Unimed e Unochapecó formam a primeira turma de enfermagem
A parceria tem apresentado resultados positivos e a quarta turma de formação está em andamento
Considerado referência no Oeste catarinense, o Hospital Unimed Chapecó está ainda mais preparado para o atendimento à saúde. No último fim de semana ocorreu a formatura da 1ª Turma do Curso Técnico em Enfermagem – Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde, promovido gratuitamente pela Unimed Chapecó, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC) e a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). São 30 novos profissionais que passam a atuar no mercado regional.
Participaram da solenidade, o presidente da Unimed Chapecó, Dr. José Pegoraro Foresti; o reitor da Unochapecó Claudio Jacoski; o presidente da Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste – Fundeste, Vicenzo Francesco Mastrogiacomo; a coordenadora de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó, Carise Schneider; o vereador Nelson Krombauer; a conselheira do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina, Cheila Siega; e a coordenadora do Curso Técnico em Enfermagem, Karen Andrigue.
Chapecó recebe diariamente centenas de pacientes de todo o grande oeste catarinense. Pessoas que buscam diagnóstico preciso e tratamento eficaz nas mais diversas especialidades da Medicina. Constantemente são disponibilizados novos serviços, técnicas mais avançadas e equipamentos mais modernos, que agilizam procedimentos e melhoram a qualidade de vida da população. Para atender essa demanda é preciso qualificar profissionais para atuarem de maneira humanizada com qualidade técnica e esse foi o objetivo de oferecer o curso, uma parceria entre a Unimed Chapecó e a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).
“Agora tenho um outro olhar para a Enfermagem, pois sei que é muito mais do que cuidar do paciente, é se envolver nas histórias e fazer tudo com muito amor. Só assim dará certo”, disse a Juliane Flores, umas das formadas. Ela já atuava na Unimed Chapecó, no setor de limpeza e viu no curso uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. “O tempo de curso foi intenso, mas cheio de aprendizado. Agradeço aos meus colegas, a coordenação do curso e do hospital, e também aos colegas de trabalho, pela confiança e ajuda necessária para concluir o curso”, comentou.
“Hoje sou uma nova Ayla. Depois do curso eu tenho uma nova forma de pensar e agir. Sou realizada em poder cuidar e ajudar as pessoas”, destacou a formada Ayla de Oliveira. Inspirada em familiares que trabalham na área de enfermagem, ela foi fazer o curso e hoje é grata por todo caminho percorrido. “Já trabalhei como estagiária na UTI da Unimed. Agora volto como colaboradora da cooperativa médica. Estou muito feliz”, disse ela.
EXCELÊNCIA
O presidente da Unimed Chapecó, Dr. José Pegoraro Foresti, relembrou a história da Unimed Chapecó e disse que hoje a cooperativa médica possui acreditação internacional e serviços de excelência. “Para agregar ainda mais precisamos de profissionais preparados e que acreditam no atendimento integral das pessoas, nas mais diferentes fases da vida”, comentou.
O dirigente reforçou que a cooperativa médica investe constantemente em estrutura, tecnologia de ponta e recursos humanos para garantir atendimento de excelência em todas as áreas do complexo hospitalar. “Por isso, incentivamos a formação profissional com diversas ações e, uma das mais recentes, é resultado dessa parceria inédita que oportunizou formar a primeira turma do Curso Técnico em Enfermagem – Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde. Ao considerarmos que recém saímos de uma pandemia, precisamos estar preparados para atendermos a demanda de mercado que é latente. É gratificante formar a primeira turma com parte dos profissionais já atuando na cooperativa. Eles conhecem os nossos valores e temos a certeza de que cumprirão com excelência a missão de prestar um atendimento humanizado”.
Foresti destacou, ainda, que a Unimed está crescendo e ampliando seus espaços, por isso, a cada dia, precisa de ainda mais pessoas para trabalhar e atuar. “Estamos ampliando nossa estrutura no centro da cidade, com ainda mais serviços e atendimentos. Além disso, outra estrutura será construída na região da Efapi e terá 600 leitos. Quando crescemos, precisamos de mais equipe para atender nossos pacientes e por isso, oportunizar o desenvolvimento e o crescimento profissional faz parte da política institucional de gestão das pessoas da cooperativa médica”, comentou.
O reitor da Unochapecó Claudio Jacoski destacou que a Unimed foi a primeira cooperativa parceira e que acreditou na ideia do curso técnico e hoje essa parceria se estendeu para outras empresas e cooperativas. “A Unochapecó já formou mais de 40 mil pessoas que estão espalhadas pelo mundo todo. Hoje, oferecemos 50 cursos de graduação, seis programas de mestrado e três de doutorado. Para sermos completos, precisávamos um curso técnico e foi entre essa parceria com a Unimed Chapecó que hoje também podemos ofertar o curso técnico que já é uma realidade”, comentou.
Jacoski agradeceu a parceria com a cooperativa médica e afirmou que acredita na força de trabalho da universidade pelo seu histórico ao longo do tempo e por sua contribuição com o desenvolvimento da área da saúde na região. Ele explica ainda que a Unochapecó passa por uma nova fase e está disponibilizando as estruturas para formação das pessoas dentro dos espaços de trabalho, com uma metodologia diferenciada e focada nas demandas. “A demanda da Unimed, por exemplo, era a carência e a falta de profissionais para atender nos serviços com as especializações focadas no atendimento deles. Por isso, esses profissionais foram preparados dentro da política e da cultura da empresa e isso vai refletir no atendimento diário”, comentou.
Fiesc participa de seminário sobre inclusão de pessoas com deficiência29/Nov/202229/11/22há 3 anos Terça-feira, 29 de Novembro de 202229/11/2022 Discutir junto com empreendedores e comunidade e apresentar informações sobre inclusão de pessoas com deficiência foram objetivos do Seminário sobre Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de......
Sindicato Rural de Alfredo Wagner celebra conquistas do ano durante Seminário de Líderes27/Dez/202427/12/24há 1 ano e 5 meses Sexta-feira, 27 de Dezembro de 202427/12/2024O cenário do setor agropecuário na serra catarinense, os desafios e as oportunidades do setor na região e no estado foram alguns dos destaques do Seminário de Líderes Rurais do Sindicato Rural de Alfredo Wagner, que ocorreu......