Postado em 27 de Abril de 2023 às 13h53

Cidade empreendedora: Galvão renova parceria com Sebrae/SC para dinamizar economia

O prefeito Admir Edi Dalla Cort destaca que essa parceria com o Sebrae/SC está voltada a acelerar os processos de desenvolvimento local (Arquivo/MB Comunicação).

Com a intenção de criar um ambiente local propício para gerar novos negócios e novas oportunidades para diversificar a economia, a Administração Municipal de Galvão, no oeste catarinense, aderiu ao ciclo 2023/2024 do Programa Cidade Empreendedora, realizado pelo Sebrae/SC. Essa iniciativa busca promover a transformação local a partir da implantação de políticas públicas de desenvolvimento, que são possíveis por meio de soluções estruturais que permitem uma base sólida e que resultam em uma gestão empreendedora.
O prefeito Admir Edi Dalla Cort destaca que há quatro anos essa parceria com o Sebrae/SC para realização do Cidade Empreendedora está voltada a acelerar os processos de desenvolvimento local. “Sabemos que as sementes plantadas já começaram a dar resultado. Um exemplo é o que foi alcançado com a implantação e adequação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de produtos de origem animal e bebidas. Mas, esperamos avançar ainda mais no fomento ao empreendedorismo”, antecipa.
“É sempre muito positivo poder avançar nas parcerias com os Municípios catarinenses. Galvão, por exemplo, pelo Cidade Empreendedora optou em priorizar algumas áreas de desenvolvimento, como turismo, agronegócio e inovação, que vão além dos eixos estruturais do programa que são gestão municipal, sala do empreendedor, compras públicas, desburocratização e educação empreendedora. Todas essas ações interligadas contribuirão na melhoria do ambiente de negócios e no desenvolvimento territorial”, explica o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl.
NOVO CICLO
O secretário municipal de Administração e Gestão, Leonidio Levinski, antecipa que entre as ações previstas para os próximos dois anos está a realização de um festival gastronômico do mel. “Essa foi uma solicitação do Poder Público para incentivar o aumento do consumo, diversificar os produtos à base de mel, mostrar o potencial dessa cadeia produtiva para a região, além de promover a geração de negócios para os empreendimentos gastronômicos do município, qualificar o setor e fortalecer a imagem do destino turístico”, comenta.
Atualmente, o município tem 20 apicultores, que produzem em média 11.800 quilos/ano. Para a realização do festival serão mobilizados empreendimentos do município, agricultores, apicultores e artesãos para que forneçam produtos à base de mel ou itens relacionados à cadeia produtiva. Levinski ressalta que em parceria com o Sebrae/SC, por meio das Consultorias de Inovação e Tecnologia (Sebraetec), foi possível aumentar a produtividade consideravelmente nos últimos anos. Essa parceria também viabilizou o aprimoramento na vitivinicultura (produção de uva e vinho) e na bovinocultura leiteira.
Como incentivo para o desenvolvimento de uma nova atividade econômica a Administração Municipal também investirá no turismo, com a elaboração do Plano Municipal (que orienta a formulação e execução das políticas de turismo no município, além de torná-lo apto a pleitear sua inclusão em programas de desenvolvimento turístico e de acesso a recursos do Governo Federal) e consultorias sobre inovação para varejo, turismo e gastronomia. “Hoje Galvão tem como principal atividade econômica a agrícola, mas tem outras potencialidades para investir, nas quais os visitantes poderão vivenciar diariamente os atrativos turísticos, seja no turismo rural, religioso ou de aventura, por exemplo”, destaca o secretário.  
Para o agronegócio local, que possui atividades consolidadas, a intenção do Poder Público é criar novas oportunidades a partir da industrialização dos produtos. Entre as soluções contratadas está o Negócio Certo Rural (NCR), que tem como propósito criar as condições necessárias para que os participantes desenvolvam suas competências para elaboração de um plano de negócio, promoção da melhoria da propriedade rural e mudanças de comportamento na gestão da empresa.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site 

Veja também

Suzin avalia conquistas da OCESC nos últimos quatro anos31/07/20 O mandato 2016/2020 recém-encerrado do Conselho de Administração da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC), presidido por Luiz Vicente Suzin, foi marcado por conquistas nas áreas patrimonial,......

Voltar para (Blog)