Postado em 22 de Junho de 2023 às 13h47

Usar diversos canais de atendimento é estratégico para o varejo

Sebrae/SC e Sicom lançam programa “Multicanais: o varejo na era digital” para impulsionar as vendas do setor
O programa será realizado de junho a novembro deste ano.
De que maneira a empresa se comunica com o mercado? Como é o atendimento ao cliente? Quais são as estratégias de venda? Realiza análise no pós-venda? Essas são algumas reflexões necessárias tanto para o ambiente físico quanto digital de um estabelecimento comercial. Para auxiliar na diversificação de acessos de atendimento e contribuir na elaboração de estratégias integradas em diferentes pontos de relacionamento com o público-alvo, o Sebrae/SC e o Sicom lançaram, nesta semana, o programa “Multicanais: o varejo na era digital”.
A iniciativa tem como objetivo auxiliar os responsáveis pela comunicação das empresas a utilizarem as mídias digitais como ferramentas de marketing para prospectar mais visibilidade, engajamento e lucro para o negócio. O programa é composto por cinco workshops presenciais, com especialistas que abordarão marketing digital, Instagram e Facebook, Canva para negócios, estratégias de vendas nas mídias digitais, WhatsApp Business, além de mais 40 horas de consultoria para cada uma das empresas participantes.
METODOLOGIA
O programa será realizado de junho a novembro deste ano. “Estamos honrados em executá-lo porque estaremos lado a lado desses pequenos negócios com nosso time de consultores para ministrar os workshops, esclarecer dúvidas dessa temática e sugerir soluções”, antecipa a coordenadora da Educação Corporativa do Senac Chapecó, professora Andréia Casagrande Begnini. O primeiro workshop ocorreu nesta semana, mas, ainda há vagas para participar.
De acordo com o analista de negócios do Sebrae/SC, Arildo Jacobus, as etapas previstas compreendem medição do Índice de Maturidade Digital, presença digital com estratégias de mídias on-line e utilização de microlearning com envio de mensagens semanais voltadas ao fortalecimento e engajamento ao projeto. “A metodologia foi inspirada em uma moderna técnica de Omnichannel, que proporciona a concentração de todos os canais utilizados pela empresa para se comunicar com o cliente, sem distinção entre on-line e off-line”, argumenta.
UNIÃO DE ESFORÇOS
Segundo o diretor executivo do Sicom, Almeri Dedonatto, a diretoria atual da entidade está em uma jornada de proporcionar oportunidades aos associados que estejam interligadas com a missão institucional de fortalecer o comércio. “Como uma das primeiras ações esteve a visita ao Sebrae/SC, no qual somos parceiros de longa data, para propor uma provocação de estruturar uma ação personalizada à demanda regional. Atualmente 92% dos nossos associados, de uma base territorial que compreende 25 municípios, são micro e pequenas empresas”, relembra.
O próximo passo foi a realização da pesquisa denominada de Maturidade Digital, com amostragem do número de associados à entidade. O objetivo era de fazer a medição e compreender como estava o comércio em relação a utilização das mídias digitais. “E uma das principais constatações foi de que precisávamos ações para fortalecer essa área. Então, iniciamos a elaboração desse programa que é robusto, único e tem perspectiva de inovação do setor do comércio, sem contar que futuramente poderá se tornar uma referência para o Estado”, enfatiza.
“Já tínhamos pensado em desenvolver novos produtos e alternativas para fortalecer o comércio regional. A Unidade do Sebrae/SC em Chapecó é conhecida no Brasil por criar soluções para o agronegócio e por desenvolver empresários rurais. Porém, ao olharmos nossa base de dados observamos que precisávamos dar atenção para quase 12 mil estabelecimentos comerciais da região. Então, a demanda do Sicom casou com nossa necessidade de elaborar um produto diferenciado para esse setor”, explica o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl.
Segundo o gerente regional do Sebrae/SC, ao analisar o comércio de maneira abrangente constata-se que os estabelecimentos não utilizam todos os canais de atendimento disponíveis na atualidade. “Infelizmente, a maioria das empresas, usa de maneira pontual, sem ver isso como estratégia de negócio. Contudo, se não trilharmos o caminho da evolução da produtividade continuaremos com elevado nível de mortalidade de micro e pequenas empresas. A pauta da inovação dos negócios deve ser diária”, finaliza.
CRONOGRAMA
18/07 – 8h às 17h30 – Instagram e Facebook para negócios
15/08 – 8h às 17h30 – Canva para negócios
19/09 – 8h às 12 horas – Estratégias para vendas
24/10 – 13h30 às 17h30 – WhatsApp Business
21/11 – 8h30 às 9h30 – Encerramento, entrega dos relatórios e finalização do projeto.
Local: Auditório Sicom
 
Link para inscrições: https://wa.me/5549988273849.
 
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site
 
 
 
 
 
 
 
 

 

A iniciativa tem como objetivo auxiliar os responsáveis pela comunicação das empresas a utilizarem as mídias digitais como ferramentas de marketing.

O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, enfatiza que a pauta da inovação dos negócios deve ser diária.

O diretor executivo do Sicom, Almeri Dedonatto, destaca o programa é robusto, único e tem perspectiva de inovação do setor do comércio.

O analista de negócios do Sebrae/SC, Arildo Jacobus, explica as etapas previstas no programa.

A coordenadora da Educação Corporativa do Senac Chapecó, professora Andréia Casagrande Begnini.

Empresas participantes do programa Multicanais: o varejo na era digital.

Veja também

Escritórios do ICASA atendem produtores rurais de forma PRESENCIAL ou REMOTA14/07/20 Para assegurar assistência aos produtores rurais de todo o Estado durante a pandemia do novo coronavírus, o Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (ICASA) organizou atendimento presencial ou remoto nos escritórios que funcionam nos municípios.  Grande parte desses escritórios está instalada junto aos Sindicatos Rurais filiados à......

Voltar para (Blog)