Vitivinicultura do oeste catarinense ganha força com avaliação técnica de mais de 100 rótulos de vinhos
Encontro promovido em parceria pela Administração Municipal, Sebrae/SC e Epagri, reuniu seis enólogos responsáveis pela análise de mais de 100 rótulos de diferentes municípios da região. (Foto: Karina Ogliari/MB Comunicação)
Aprimorar a qualidade da produção local e incentivar a formalização dos empreendimentos. Com essa meta, Chapecó recebe nesta quinta-feira (21) e sexta-feira (22) a Avaliação Regional de Vinhos, uma ação estratégica dentro do projeto de desenvolvimento da vitivinicultura no oeste catarinense. O encontro é promovido em parceria pela Administração Municipal, Sebrae/SC e Epagri, reuniu seis enólogos responsáveis pela análise de mais de 100 rótulos de diferentes municípios da região, como Concórdia,Galvão, Iraceminha, Lajeado Grande, Nova Erechim, Pinhalzinho, Ponte Serrada eQuilombo.
O analista técnico do Sebrae/SC, Thiago Dalla Rosa, destaca que a iniciativa tem como prioridade oferecer assistência direta aos produtores, impulsiona não apenas o aumento da produtividade, mas também a melhoria da qualidade dos vinhos e a formalização dos empreendimentos. “Nosso principal objetivo é apoiar o produtor, atuando diretamente nesse processo por meio do Serviços em Inovação e Tecnologia (Sebraetec), para que ele obtenha o registro junto ao Ministério da Agricultura, formalize o seu negócio e conquiste novos mercados. Em 2025, já estamos atendendo 50 produtores e mais de 10 estabelecimentos que participaram do projeto alcançaram a legalização, estão formalizados e atuando no mercado”, explica.
Thiago ressalta que a avaliação é técnica e acontece em etapas previamente organizadas. “As amostras são coletadas junto aos produtores ao longo do ano e apresentadas para análise de seis enólogos, que fornecem um retorno detalhado sobre a qualidade e os pontos de melhoria. Esse processo é fundamental para elevar o padrão da produção regional”, acrescentou.
O enólogo e consultor credenciado ao Sebrae/SC, Fábio Ecco, explica que a avaliação é conduzida de forma criteriosa, com base em parâmetros técnicos de referência. “Analisamos aspectos visuais, olfativos e gustativos dos vinhos, além da apreciação de cada rótulo. Cada enólogo atribui notas e registra comentários em fichas individuais. Esse feedback será repassado aos produtores, permitindo identificar virtudes, corrigir falhas e orientar melhorias para as próximas safras”, detalhou.
Para o pesquisador em enologia da Epagri/Estação Experimental de Videira, Vinicius Caliari, a ação integra um projeto mais amplo voltado à melhoria da qualidade do vinho artesanal catarinense. “A parceria entre Sebrae/SC e Epagri já ocorre há vários anos e se fortalece a cada edição. Atuamos com análises físico-químicas e sensoriais, complementando o trabalho de orientação técnica e contribuindo para que os produtores busquem a legalização. Esse concurso é uma oportunidade de retorno qualificado e tem grande impacto para que os vinhos artesanais deixem de estar à margem e conquistem espaço em diferentes mercados”, salientou.
SEBRAETEC: INOVAÇÃO E TECNOLOGIA A SERVIÇO DOS PEQUENOS NEGÓCIOS
O Sebraetec é um programa do Sebrae que conecta produtores e pequenos negócios a soluções inovadoras e tecnológicas, com atendimento rápido e subsidiado. Por meio dele, os empreendedores têm acesso a consultorias especializadas nas áreas de produção, qualidade, design, sustentabilidade, tecnologia da informação e inovação.
O objetivo é oferecer soluções práticas para melhorar processos produtivos, desenvolver novos produtos, fortalecer a gestão e ampliar a competitividade das empresas. Além disso, o Sebraetec reduz o custo para o empreendedor, já que parte do investimento é subsidiada pelo Sebrae.
Quer saber como o Sebrae pode apoiar o crescimento do seu negócio?
Acesse sebrae.com.br/sc ou ligue 0800 570 0800 e conheça as soluções disponíveis.
SOBRE O SEBRAE/SC O Sebrae/SC comemora, em 2025, 53 anos de dedicação ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, apoiando milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade, impacto e compromisso com a transformação dos territórios onde atua. Em Santa Catarina, o Sebrae é parceiro estratégico de quem faz o estado crescer.