Postado em 30 de Março de 2022 às 14h58

Xaxim reduz em 99% o tempo de espera do empresário para iniciar as atividades

                A Administração Municipal de Xaxim comemora a redução de 99% do tempo médio para abrir uma nova empresa no município. Esse resultado foi possível em virtude das medidas adotadas no processo de desburocratização, que conta com suporte do Programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com o Sebrae/SC.
            Conforme dados do relatório Painel Mapa de Empresas do Ministério da Economia, em janeiro de 2021 eram necessárias 200 horas para a abertura de um novo negócio em Xaxim. Após a adesão ao Cidade Empreendedora e inauguração da Sala do Empreendedor o município reduziu, em janeiro deste ano, o tempo médio para apenas duas horas.
            Entre as medidas adotadas estão adequação dos procedimentos internos para concessão de alvará de licença para localização, funcionamento e permanência; construção de um plano de ação para continuidade dos avanços e publicação do Decreto nº 93/2021 que instituiu os critérios gerais para emissão de alvarás para o livre exercício de atividade econômica, regulamentou o procedimento simplificado para abertura e registro de negócios e estabeleceu providências para o desenvolvimento socioeconômico.
            De acordo com a agente de desenvolvimento Juliana De Marco todas essas medidas buscam agilizar os procedimentos burocráticos para quem deseja empreender, reduzir o tempo de espera do empresário para iniciar as atividades, diversificar os segmentos econômicos e incentivar o empreendedorismo local. “A proposta é ajudar, melhorar e facilitar os processos e sustentar essa sincronia entre o Poder Público e os órgãos fiscalizadores municipais”, comenta.
            Para o secretário de Administração, Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Alberto Antonio Grasel, o microempreendedor individual (MEI) encontra todo o apoio na Sala do Empreendedor para formalizar sua empresa e para se desenvolver. “Temos uma equipe preparada e todos os recursos necessários para oferecer o suporte necessário. A Sala do Empreendedor veio para desburocratizar os processos e já temos conquistas importantes a exemplo da redução do tempo para abertura de empresas. Isso representa respeito pelas pessoas, que acreditam em Xaxim e estão investindo em seus negócios aqui no município”, observa.
Cidade Empreendedora
A iniciativa busca dinamizar a economia, gerar renda, emprego, arrecadação e produtividade. O programa integra a gestão pública e os pequenos negócios em um ambiente propício para estimular a economia local e o progresso da cidade. Os eixos principais de atuação são: liderança, desburocratização, Sala do Empreendedor, compras públicas e educação empreendedora. 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.   

Veja também

Liga de Doações Conecta SC arrecada produtos para entidades do Oeste15/05/20 Instituições podem cadastrar gratuitamente suas campanhas no portal lançado pela FIESC para arrecadação de alimentos, produtos de higiene, limpeza e itens médicos e hospitalares usados no combate à Covid-19...

Voltar para (Blog)