Postado em 14 de Maio de 2021 às 17h30

Vocações regionais inspiram nova dinâmica de atuação de consórcio

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
 
Turismo regional, apoio para o desenvolvimento dos pequenos negócios e oportunizar inovações por meio da tecnologia da informação. Essas foram algumas propostas prioritárias definidas, nesta semana, durante reunião do Sebrae/SC com o Consórcio da Região do Rio Sargento de Integração Municipal (CRESIM). O encontro ocorreu no Centro de Cultura e Eventos Eugênio Bernard, em Campo Erê. Participaram os cinco prefeitos dos municípios que fazem parte da microrregião: Anchieta, Campo Erê, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso e São Bernardino.
A reunião integra o processo de levantamento sobre as necessidades do território para elaborar estratégias de fomento ao desenvolvimento econômico da região. A proposta do Sebrae/SC é trabalhar um projeto de médio a longo prazo que leve apoio às micro e pequenas empresas dos municípios que integram o consórcio. Em etapas anteriores, com reuniões on-line, foram identificados os pontos fortes e fracos, as oportunidades e as ameaças que facilitam ou impedem a execução dos objetivos do consórcio. Na etapa de alinhamento ocorreu a apresentação dos resultados obtidos com a aplicação da metodologia Swot.
“Levantamos as necessidades e as dificuldades dos municípios para compreender de que maneira o Sebrae/SC pode contribuir para sanar essas demandas. O foco do trabalho foi identificar o que os municípios desejam e o que as empresas precisam. Sabemos que o único caminho para que pequenas cidades se desenvolvam é o investimento em quem deseja empreender e no fortalecimento das microempresas”, enalteceu o gerente regional do Sebrae/SC no oeste e no extremo oeste, Udo Martin Trennepohl.
De acordo com a consultora credenciada ao Sebrae/SC, Beatriz Silveira, essa iniciativa busca deixar um legado com políticas públicas, que terão impacto ao longo dos anos e não apenas durante o mandato. “Outras possíveis ações também foram levantadas, a exemplo da importância do estudo aprofundado da legislação do consórcio, elaboração de um projeto para atendimento às propriedades rurais, estratégias de comunicação positiva do consórcio e cursos de qualificação focados na vocação regional”, argumentou.
O prefeito de Anchieta, Ivan José Canci, relatou que o consórcio está em fase de reorganização. “Estamos com os municípios engajados e comprometidos com as possibilidades de evolução e profissionalização da atuação, por isso debatemos as vocações regionais para disponibilizar uma nova dinâmica para o CRESIM”, explicou. A prefeita de Campo Erê, Rozane Bortoncello Moreira, ressaltou a necessidade de mostrar aos Governos Estadual e Federal a importância dos consórcios, que reduzem a carga de responsabilidades deles e auxiliam os municípios a andarem com as próprias pernas.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.   
 
 
 

Veja também

Voltar para (Blog)