Postado em 04 de Junho às 16h12

Unimed Chapecó promove treinamento sobre “Distúrbios Hipertensivos na Gestação”

“Distúrbios Hipertensivos na Gestação” foi o foco do treinamento realizado no último fim de semana com a participação de médicos, enfermeiros e trainees do Pronto Atendimento e da maternidade do Hospital Unimed Chapecó. A iniciativa faz parte do projeto de Educação Continuada da Obstetrícia da instituição hospitalar que aborda um tema diferenciado por mês com o objetivo de capacitar as equipes para que atuem de forma alinhada e eficaz.
A médica ginecologista e obstetra, cooperada da Unimed Chapecó, Dra. Simone Batisti Giroldi, reforçou que o curso foi essencial para preparar as equipes para o atendimento de excelência às gestantes que chegam ao Pronto Socorro hipertensas. “É fundamental que os profissionais envolvidos saibam manejar a paciente de maneira adequada, visando encaminhá-la ao Centro Obstétrico e obter um desfecho positivo”. 
Segundo a médica, casos desta natureza são frequentes e, muitas vezes, podem ter um final negativo. “O desfecho positivo para mãe e bebê é fundamental, pois a maioria dessas intercorrências pode levar à prematuridade. O objetivo é um bom atendimento para salvar os dois, já que a hipertensão é a principal causa de morte materna no Brasil”.
Dra. Simone lembrou, ainda, que no dia 28 de maio foi comemorado o Dia Nacional de Combate às Doenças Maternas. “Aliado à preparação dos profissionais para o atendimento, é fundamental que as gestantes estejam cientes de um pré-natal adequado porque várias patologias são diagnosticadas durante esse período e é possível tratar”, observou.
Os temas abordados estiveram relacionados ao diagnóstico diferencial entre pré-eclâmpsia e hipertensão arterial sistêmica crônica, fatores de risco para pré-eclâmpsia, conduta e terapia anti-hipertensiva na pré-eclâmpsia, hipertensão arterial aguda, prevenção, entre outros.

Veja também

FIESC promove oficina para elaboração de projetos sociais15/07 Um dia destinado para aprender na prática como estruturar uma ideia e transformá-la em um projeto lógico e consistente. Esse é o objetivo da oficina “Elaboração de projetos sociais”, promovida pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), por meio do projeto Fundo Social. O evento será em Chapecó, nesta......
SEBRAE/SC nos 30 anos da ACIS22/04 A Associação Empresarial de Seara promove entre os dias 23 e 27 de abril o I Fórum Empresarial em comemoração aos 30 anos da entidade. O evento tem parceria do SEBRAE/SC, Sicoob Crediauc, Hospital São Camilo de Seara,......

Voltar para (Blog)