Postado em 22 de Agosto às 10h36

Vitivinicultura do oeste catarinense ganha força com avaliação técnica de mais de 100 rótulos de vinhos

Encontro promovido em parceria pela Administração Municipal, Sebrae/SC e Epagri, reuniu seis enólogos responsáveis pela análise de mais de 100 rótulos de diferentes municípios da região. (Foto: Karina Ogliari/MB Comunicação)

Aprimorar a qualidade da produção local e incentivar a formalização dos empreendimentos. Com essa meta, Chapecó recebe nesta quinta-feira (21) e sexta-feira (22) a Avaliação Regional de Vinhos, uma ação estratégica dentro do projeto de desenvolvimento da vitivinicultura no oeste catarinense. O encontro é promovido em parceria pela Administração Municipal, Sebrae/SC e Epagri, reuniu seis enólogos responsáveis pela análise de mais de 100 rótulos de diferentes municípios da região, como Concórdia,Galvão, Iraceminha, Lajeado Grande, Nova Erechim, Pinhalzinho, Ponte Serrada e Quilombo.
O analista técnico do Sebrae/SC, Thiago Dalla Rosa, destaca que a iniciativa tem como prioridade oferecer assistência direta aos produtores, impulsiona não apenas o aumento da produtividade, mas também a melhoria da qualidade dos vinhos e a formalização dos empreendimentos. “Nosso principal objetivo é apoiar o produtor, atuando diretamente nesse processo por meio do Serviços em Inovação e Tecnologia (Sebraetec), para que ele obtenha o registro junto ao Ministério da Agricultura, formalize o seu negócio e conquiste novos mercados. Em 2025, já estamos atendendo 50 produtores e mais de 10 estabelecimentos que participaram do projeto alcançaram a legalização, estão formalizados e atuando no mercado”, explica.
Thiago ressalta que a avaliação é técnica e acontece em etapas previamente organizadas. “As amostras são coletadas junto aos produtores ao longo do ano e apresentadas para análise de seis enólogos, que fornecem um retorno detalhado sobre a qualidade e os pontos de melhoria. Esse processo é fundamental para elevar o padrão da produção regional”, acrescentou.
O enólogo e consultor credenciado ao Sebrae/SC, Fábio Ecco, explica que a avaliação é conduzida de forma criteriosa, com base em parâmetros técnicos de referência. “Analisamos aspectos visuais, olfativos e gustativos dos vinhos, além da apreciação de cada rótulo. Cada enólogo atribui notas e registra comentários em fichas individuais. Esse feedback será repassado aos produtores, permitindo identificar virtudes, corrigir falhas e orientar melhorias para as próximas safras”, detalhou.
Para o pesquisador em enologia da Epagri/Estação Experimental de Videira, Vinicius Caliari, a ação integra um projeto mais amplo voltado à melhoria da qualidade do vinho artesanal catarinense. “A parceria entre Sebrae/SC e Epagri já ocorre há vários anos e se fortalece a cada edição. Atuamos com análises físico-químicas e sensoriais, complementando o trabalho de orientação técnica e contribuindo para que os produtores busquem a legalização. Esse concurso é uma oportunidade de retorno qualificado e tem grande impacto para que os vinhos artesanais deixem de estar à margem e conquistem espaço em diferentes mercados”, salientou.
SEBRAETEC: INOVAÇÃO E TECNOLOGIA A SERVIÇO DOS PEQUENOS NEGÓCIOS
O Sebraetec é um programa do Sebrae que conecta produtores e pequenos negócios a soluções inovadoras e tecnológicas, com atendimento rápido e subsidiado. Por meio dele, os empreendedores têm acesso a consultorias especializadas nas áreas de produção, qualidade, design, sustentabilidade, tecnologia da informação e inovação.
O objetivo é oferecer soluções práticas para melhorar processos produtivos, desenvolver novos produtos, fortalecer a gestão e ampliar a competitividade das empresas. Além disso, o Sebraetec reduz o custo para o empreendedor, já que parte do investimento é subsidiada pelo Sebrae.
Quer saber como o Sebrae pode apoiar o crescimento do seu negócio?
Acesse sebrae.com.br/sc ou ligue 0800 570 0800 e conheça as soluções disponíveis.
SOBRE O SEBRAE/SC                                                                                                                          O Sebrae/SC comemora, em 2025, 53 anos de dedicação ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, apoiando milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade, impacto e compromisso com a transformação dos territórios onde atua. Em Santa Catarina, o Sebrae é parceiro estratégico de quem faz o estado crescer.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site.  

Avaliação Regional de Vinhos em Chapecó (Foto: Karina Ogliari/MB Comunicação)

As amostras são coletadas junto aos produtores ao longo do ano e apresentadas para análise de seis enólogos. (Foto: Karina Ogliari/MB Comunicação)

São analisados aspectos visuais, olfativos e gustativos dos vinhos, além da apreciação de cada rótulo. (Foto: Karina Ogliari/MB Comunicação)

Cada enólogo atribui notas e registra comentários em fichas individuais. (Foto: Karina Ogliari/MB Comunicação)

Veja também

Voltar para (Blog)