Postado em 12 de Dezembro de 2019 às 17h13

WhatsApp como aliado na agilidade do atendimento dos pequenos negócios

Sala do Empreendedor de Chapecó oferece oficina gratuita sobre o aplicativo

Mensagem de saudação, aviso de ausência ou ocupado, textos rápidos que agilizam o retorno, etiquetas para identificação dos clientes e organização do atendimento são algumas das facilidades oferecidas pelo WhatsApp Business. Para auxiliar os microempreendedores individuais (MEIs) a utilizarem esse aplicativo para incrementarem seu negócio foi realizado, nesta semana, oficina gratuita promovida pela Sala do Empreendedor de Chapecó. A iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora, executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
A consultora credenciada ao Sebrae/SC Veridiane Endres explicou as funcionalidades do WhatsApp aliadas as estratégias de um marketing inteligente para aproximar clientes e empresas. “Essa aplicativo foi criado para conectar pessoas ao redor do mundo, compartilhar informações vitais, a se reaproximar de pessoas ou familiares distantes e ainda a buscar oportunidades de negócios, seja por mensagens, fotos, vídeos, mensagens de voz, documentos e chamadas”, explicou.
Veridiane apresentou a diferença entre o WhatsApp e o WhatsApp Business, sendo que o primeiro é utilizado para relacionamento pessoal e o segundo foi desenvolvido para atender as necessidades das pequenas empresas. “A versão voltada aos negócios facilita a interação com os clientes fornecendo ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente as mensagens. Assim, é possível personalizar mensagem de saudação que é enviada automaticamente quando o cliente entra em contato pela primeira vez, ou ainda a mensagem de ausência ou de ocupado com texto personalizado. Além disso, é possível programar para que determinados contatos não recebam essas mensagens, como os familiares”, destacou. Também é possível ter as duas versões do aplicativo no mesmo celular um para uso pessoal e outro para negócios, porém é necessário ter números diferentes e o aparelho comportar dois chips.
O aposentando empreendedor, Pedro Darold, de 56 anos, é artista plástico desde da década de 80 e resolveu se dedicar ao artesanato efetivamente neste ano. Para divulgar seu trabalho e otimizar a utilização das ferramentas participou das oficinas de WhatsApp e de Instagram. “Mesmo com pouco tempo de aplicação observo resultados, principalmente na melhoria da qualidade do conteúdo que gero aos meus seguidores e das vantagens na agilidade e instantaneidade que essas mídias proporcionam”, destacou.
Atualmente, o WhatsApp é a maior rede social do mundo, com mais de 1 bilhão de pessoas, em mais de 180 países, sendo que a Índia e o Brasil têm o maior número de usuários.
Sala do Empreendedor de Chapecó
O secretário de desenvolvimento econômico e turismo, Marcio Ernani Sander, ressaltou que o foco do atendimento da Sala do Empreendedor vai desde a constituição de empresas, formalização do negócio, até emissão de alvarás, certidões e guias diversas, declaração anual de MEIs, auxílio para emissão de notas fiscais do Imposto sobre Serviço (ISS), além de dúvidas e realização de capacitações e consultorias. “Essa iniciativa tem atingido sua finalidade, que é incentivar o desenvolvimento econômico e social”, comenta Sander.  
Mais informações na Sala do Empreendedor de Chapecó, situada no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, na avenida Assis Brasil, 20-D, no Centro, ou pelo telefone (49) 3319-1028. 

Veja também

Voltar para (Blog)