Postado em 23 de Maio de 2023 às 13h44

CDL Jovem de Chapecó presente na homenagem ao DLI feita pelo Congresso Nacional

Diego Mroninski (coordenador CDL Jovem Florianópolis), Mara Nolasco (vice-coordenadora CDL Jovem Chapecó), Joice Maria (vice-presidente CDL Joinville) e Marcos Brinhosa (coordenador CDL Jovem de SC).

A vice-coordenadora da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Chapecó (CDL Jovem), Mara Nolasco, esteve entre os catarinenses que acompanharam a homenagem ao Dia Livre de Impostos (DLI), feita pelo Congresso Nacional, em sessão solene na última segunda-feira (22). A solenidade foi presidida pelo presidente da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços (FCS), o senador Efraim Filho.
Mara esteve acompanhada pelo coordenador da CDL da Jovem de Florianópolis, Diego Mroninski; pela vice-presidente CDL de Joinville, Joice Maria, e pelo coordenador CDL Jovem de SC Marcos Brinhosa.
“Participar da sessão solene em Brasília foi uma oportunidade incrível. Todo o evento contou com muitos discursos importantes em relação à carga tributária, reforma e defesa do empreendedorismo no país. E nós da CDL Jovem de todo Brasil manifestamos a nossa luta diária   por um sistema tributário mais justo e favorável aos negócios”, frisou Mara.
O presidente da CNDL, José César da Costa, ressaltou em discurso a importância do DLI para a conscientização da população e do poder público a respeito da urgência da reformulação do sistema tributário brasileiro.
“A realização da sessão solene no Congresso Nacional destacou a importância e a força do DLI. É momento de mostrar para a população como os tributos são abusivos. A Reforma Tributária se tornou urgente e fundamental para a manutenção das empresas do país, para a geração de empregos e para o desenvolvimento econômico”, disse Costa.
Para o coordenador nacional da CDL Jovem, Raphael Paganini, o DLI é antes de tudo uma ação nacional didática de cidadania. “É um dia onde lojas e consumidores se unem em uma mobilização nacional contra a alta carga tributária, o excesso de burocracia e a complexidade fiscal do Brasil, que atrapalham o crescimento econômico e o ambiente para negócios. Contar com o apoio do Congresso Nacional dá ainda mais força para o Dia Livre de Impostos”, detalha Paganini.
DLI CHAPECÓ
O DLI acontece nesta quinta-feira, 25 de maio, em todo o Brasile, em Chapecó, é organizado pela CDL Jovem com apoio da CDL.  O objetivo émanifestar a insatisfação com a tributação abusiva que limita o poder de consumo e impede o crescimento econômico.
Diversas empresas estão engajadas no movimento e, ao longo do dia, receberão a visita dos membros da CDL Jovem, que acompanharão as atividades juntamente com o mascote Impostossauro – vilão que devora de maneira agressiva o dinheiro do povo. Aderiram à programação supermercados, farmácias e lojas de diversos segmentos como vestuário, calçados, material de construção, ferramentas, entre outras empresas, que comercializarão seus produtos com descontos, assumindo a parcela que corresponde à tributação.
O coordenador do DLI da CDL Jovem Chapecó, Eduardo Winkelmann, explica que o projeto busca promover conhecimento e conscientização dos cidadãos sobre o injusto sistema tributário que onera os produtos e serviços que consomem. “Nosso objetivo é refletir sobre a efetividade das contrapartidas, pois infelizmente o Brasil apresenta o pior desempenho em retorno de serviços públicos à população se comparado aos países com as maiores cargas tributárias sobre o PIB. Para isso, contamos com o engajamento das empresas e a participação da população para continuarmos fazendo deste dia um marco de protesto e conscientização”.
No ano passado, o Dia Livre de Impostos contou com engajamento expressivo na esfera nacional: foram mais de 40 mil lojistas cadastrados, 25 shoppings participantes, mais de 22 mil cadastros no abaixo-assinado e R$ 17,3 milhões em mídia espontânea. 
 
 

Mara Nolasco (vice-coordenadora CDL Jovem Chapecó), Diego Mroninski (coordenador CDL Jovem Florianópolis), Marcos Brinhosa (coordenador CDL Jovem de SC) e Joice Maria (vice-presidente CDL Joinville).

Comitiva catarinense com o presidente do Sistema CNDL, José César, e o presidente da CDL Jovem Nacional Raphael Paganini. (Fotos Divulgação)

Veja também

INTERLEITE SUL 2019: Sul do Brasil já adota ordenha robotizada29/04/19 A tecnologia está cada vez mais avançada e mais presente na cadeia produtiva do leite. Uma das expressões mais eloquentes é a ordenha robotizada, que vem sendo empregada no Brasil. Essa matéria será debatida na......

Voltar para (Blog)