Postado em 15 de Maio de 2020 às 16h03

Webinar apresenta ferramentas para redução de custos e geração de negócios

Como reduzir custos, gerar novos negócios e criar benefícios reais foram temas de uma webinar gratuita promovida pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), nesta semana. As soluções foram apresentadas pela diretora comercial da Boa Vista SCPC, Mirian Fofonka, e pelo consultor comercial da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Tiago Lemos dos Santos. A Boa Vista SCPC é um sistema de consulta para análise de crédito que fornece informações rápidas, integradas e com segurança para todas as etapas do negócio.
Mirian apresentou algumas alterações que ocorreram em função da pandemia do novo Coronavírus e novidades da solução empresarial. A Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) informou que os birôs de crédito estenderam o processo de negativação, em geral de dez dias a partir da comunicação ao devedor, para 45 dias. A medida entrou em vigor no dia 17 de abril e terá validade por um período de 90 dias. “O objetivo é proporcionar o tempo necessário para as renegociações entre as partes nesse momento crítico e garantir a proteção de consumidores e empresas. A medida pode ser prorrogada, caso necessário”, complementou.
De acordo com Mirian, é importante que as empresas continuem fazendo a negativação dos clientes inadimplentes. “Muitos deles, só de receber o comunicado, efetuam o pagamento”, frisou. Para que esse processo ocorra da melhor maneira possível, ela orientou a utilização da ferramenta chamada régua de cobrança, por meio da qual se determina a maneira que a empresa fará o contato com o consumidor. “Antes de colocar em prática, é necessário ter de forma clara as estratégias de cobrança, ou seja, ter descrito todos os passos que a empresa dará para garantir o pagamento de uma fatura, como envio de SMS de lembrete antes e depois do vencimento, negativação no SCPC, protesto e agência de cobrança, determinando prazos para cada uma das ações”.
Outra estratégia é o SCPC Comunica. Trata-se de um comunicado de cobrança, com sistema totalmente automatizado de envio e gestão. Essa ferramenta não tem efeito de negativação, portanto, pode ser utilizada em qualquer etapa da régua de cobrança. “Os comunicados podem ser feitos por meio de carta ou por e-mail. A vantagem do e-mail é que, quando enviado pelo SCPC, não vai para o spam, é mais ágil, sendo possível rastrear a entrega e quando é aberto. No caso do SCPC Comunica, é feito apenas de maneira digital, por SMS ou e-mail”, relatou Mirian.
Ter controle sobre o caixa, especialmente neste período de pandemia, é outra orientação de Mirian. Para isso, a Boa Vista SCPC oferece o Score de Recuperação. A ferramenta ajuda a verificar quem está pagando, de forma a priorizar os esforços da área de cobrança. A empresa encaminha em arquivo de excel os dados solicitados e recebe uma fotografia com a pontuação do score de recuperação. Para fazer o cálculo, é aplicada uma fórmula matemática.
Uma novidade é o Valida ID que fornece informações cadastrais das pessoas, com buscas a partir do nome ou do CPF. Mirian reforçou que a cada vez mais é importante ter a informação do score, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas, para fazer análise de crédito.
            O Gerenciamento de Carteira (GC) é outro serviço oferecido pela Boa Vista SCPC. É uma ferramenta de gestão da carteira de clientes que permite o monitoramento diário, tanto de clientes ativos como inativos. Além disso, outra opção, direcionada para a área comercial, é a solução para prospecção de mercado com objetivo de conquistar novos clientes.
            Esses serviços são oferecidos pela Facisc por meio das Associações Empresariais. Na ACIC Chapecó, o contato é com a executiva de contas Fernanda Montagna pelo e-mail comercial@acichapeco.com.br e telefones (49) 3321-2800 e (49) 9 8423-1315.

Veja também

CIRCUITO AGRO BB será realizado nesta quarta-feira em São Miguel do Oeste 23/08/22 Levar informação, capacitação e treinamento são os objetivos do Circuito Agro BB – Gestão das Propriedades Rurais. O projeto é do SENAR Nacional em parceria com o Banco do Brasil e, em Santa Catarina, é desenvolvido pelo SENAR/SC juntamente com os Sindicatos Rurais. Depois dos eventos realizados em Irineópolis, São Joaquim, Pinhalzinho,......

Voltar para (Blog)