Postado em 27 de Outubro de 2021 às 17h08

29 de outubro, Dia Mundial do AVC: segundos que fazem a diferença!

Entidades orientam população sobre prevenção da doença, como identificar os sinais e primeiros socorros 

    Você consegue identificar os sintomas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC)? Sabe o que fazer para socorrer um paciente nessa condição? Para alertar sobre os riscos da doença, esclarecer dúvidas e orientar a população chapecoense sobre os sintomas será realizado nesta sexta-feira (29), pedágio informativo a partir das 9 horas, na Avenida Getúlio Vargas (em frente ao Boticário), em Chapecó.
    A iniciativa é da Unimed Chapecó, do Hospital Regional do Oeste (HRO), do Instituto de Neurocirugia e Neurorradiologia (INNI), do Instituto de Patologia do Oeste, da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), da Compasso Fisioterapia e da Administração Municipal por meio da Secretaria de Saúde. A atividade marca o Dia Mundial do AVC – 29 de outubro.
    “Entregaremos folders, explicaremos os sintomas e os fatores de prevenção do AVC, que é a primeira causa de incapacidade no mundo e a segunda condição de morte. Reconhecer os sinais e procurar rapidamente as emergências farão diferença na vida do paciente porque o tratamento deve ser feito em no máximo quatro horas do início dos sintomas”, explica a médica cooperada da Unimed Chapecó e neurologista Dra. Cristiane de Camargo e Silva ao comentar que também será divulgada a 1ª Corrida Contra o AVC, que será realizada no dia 20 de novembro.
    Os principais sintomas do AVC são fraqueza nos braços e nas pernas, falta de equilíbrio, assimetria na face, dificuldade na fala e dor de cabeça súbita e insuportável. A orientação, segundo a médica, é para que as pessoas sigam a indicação da sigla S.A.M.U. (Sorriso, Abraço, Música e Urgente), ou seja, solicitar que a pessoa sorria e observar se um lado da boca fica repuxado; para ela abraçar e notar se um braço está mais fraco do que o outro; para ela reproduzir uma mensagem ou música e reparar se a fala está enrolada ou se não consegue pronunciar algumas palavras.
    Ao identificar alguns desses sinais a pessoa precisa ser encaminhada imediatamente para um serviço especializado no tratamento do AVC. Em Chapecó, as referências são o Hospital Unimed Chapecó e o HRO, que possuem protocolos definidos e equipes preparadas para atender a esses pacientes. Em caso de emergência pode ser acionado SAMU (192) ou para clientes da cooperativa médica o SOS Unimed (08000 488 488).
    De acordo com Dra. Cristiane, a primeira medida de prevenção é manter uma alimentação saudável, evitando o excesso de consumo de sal, frituras, gorduras e carnes vermelhas, que automaticamente refletem no controle da hipertensão, colesterol e triglicerídeos, principais vilões do AVC. “A prática de exercícios físicos também é importante, não apenas para controlar o peso, mas também para a condição cardiocirculatória, para conter a ansiedade e o estresse. Por isso, recomendamos caminhada, corrida, natação e yoga, além de ter uma boa qualidade do sono que previne inúmeras doenças”, comenta. 

    Veja também

    Oficinas gratuitas auxiliam empresários no crescimento dos negócios11/09/20 Marketing geral e digital, gestão de pessoas e financeira, planejamento estratégico e alimentação são as temáticas das oficinas gratuitas disponibilizadas neste mês pelo Sebrae/SC em Maravilha, no extremo oeste......

    Voltar para (Blog)