Postado em 09 de Outubro de 2019 às 17h12

Atividade física regular favorece uma postura correta

O levantamento ou o carregamento de peso excessivo, condições inadequadas para executar o trabalho cotidiano e a manutenção de posturas incorretas por muito tempo resultam nas desconfortáveis dores, principalmente da região lombar. O incômodo ocorre pela má postura da pessoa e pela tensão nos músculos e nos ligamentos que sustentam a coluna.
“O primeiro indicativo é o mal-estar que se não tratado adequadamente pode se transformar em uma deformidade irreversível. Em casos crônicos os pacientes têm redução da qualidade de vida, limitação de sua capacidade de trabalho e também para realizar atividades do cotidiano”, alerta o médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann ao relatar que medidas simples favorecem uma postura correta, como a prática regular de atividade física.
Como prevenção, Reichmann orienta corrigir a própria postura nas atividades diárias domésticas ou profissionais de maneira que a coluna permaneça ereta. Alguns exercícios como caminhada, ioga, alongamento muscular, hidroterapia e reeducação postural auxiliam na correção da postura. Também é recomendado a redução de esportes de alto impacto e a adequação da dieta alimentar para evitar a obesidade e, consequentemente, a sobrecarga da coluna.
Os profissionais que realizam atividades repetitivas que requerem esforço constante precisam ter zelo redobrado com a postura, pois esses fatores desencadeiam a Lesão por Esforço Repetitivo (LER). Essa síndrome é constituída por um grupo de doenças, como tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho, síndrome do desfiladeiro torácico, síndrome do pronador redondo e mialgias. “As empresas estão atentas sobre a importância da ergometria correta para prevenir as doenças posturais dos trabalhadores, bem como para evitar afastamentos ou trocas de funcionários por lesões repetitivas”, complementa Reichmann.

Veja também

Voltar para (Blog)