Postado em 01 de Agosto de 2023 às 16h18

Universitários atuam em ações voluntárias do Projeto Cidadania e Controle Social

Iniciativa é desenvolvida por meio do Observatório Social de Chapecó

O primeiro semestre de 2023 foi marcado por um engajamento notável de universitários do Projeto Cidadania e Controle Social nas atividades do OSB-Chapecó (Foto: Divulgação).  

O primeiro semestre de 2023 foi marcado por um engajamento notável de universitários do Projeto Cidadania e Controle Social nas atividades do Observatório Social do Brasil de Chapecó (OSB-Chapecó). Com um total de 17 ações realizadas e 200 horas de dedicação dos voluntários. Mais de 410 acadêmicos conheceram o Sistema OSB, entre eles, 302 participaram ativamente do projeto que se consolidou como um importante agente na promoção da transparência e do controle social dos gastos públicos.
O projeto, envolvendo acadêmicos das universidades Unochapecó e Unoesc, atua em quatro frentes de trabalho: Força Tarefa Cidadã, Acompanhamento de Licitações, Acompanhamento de Obras Públicas e Acompanhamento do Legislativo. Focado na nobre missão de exercer a cidadania ativa, potencializando informações de interesse coletivo, sobretudo relacionados aos portais de transparência.
A intenção foi facilitar o entendimento da população sobre a aplicação dos recursos públicos, promovendo melhorias na gestão pública através do controle social e, consequentemente, gerando maior qualidade de vida para os cidadãos das comunidades envolvidas.
Contribuindo, assim, para facilitar o entendimento, por parte da população, sobre como são aplicados os recursos públicos, afetando também a melhoria da gestão pública através do controle social, gerando melhor qualidade de vida aos habitantes das comunidades onde os alunos estão inseridos, com reflexo direto na formação de cidadãos conscientes.
Dentre as diversas ações realizadas ao longo do primeiro semestre, uma que se destacou aconteceu no mês de junho. A Escola Politécnica, por meio do curso de Engenharia Civil da Unochapecó, apresentou um relatório detalhado sobre uma visita técnica realizada pelos acadêmicos em duas obras públicas: o Pavilhão da Efapi e o Centro de Convivência Esplanada. Um total de 64 acadêmicos, acompanhados por cinco professores e quatro voluntários do OSB-Chapecó, participaram desta enriquecedora atividade.
Os relatórios apresentados continham observações e sugestões de melhorias alcançadas com a nota curricular de cada disciplina do curso de Engenharia Civil. Essa abordagem multidisciplinar permitiu um olhar amplo sobre as obras, confiante para garantir a qualidade e a eficiência na aplicação dos recursos públicos em projetos de infraestrutura.
SOBRE O OBSERVATÓRIO SOCIAL
O Observatório Social do Brasil (OSB) é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a transparência e o controle social dos gastos públicos em todo o país. A missão do OSB é contribuir para o controle social na aplicação dos recursos públicos e para a promoção de uma sociedade ética e cidadã, pautada em práticas transparentes e partidárias.
O OSB-Chapecó busca ser reconhecido pela sociedade local como um agente ativo de monitoramento da aplicação correta e consciente dos recursos públicos. Valores como consciência cidadã, comportamento ético, equidade, honestidade, respeito, sinceridade e transparência são fundamentais para o trabalho executado pelo Observatório Social de Chapecó. Para o segundo semestre de 2023, o projeto se amplia para uma quinta frente de ação a Emissão de Pareceres de Editais e do Processamento de Licitações, que atuará na agilização de pareceres jurídicos nos processos pré e pós-licitação.
Com o engajamento contínuo dos universitários por meio do Projeto Cidadania e Controle Social, o OSB-Chapecó fortalece seu papel na busca por uma gestão pública mais transparente, proba, eficiente e responsável, em benefício de toda a sociedade, confiante para o desenvolvimento sustentável, na supremacia do interesse público e no bem-estar dos cidadãos.
PREMIAÇÃO
A Frente 1 do Projeto Cidadania e Controle Social – Força Tarefa Cidadã – é finalista do Prêmio IBGP sobre inovação pública e foi selecionada entre 61 projetos inscritos. A iniciativa é do Tribunal de Contas da União (TCU), em colaboração com as Redes de Controle da Gestão Pública, sociedade civil organizada (entre elas os Observatórios Sociais do Brasil) e gestores municipais.
“Ser finalista do Prêmio IBGP é muito mais do que o resultado na quantidade de municípios monitorados para se verificar as normas relacionadas à transparência e à publicação dos atos administrativos. É o reconhecimento de uma ação verdadeiramente cidadã, especialmente, quando são envolvidos centenas de voluntários do OSB e universitários. Atualmente, são duas universidades participantes a Unochapecó e Unoesc, mas estamos em tratativas para a inclusão de uma terceira envolvendo professores, coordenadores de cursos, responsáveis pelas atividades de extensão e, principalmente, os acadêmicos que serão capacitados, orientados e supervisionados pelo OSB em cada uma das frentes de ação”, comenta o presidente Vilmar Luiz Mattiello.

O primeiro semestre de 2023 foi marcado por um engajamento notável de universitários do Projeto Cidadania e Controle Social nas atividades do OSB-Chapecó (Foto: Divulgação).  

Mais de 410 acadêmicos conheceram o Sistema OSB, entre eles, 302 participaram ativamente do projeto (Foto: Divulgação).   

Projeto se consolidou como um importante agente na promoção da transparência e do controle social dos gastos públicos (Foto: Divulgação).  

Abordagem multidisciplinar permitiu um olhar amplo sobre as obras, confiante para garantir a qualidade e a eficiência na aplicação dos recursos públicos em projetos de infraestrutura (Foto: Divulgação).  

Abordagem multidisciplinar permitiu um olhar amplo sobre as obras, confiante para garantir a qualidade e a eficiência na aplicação dos recursos públicos (Foto: Divulgação).

Veja também

Comércio está otimista com as vendas do Dia das Crianças04/10/19 Uma das principais datas do varejo no segundo semestre, o Dia das Crianças deve atrair os consumidores em todo o Estado. Os lojistas estão otimistas com as vendas, pois a data volta a ser promissora para o comércio catarinense.......
Apesar da pandemia, cooperativas de SC têm surpreendente crescimento28/06/21   O Dia Internacional do Cooperativismo é comemorado há 99 anos em todos os continentes no primeiro sábado do mês de julho (neste ano, em 03 de julho). Santa Catarina tem sólidos motivos para comemorar essa data. Com......

Voltar para (Blog)