Postado em 17 de Fevereiro de 2020 às 17h11

A partir desta terça-feira, em Concórdia: Sebrae/SC apresenta resultados de projetos no Tecnoeste 2020

Os resultados do projeto “Encadeamento Produtivo Cooperativa Aurora Alimentos: suínos, aves e leite” e do Programa de Consultoria Tecnológica do Sebrae (SebraeTec) nas áreas de erva-mate e vitivinicultura são as atrações do Espaço Sebrae/SC no Tecnoeste 2020, que inicia nesta terça-feira (18) e prossegue até quinta-feira (20), em Concórdia. O evento, organizado pela Copérdia e pelo Instituto Federal Catarinense – campus Concórdia (IFC), tem como tema “Gestão, Qualidade de Vida e Sucessão na Propriedade Rural”.
Conforme o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Enio Albérto Parmeggiani, o intuito é transmitir conhecimentos aos empresários rurais, apresentar novas técnicas para o processo produtivo seja no aumento da produtividade ou na redução de custos. “A atuação da entidade está voltada ao estímulo do empreendedorismo e no desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios”, destaca ao complementar que o Sebrae/SC também conta com um consultor à disposição para atender o público.
Um exemplo são os resultados dos trabalhos de consultoria tecnológica no segmento da erva-mate. No município de Concórdia foram atendidos 122 produtores no período de 2015 a 2019, o que resultou no aumento da média de colheita de 4,8 tonelas/ano para 6,7 tonelas/ano. O trabalho consistiu no diagnóstico da propriedade, na recuperação do solo (a partir de análises oficiais), na recuperação da planta (poda, desbaste, renova e rebaixamento), na condução da colheita e na inserção de boas práticas de colheita.
Outro destaque, mas da vitinicultura, é o espumante champenoise, produzido em Xanxerê e o primeiro do oeste catarinense. De acordo com o consultor credenciado ao Sebrae/SC Fábio Ricardo Ecco os estudos para elaboração da bebida iniciaram em 2017. “Esse é um trabalho de longo prazo, com estruturação física e de equipamentos das empresas e treinamento dos funcionários. A avaliação até o momento é positiva, pela crescente produção e avanço da logística”, analisa Ecco. 

Veja também

Programação cultural gaúcha marca encontro especial no Fort Atacadista20/09/22   Um encontro marcado por churrasco de qualidade, música boa, dança tradicionalista, chopp gelado e – para quem aprecia um bom mate – pelo tradicional chimarrão, além de muita animação. Assim foi......

Voltar para (Blog)