Postado em 28 de Março de 2023 às 15h23

ACIC avalia ações e renova o Conselho Deliberativo

Em reunião do Conselho Deliberativo, nesta semana, foram destacadas iniciativas da entidade em prol do desenvolvimento do município e do crescimento das empresas

Conselheiros participaram da reunião.

A apresentação do relatório de atividades, a aprovação das contas de 2022, a eleição e a posse de membros do Conselho Deliberativo constituíram pauta de assembleia geral anual da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e de reunião do Conselho Deliberativo da entidade nesta semana.
O diretor financeiro Carlos Martinelli apresentou um breve relatório de atividades e a prestação de contas. A ACIC fechou o ano de 2022 com mais de 1450 associados, possui 13 núcleos empresariais, com 371 empresas e 472 nucleados. Somente os núcleos realizaram 151 reuniões e 76 ações no último ano. Martinelli também falou da Mercoagro, que após cinco adiamentos devido a pandemia e a construção do novo pavilhão no Parque de Exposições Tancredo Neves, será realizada no período de 12 a 15 de setembro próximo.
Além de capacitação, soluções para as empresas e outras ações para os associados, a ACIC se envolve em diversos assuntos e busca melhorias em áreas que afetam toda a comunidade e, consequentemente, os negócios. O presidente Lenoir Broch explanou sobre alguns aspectos.
Entre eles, citou recente viagem à Brasília, onde, junto com representantes da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), visitou senadores, deputados e ministérios. A importância da implantação do ramal da Ferroeste entre Cascavel e Chapecó foi a principal pauta. “O processo está andando e pelas informações que tivemos o leilão deve acontecer nos moldes que foi projetado. Essa é a nossa expectativa”, relatou Broch. Porém, o leilão deve ocorrer somente em 2024, devido a procedimentos ambientais que ainda precisam ser encaminhados pela Ferroeste junto ao Ibama. De acordo com Broch, a ferrovia é uma questão que precisa ser abordada com persistência para que ao longo dos anos possa obter êxito. “A obra será um grande benefício para alavancar empreendimentos em toda a região devido à redução dos custos de transportes de todo o tipo de insumo”, enfatizou.
A venda de produtos catarinenses para o mercado europeu foi outra pauta na capital federal. Broch salientou que também foi abordada a possibilidade de uma missão europeia para a Mercoagro 2023, para que os importadores conheçam os produtos do Oeste. “Na Mercoagro também discutiremos a questão da infraestrutura, que envolve a ferrovia, no Simpósio para a Integração Logística do Agronegócio que acontecerá durante a feira”, expôs. Outras questões são a reforma tributária e a duplicação ou construção de terceira faixa na BR-282.
A presidente do Conselho Deliberativo, Luciana Balbinott Paludo, destacou a importância da atuação dos conselheiros. “Todos temos nossos compromissos nas empresas e na vida pessoal e tiramos o tempo para estarmos aqui. É uma maneira de colaborarmos para que o município avance e para que as empresas também andem cada vez melhor. A participação dos conselheiros oportuniza aprendizado e é importante para termos uma ACIC mais forte e representativa. Gostaríamos de colaboração na reivindicação de demandas e sugestões para melhorarmos nossa atuação, fortalecendo as empresas e a economia de Chapecó”, sublinhou.
NOVOS CONSELHEIROS
Conforme prevê o estatuto da entidade, foram eleitos 11 novos membros do Conselho Deliberativo para o mandato até março de 2026. Um terço da composição do Conselho, que possui 33 membros, é renovado anualmente. Dentro desse processo estatutário, foram empossados oito titulares e três suplentes. São eles: André Thiago Blanger (Distribuidora de Bebidas ACB Ltda), Gustavo Gisi (Eston Hotel Ltda), João Carlos Hahn (Soldas Planalto Comércio e Representações),  Leticia Moura (Moura Comércio de Alimentos), Márcio Vaccaro (Vacarro Participações S/A), Patrícia Costella (Transportes Marvel Ltda), Simone Verginia Lorenzet (Centro Educação CEIB Ltda), Taise Perondi (Portal Dourado Engenharia Ltda), Evandro Tolotti (Mecânica Irmãos Tolotti Ltda), Fabio Araldi (Automazoom Soluções Industriais Ltda) e Gilmar Machado (Posto Gaúcho Ltda). 
O Conselho Deliberativo tem como papel acompanhar, avaliar, auditar e deliberar sobre as ações da Diretoria Executiva, como órgão decisório e fiscalizador. É composto por 24 membros titulares e 9 suplentes, representantes legais das empresas associadas, por elas indicadas, e profissionais liberais, eleitos e empossados pela Assembleia Geral, com mandato de três anos.

 

Reunião foi realizada nesta semana.

Conforme prevê o estatuto da entidade, foram eleitos 11 novos membros do Conselho Deliberativo.

Veja também

Voltar para (Blog)