Postado em 15 de Julho de 2022 às 16h24

A importância da gestão para o crescimento das empresas

Professor, mentor e empresário Thiago Dotta palestrou em evento, nesta semana, promovido pelo Núcleo de Automecânicas da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) 

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
 
            Você já parou para pensar o que aconteceria em um time de futebol se o técnico saísse do seu cargo estratégico e entrasse em campo para jogar, deixando seu lugar sem um substituto? Em muitas empresas é isso que acontece com o gestor ou empresário: em vez de gerenciar, ele atua na parte técnica. Com essa comparação, o especialista em transmissões automáticas do Brasil, professor, mentor e empresário Thiago Dotta explicou a importância da gestão em oficinas mecânicas.
            Dotta proferiu a palestra “De mecânico à empresário – gestão de empresas e oficinas”, nesta semana. O evento foi promovido pelo Núcleo de Automecânicas da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e contou com participação de aproximadamente 200 pessoas.
            De acordo com Dotta, é comum os empresários da área atuarem mais na parte operacional e, com isso, não darem a devida atenção às questões estratégicas, de planejamento e de gestão. “Na palestra trabalhamos a mentalidade para gestão e empreendedorismo. Nesse setor, é natural que se desenvolva o operacional, por isso precisamos trabalhar a parte de gestão. O gestor necessita desenvolver a habilidade além da técnica, tem que saber distribuir o time em campo de acordo com as competências de cada um, como se fosse um técnico de futebol. É muito difícil ter uma oficina com cinco mecânicos iguais, normalmente cada um desenvolve uma habilidade diferente e saber como posicionar o time em campo é muito importante”.
            Além disso, se manter atualizado no mercado, com tecnologias e inovações, é fundamental. Dotta frisou que as exigências dos clientes aumentam constantemente e eles vão para a oficina tendo já pesquisado na internet sobre os possíveis problemas do veículo. “Existem grupos para trocar informações e isso é um desafio para o mecânico. O cliente quer ter confiança para deixar o carro dele. Por isso, é essencial manter uma rotina de estudos”.
            Dotta expôs, ainda, que apesar de ser fundamental, a parte técnica equivale a 30% do sucesso de uma oficina mecânica, os outros 70% advêm do desenvolvimento tático e estratégico. “Buscamos clarificar isso para empresários que ainda estão muito voltados somente à parte técnica, não é tirar essa parte, mas colocar energia em outras áreas também”, realçou.
            Na visão do palestrante, para manter o desenvolvimento das empresas, é essencial ter gestão e inovação. Além disso, no caso de oficinas mecânicas, ter uma boa estrutura: a oficina limpa, organizada e bonita é importante para atrair e fidelizar clientes. O atendimento também é um diferencial. “Equivale a 80% da negociação e gera confiança”, acrescentou.
            O coordenador do Núcleo de Automecânicas, Evandro Tolotti, disse que o evento superou as expectativas, com participação de profissionais de toda a região Oeste catarinense, do Rio Grande do Sul e do Paraná. “O Thiago Dotta é uma referência na área, muitas pessoas o acompanham pelas redes sociais e trazê-lo para uma palestra foi importante para aprimorar conhecimentos, buscar desenvolvimento e fortalecer nossas empresas”, concluiu.

Veja também

Voltar para (Blog)