Postado em 15 de Dezembro de 2022 às 14h42

Alunos do Curso Técnico em Agronegócio do Polo de Lages participam do último cronograma do ano

Alunos do Curso Técnico em Agronegócio do Polo de Joaçaba, durante uma das visitas técnicas realizadas recentemente.

As últimas visitas técnicas dos alunos do curso Técnico em Agronegócio da Rede e-Tec (Polo de Lages) ocorreram recentemente em duas propriedades rurais da serra catarinense. A formação é promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria do Sindicato Rural de Lages.
A programação incluiu uma visita na Chácara da Chapada, propriedade rural de João Gomes, onde a turma conheceu como funciona a produção na Bovinocultura de corte. A propriedade trabalha com o sistema de recria e engorda de novilhos precoces e conta com as seguintes tecnologias e inovações: portão eletrônico e câmeras de segurança, internet fibra ótica, energia elétrica, painéis de energia solar, cerca elétrica, sistema de distribuição de água nos piquetes, balança digital para pesagem dos animais, retroescavadeira, trator, plantadeira, pulverizador, roçadeira e outros equipamentos. Também possui sistema de irrigação (em processo de instalação), quadriciclos, suplementação mineral (contendo aditivos como a monensina), além de uma série de outras tecnologias de produtos e processos.
Ao avaliar os conhecimentos obtidos com a iniciativa, a aluna Amanda de Lourdes Frescki relata que o melhoramento genético dos animais também não deixa de ser uma tecnologia, bem como as pastagens utilizadas, incluindo o campo nativo melhorado. “Para gestão e manejo o produtor utiliza régua específica (régua de manejo das pastagens) e software para gestão de dados (relacionado também à rastreabilidade), entre outras técnicas inovadoras”, conta a estudante. 
Outra propriedade visitada pelo grupo foi a do produtor rural Ricardo Beckhauser, que atua com foco na bovinocultura de leite, com animais da raça holandesa. Lá, foram demonstradas as inovações e tecnologias utilizadas para garantir a melhor gestão e uma excelente produtividade. Entre as tecnologias observadas estiveram o resfriador de leite, sala de ordenha equipada com ordenhadeira e medidores de leite, internet, sistema para gestão dos dados referentes aos animais e a produção (Esteio), além de um sistema de irrigação automatizado.
As pastagens usadas (como tifton, azevém, festuca e trevos) também se encaixam como itens relacionados às tecnologias. Também é realizada a inseminação artificial, cultivo de milho para silagem, que posteriormente é utilizada na alimentação das vacas produtoras de leite, além de ultrassonografia para diagnóstico de gestação, energia elétrica, placas de energia solar, entre outras.
 
CURSOS TÉCNICOS COM INSCRIÇÕES ABERTAS
O Senar/SC está com processo seletivo aberto para quatro cursos da Rede e-TEC Brasil em oito polos catarinenses. Os interessados em se candidatar precisam ter concluído o ensino médio e podem se inscrever até o dia 19 de janeiro de 2023 pelo site etec.senar.org.br.
As vagas prioritárias são destinadas aos produtores rurais e seus familiares, além de colaboradores do meio rural. Os cursos com processo seletivo aberto em Santa Catarina são os seguintes: Técnico em Agronegócio nos polos de São Miguel do Oeste e São José; Zootecnia nos polos deRio do Sul, Campos Novos, Braço do Norte e Campo Alegre; Fruticultura no polo de Fraiburgo e Florestas – o mais novo do Senar que abrirá no polo de Lages.
As formações, gratuitas e semipresenciais, têm duração de quatro a cinco semestres e são voltadas para pessoas do meio rural que desejam ampliar as oportunidades de atuação no setor agropecuário. O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, ressalta que a iniciativa vem contribuindo significativamente para a profissionalização nas propriedades, empresas e cooperativas do agro e, por isso, a entidade está investindo ainda mais na formação, tanto que um dos cursos – o de Florestas – é novo no Estado.
A coordenadora regional dos cursos técnicos do Senar/SC, Kátia Zanela, explica que para se candidatar a uma das vagas, os interessados precisam ter concluído o ensino médio e, no momento da inscrição, devem escolher um dos polos de apoio presencial do Estado. Os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação com emissão de diploma válido em todo território nacional.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, frisa que com essas formações o Senar/SC auxilia na mudança de atitude dos produtores e trabalhadores rurais que não medem esforços para promover inovações nas suas propriedades ou empresas. “As atividades do campo evoluem a cada dia. Novas tecnologias, processos e métodos de gestão estão à disposição dos empresários rurais que precisam estar atentos às mudanças. Nós, enquanto entidade que visa promover o desenvolvimento do meio rural, acreditamos que a formação profissional é uma das estratégias primordiais para o setor avançar cada vez mais”.
Para efetivar a inscrição, os candidatos devem ler o edital e visualizar a lista de polos: http://etec.senar.org.br/ .
 

Alunos avaliaram de forma positiva as visitas realizadas ao longo de 2022.

Visitas técnicas oportunizaram conhecimentos sobre as inovações implementadas no dia a dia das propriedades.

Veja também

Dores musculares são aliviadas com tratamento por ondas de choque08/05/19 Aplicado com um moderno aparelho que emite ondas de choque acústicas que se propagam pelo tecido até a região dolorida, o tratamento por ondas de choque é um método terapêutico alternativo que apresenta importantes resultados em pacientes com problemas músculo/esqueléticos. Entre as enfermidades tratadas estão as tendinites que não melhoram com os......

Voltar para (Blog)