Postado em 25 de Março de 2022 às 17h14

Como administrar as finanças do negócio é tema de palestra do Sebrae/SC

         Organizar as finanças, planejar o futuro, saber quanto de dinheiro entra na empresa ou quanto deve ser guardado para uma emergência. Essas foram algumas das dicas valiosas repassadas na palestra “A indispensável inteligência financeira para empreendedoras”, ministrada pela contadora e consultora financeira empresarial, especialista nas áreas de finanças, contábil e de recursos humanos, Janine Torresini.
Realizada pelo Sebrae/SC, a palestra ocorreu nesta semana, de forma online. Participantes de diferentes cidades da região, como Novo Horizonte, Itá, Tigrinhos e Chapecó puderam aprender e posteriormente aplicar no dia a dia as orientações repassadas pela especialista. São dicas que parecem simples e muitas vezes óbvias, mas que nem sempre não utilizadas por quem tem empresa.
De acordo com a analista de negócios do Sebrae/SC, Marieli Aline Musskof, saber administrar as finanças no dia a dia do negócio pode levar tempo, mas é essencial para o equilíbrio e o sucesso nessa área. “Administrar o dinheiro nem sempre é uma tarefa fácil, mas com planejamento e organização é possível”, afirmou.
            Janine listou alguns pontos importantes para manter as finanças em ordem. O primeiro deles é a organização. O empreendedor deve saber qual o lucro do seu negócio e ele não precisa ser um expert no assunto e nem investir em programas pagos para fazer isso, pode imprimir tudo e guardar em uma pasta, por exemplo. “A gente tem que começar realmente a falar de finanças de forma organizada e, para chegar nesse ponto, é preciso, de fato, organizar o físico, os papéis, as contas, os boletos”, salientou.
Você precisa calcular o preço do produto? Para isso é preciso ter acesso às notas dos fornecedores, às guias que são pagas todos os meses. “O empresário não pode ‘achar’, ele precisa saber e ter o controle do que pagou e o que não pagou”, afirmou Janine.
Depois da organização, outro ponto citado pela especialista é o planejamento, aquilo que você tem que pagar. Essas informações, assim como o que você já pagou, deve estar em uma outra planilha. “Esse planejamento do futuro é necessário, pois eu preciso ter metas do meu negócio, preciso saber quanto será o faturamento”. Janine lembrou ainda que o planejamento pode ser feito de forma manual, mas precisa ser feito. É preciso ter disciplina com as finanças e isso só acontece se fizer todos os dias. “Esse tempo de cuidar do seu negócio está diretamente relacionado ao lucro final”, reforçou a especialista.
Janine lembrou que é essencial saber qual o fluxo de caixa, aquele dinheiro que entra todos os dias. É preciso ter um capital de giro também, aquele valor guardado para ser usado em situações de imprevisto. “Para quem for abrir uma empresa, é necessário calcular tudo que será utilizado para aquele negócio. Tudo precisa ser calculado”, finalizou.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite

Veja também

Solufrigo apresenta soluções em peças de reposição05/10/20 Há sete anos no mercado nacional e internacional, a Solufrigo Componentes Industriais tem como especialidade a usinagem de precisão. A empresa apresentará seus produtos na 13ª edição da Feira Internacional de......

Voltar para (Blog)