Postado em 05 de Janeiro de 2023 às 15h17

Agente Local de Inovação Empresa I3 Engenharia melhora gestão de tempo e precificação após contribuição do Sebrae/SC

Fundada em 2019, a I3 Engenharia nasceu voltada para atender a demanda de projetos elétricos de engenharia e consultoria. Atualmente a empresa faz parte do Grupo ISO e conta com três sócios. A trajetória iniciou ainda em 2016 quando Felipe Bortoli Boscato e Junior Ditadi ainda cursavam Engenharia Elétrica e eram colegas de faculdade. Ambos entraram como estagiários na empresa Isolar Energy – que hoje também faz parte do Grupo ISO, fundado pelo empresário Rhivaylton Cordeiro.
“A demanda pelo serviço de engenharia era muito grande e identificamos muitas oportunidades de negócio. Com isso, resolvemos abrir a I3 Engenharia e prestar serviço ao mercado. O primeiro cliente foi a Isolar Energy, maior empresa da região em projetos fotovoltaicos, na qual havíamos estagiado”, explica Boscato.
A empresa conta com mais de 500 clientes atendidos, mais de 900 projetos desenvolvidos e mais de 100 projetos homologados. Localizada em Chapecó, a I3 Engenharia oferece projeto de geração de energia, elétricos, de entrada de energia, de subestações e de aterramento e SPDA, além de homologação de projetos, estudo de eficiência, laudos, estudo de fluxo de potência, de curto circuito e seletividade e ativação de geradores fotovoltaicos conforme a NBR 16274.
Em 2022 a empresa contou com acompanhamento do programa ALI (Agente Local de Inovação), realizado pelo Sebrae/SC e tiveram grandes avanços na gestão da empresa. “Conhecemos o ALI através da Isolar Energy, que fazia o PGA (Programa de Gestão Avançada). Como estamos no mesmo prédio, recebemos o convite para participar do ALI. Após alguns meses, fomos surpreendidos com a notícia de que fomos escolhidos para participar”, conta o sócio proprietário.
ACOMPANHAMENTO QUALIFICADO
O trabalho foi desenvolvido pelo ALI Silvonir Junior de Quadros e durou cinco meses. De acordo com o agente local, a empresa tinha dificuldades com os orçamentos. A I3 Engenharia não seguia um padrão e apresentava uma diversidade de cenários, o que impactava em horas excedentes de trabalho.
“A precificação não ficava correta. Com isso, implantamos uma planilha de controle das obras e os gestores conseguem verificar a demanda de trabalho de cada uma. Um controle paralelo ajudou a acompanhar os projetos em andamento, os finalizados e os que tiveram o acordo comercial fechado, mas ainda não iniciaram a execução. Eles conseguiram estabelecer um ponto de equilíbrio de quanto precisam faturar para chegar a meta. Também aplicamos o uso do fluxo de caixa no dia a dia”, explica.
Boscato cita que com o apoio do ALI foi criada a planilha na qual todos os colaboradores devem lançar diariamente em qual projeto está e quantas horas trabalhou. “No fim, sabemos quanto tempo levou para realizar o serviço e, com isso, estruturamos três níveis de projetos: o fácil, o médio e o difícil, para ajudar a precificar futuros orçamentos”, destaca.
            Ao fim dos atendimentos do ALI, a empresa alcançou maior organização, melhores precificações de orçamentos com valores mais justos para o cliente e, consequentemente, incremento no faturamento.
“O ALI nos trouxe uma opinião externa, de um profissional qualificado, que identificou esses problemas na empresa e ajudou a sugerir mudanças e melhorias. É um serviço de qualidade, com profissionais extremamente preparados e que agregaram à nossa empresa. Além de recebermos o treinamento do ALI sem custo algum, o Sebrae/SC traz para o mercado ótimos serviços e não é à toa que se tornou referência no segmento”, salienta o empresário.
INOVAÇÃO
Segundo o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, a atuação dos Agentes Locais de Inovação tem como intuito promover a inovação para reduzir os custos ou aumentar o faturamento das microempresas e empresas de pequeno porte, a partir da instrumentalização e experimentação de ferramentas ágeis e do compartilhamento de experiências entre os empresários. “Os agentes locais são facilitadores da implantação da inovação nos pequenos negócios selecionados e acompanhados por ciclos com duração de cinco meses”.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.  

Veja também

Municípios do oeste de SC integram novo Mapa do Turismo Brasileiro07/04/22          Quatorze municípios do grande oeste catarinense passaram a integrar o novo Mapa do Turismo Brasileiro. Esse instrumento reúne cidades que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do País. O objetivo......
Senar/SC oferece mais de 50 cursos gratuitos no Vale do Itajaí em novembro25/10/22 Mais de 50 cursos gratuitos serão oferecidos para o público rural no Vale do Itajaí em novembro. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à......

Voltar para (Blog)