Postado em 12 de Setembro de 2019 às 17h31

“A decisão é uma porta que só abre por dentro”, diz Paulo de Souza

Fundador do Grupo Eko’7 explanou sua trajetória no Programa Almoço Empresarial da ACIC Chapecó

Vindo do interior do Rio Grande do Sul, de uma família pobre e repleto de sonhos, o presidente do Grupo Eko’7, Paulo de Souza, contrariou a lógica e desafiou o que para muitos parecia impossível: foi para a cidade, trabalhou, se dedicou, estudou e hoje mantém uma empresa que cresce mais de 40% ao ano. O empreendedor contou sua trajetória no Programa Almoço Empresarial da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), nesta quinta-feira (12). A iniciativa teve apoio institucional do Banco de Desenvolvimento Regional do Extremo Sul (BRDE), Certa Seguros, Fênix, Inviolável, Sicoob MaxiCrédito, Sicredi e Unimed.
Souza falou da infância difícil, quando até alimentação da família era escassa. Aos 18 anos, em 1981, resolveu procurar emprego na cidade. Começou a trabalhar em uma indústria de calçados em Teutônia, onde logo passou do almoxarifado para a gerência de produção. Nessa época, também fabricava, em casa, sapatilhas para aumentar sua renda.
Trabalhou na empresa até 1994, quando decidiu que queria vender colchões. Com o apoio do pai, iniciou o novo desafio, que no início não foi fácil. Souza ia de carona com o caminhão de leite até a cidade para vender os colchões e voltava a pé. Foram 14 anos de venda porta a porta, trabalhando duro, aperfeiçoando-se, até que em 2008 resolveu montar sua própria indústria.
A Eko’7 iniciou com dois funcionários e sete distribuidores. Atualmente, possui 190 colaboradores, 1.500 distribuições e fatura em uma hora o que faturava em um mês. De 2008 até 2019, a empresa teve crescimento de 42,93% ao ano. “O que eu queria fazer não daria certo com dinheiro, mas com trabalho e caráter. O que você conquista com o caráter e trabalho tem valor, o que o dinheiro compra não tem”, frisou Souza.
Para o empresário, além da dedicação e da vontade de crescer e fazer diferente, uma empresa não pode errar na gestão estratégica. Além de investir em tecnologia, equipamentos e estrutura, a Eko’7 investe nas pessoas, como por exemplo com a realização de convenções. “Investimos 8% do faturamento bruto em eventos porque vendas só acontecem se as pessoas estiverem motivadas”.
Localizado nas margens da BR-282, em Sede Figueira, em Chapecó, o complexo fabril da empresa ocupa uma área de 400 mil metros quadrados e é equipado com a mais alta tecnologia, que aumenta a qualidade final dos produtos. A marca está presente em 35 países e 98% de tudo o que é comercializado é fabricado na empresa. “Não tem nenhum fator limitador para mim hoje”, comentou Souza.
O Grupo Eko’7 Brasil possui, atualmente, sete marcas: Eko’7, Eko7 Química, Primer7 Hotelaria, Eko7 Têxtil, Eko7 Saúde, D’7 Agendamento Médico e Madressenza. Souza salientou a necessidade de acompanhar as tendências e inovar. “As coisas mudaram e mudarão mais. O mercado não espera”, enfatizou.
“Sempre digo que estamos só começando. Precisamos ter desafios em nossa vida, estudar, aprender coisas novas. É da natureza humana se acomodar e é a pior coisa que existe. A diferença na vida de cada um está na decisão que você vai tomar ou não na sua vida. E a decisão é uma porta que só abre por dentro, ninguém consegue fazer por você, nós somos totalmente responsáveis por aquilo que somos, por aquilo que nos tornamos e construímos. Não adianta terceirizar responsabilidades, quando entendemos isso paramos de culpar os outros”, finalizou Souza.
Almoço empresarial
O presidente da ACIC, Cidnei Barozzi, destacou que o Almoço Empresarial é uma maneira de compartilhar experiências e contribuir para o desenvolvimento dos negócios. “Cada apresentação das empresas é singular. O sucesso é resultado de muita dedicação e trabalho, mostrando que temos grandes empreendedores em Chapecó e que podem inspirar a todos”.
Neste ano, o evento iniciou com explanação do diretor da Eletro Service, Adilson Campos, do CEO da Renovigi Energia Solar, Alcione Belache, da diretora da JA Tecnologia em Equipamentos Industriais, Ivanete Matte, e encerrou nesta quinta-feira com o Grupo Eko’7.

Veja também

Voltar para (Blog)