Postado em 27 de Outubro de 2022 às 17h13

Benefícios da Sala do Empreendedor são apresentados à empresários de Pinhalzinho

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Galiazzi, realizou visitas em empresas e agroindústrias

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Com foco na desburocratização dos processos de abertura, regularização e baixa de empresas, a Sala do Empreendedor atua com serviços aos Microempreendedores Individuais (MEI), mas também a todas as empresas do município inclusive as agroindústrias. Para divulgar as ações realizadas em Pinhalzinho, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Galiazzi, está visitando as empresas da cidade. A Sala do Empreendedor é uma das soluções do Programa Cidade Empreendedora, por meio de parceria entre a Prefeitura e o Sebrae.
Em dois meses, foram visitadas cerca de 150 empresas. Galiazzi conversou com os empresários para estreitar relações entre o setor produtivo e a Administração Municipal, e conhecer de perto as demandas. “Uma das dores mais frequentes dos empresários é a falta de mão de obra disponível para trabalhar”, observa. Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico, as visitas também se estenderam às agroindústrias. “Identificamos muito potencial de crescimento e expansão destas agroindústrias”, comenta.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, cita as atribuições da Sala do Empreendedor e a sua contribuição aos municípios em que está inserida. A Sala do Empreendedor oferece consultorias e capacitações voltadas à gestão, finanças e marketing.
“O foco principal é centralizar os órgãos de fiscalização com orientações sobre alvarás de funcionamento, vigilância sanitária entre outros. Além disso, instrui os microempreendedores individuais sobre a validação do MEI, declaração anual e regularização de débitos”.
Ações
De acordo com Clédia Thome, atendente da sala e Agente de Desenvolvimento de Pinhalzinho, uma das ações de sucesso realizadas por meio da Sala do Empreendedor, em parceria com a Cooperativa Itaipu, foi o Empretec Rural. A primeira turma foi formada de 03 a 08 de outubro, com 21 participantes.
“O Empretec é uma imersão completa, interativa e prática, conduzida por facilitadores do Sebrae, muito capacitados. Um programa que potencializa a visão empreendedora nas propriedades, aumentando as chances de sobreviver e crescer na agricultura. Muitas foram as propostas e orientações para mudança”, salienta o Secretário.
Para o prefeito de Pinhalzinho, Mario Afonso Woitexen, estas oportunidades que foram disponibilizadas aos empreendedores rurais do município fazem o Programa Cidade Empreendedora valer a pena. “Pinhalzinho tem um potencial incrível de empreender. Prova disso é a diversidade de atividades desempenhadas pelas nossas empresas”.
Segundo o Agente de Desenvolvimento, Diam Carlos da Silva, “o Empretec Rural com toda certeza fará nossos empreendedores rurais enxergarem suas propriedades com outros olhos, pensando para o futuro, calculando riscos, estabelecendo melhores metas, fazendo assim com que se desenvolvam pessoalmente e profissionalmente, lhes dando mais oportunidades e iniciativas”.
A Sala do Empreendedor de Pinhalzinho tem atendimento aberto ao público no prédio administrativo da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia. “Disponibilizamos atendimento especializado ao Meis e a todas as empresas de nosso município”, finaliza.
 
            Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite
 
 

 

Veja também

Sistema FAESC/SENAR estrutura Cadecs em Santa Catarina07/10/20 Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração terão assessoria técnica e jurídica gratuita para fortalecer produtores rurais integrados nas cadeias da avicultura, suinocultura e fumicultura no Estado ...

Voltar para (Blog)