos negociáveis e taxa de juros abaixo das praticadas pelo mercado.
As ações articuladas com os poderes públicos e a cobrança de iniciativas quando necessárias também foram destacadas pelos conselheiros. Aliado a isso, a ACIC não deixou de lado suas bandeiras históricas, como melhorias na infraestrutura, a construção de ferrovias, duplicação da BR-282, investimentos no aeroporto, na distribuição de energia elétrica e no abastecimento de água. Também participa ativamente do Proágua – grupo criado por entidades e voluntários para discutir e propor ações para a preservação da água. Outro aspecto foi a inclusão da região Oeste no Plano Nacional de Logística, ação articulada junto com a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC).
A inovação nos eventos da ACIC, como o Empresário do Ano, promovido no formato online com movimentação nos restaurantes da cidade, e o lançamento da terceira edição do livro Vida Empresarial, também foram citados na reunião.
Para Akimoto, nesses dois anos foi possível engajar muitas pessoas, contribuindo tanto para as empresas associadas quanto para a comunidade. “Para mim um legado que fica é a formação de novos líderes”, comentou. O presidente eleito para a gestão 2022/2023, Lenoir Broch, salientou os desafios para os próximos anos. “Com a pandemia encerrando, voltaremos a focalizar nas obras estruturantes para a região, como as rodovias, ferrovias e aeroportos. São pautas que não devemos esquecer e que precisam de cobranças constantes”.
O presidente do Conselho Consultivo, Itacyr Centenaro, agradeceu o apoio e confiança dos conselheiros e diretoria na condução dos trabalhos nestes dois anos. “A ACIC teve uma participação importante nas ações em diversas frentes. Isso demonstrou a força e a influência da entidade para buscar melhorias para Chapecó e região. Sabemos que com responsabilidade e união podemos avançar mais e tornar a ACIC cada vez mais forte”, concluiu.

Veja também

Irrigação e Aquicultura: consumidores rurais devem fazer o recadastramento de suas unidades consumidoras08/06/22 A Celesc e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alertam aos produtores rurais que possuem tarifa diferenciada para as atividades de irrigação e aquicultura para que façam o recadastramento de suas unidades consumidoras junto à Celesc para manter o benefício. O recadastramento é uma determinação da......

Voltar para (Blog)