Postado em 01 de Outubro de 2024 às 13h39

UNIMED CHAPECÓ Jornada Catarinense de Hepatologia integra 70 profissionais em Chapecó

A médica gastroenterologista e diretora técnica da Unimed Chapecó, Dra. Claudia Cristina Lovatel, enalteceu a relevância da Jornada (Foto: Marci Páz/MB Comunicação). 

 
Promover a atualização médica e o networking entre as especialidades foram os objetivos da XII Jornada Catarinense de Hepatologia, realizada no último fim de semana, no Mogano Premium Hotel, em Chapecó. A iniciativa foi da Associação Catarinense para o Estudo do Fígado (ACAEF), com apoio da Unimed Chapecó. Participaram 70 profissionais, entre hepatologistas, radiologistas, endocrinologistas, gastroenterologistas, psiquiatras, oncologistas e estudantes de Medicina.
De acordo com a médica hepatologista e presidente desta Jornada, Dra. Débora Afonso Campello (de São Miguel do Oeste), o evento itinerante e anual contribui para divulgar a especialidade. “A hepatologia está em ascensão e atua cada vez mais integrada com as outras especialidades médicas. Por isso, essa edição promoveu a integração com médicos radiologistas, endocrinologistas, gastroenterologistas, psiquiatras, oncologistas e equipes de transplantes, que atuam em conjunto com a hepatologia”.
Essa é a segunda vez que a Jornada acontece na região oeste catarinense. A médica hepatologista e presidente da ACAEF, Dra. Janaína Luz Narciso Schiavon (de Florianópolis), explicou que Chapecó foi escolhida para sediar o evento por ser uma cidade polo. “Pela sua importância e contribuição na medicina e em estudos da área da saúde, consideramos que o município representa bastante o que desejamos que a hepatologia alcance no Estado”, comentou.
A médica gastroenterologista e diretora técnica da Unimed Chapecó, Dra. Claudia Cristina Lovatel, enalteceu a relevância da Jornada. “A cooperativa médica incentiva eventos como esse que proporcionam atualização de conhecimentos. O Conselho de Administração prioriza essas iniciativas, justamente, para que o atendimento em medicina permaneça em alta performance”.
Entre os palestrantes esteve a médica radiologista e cooperada da Unimed Chapecó, Dra. Mayra Dal Bianco Negrisoli Sonagli, que abordou sobre “Aspectos radiológicos do Hepatocarcinoma – LI-RADS”. A especialista explicou sobre os aspectos de imagem, a classificação utilizada para padronização de laudos e alguns casos de exames de imagens.
“Eventos como esse são importantes para mostramos para todo o Estado o quanto a região oeste está evoluindo. Cito, especialmente, o serviço de imagem da Unimed Chapecó, para que todos saibam que não precisam se deslocar para grandes centros porque temos condições de cuidar do paciente do diagnóstico ao tratamento”, complementou. Dra. Mayra.
Também participaram como presidentes das mesas-redondas os médicos cooperados: Dr. Milton Ernesto Scopel (gastroenterologista), Dr. Giovani Santin (gastroenterologista) e Dra. Carmen Turcato Pereira (gastroenterologista). Por fim, a endocrinologista e médica cooperada da Unimed Chapecó, Dra. Marielle Lang Makiyama, palestrou sobre “Tratamento da obesidade e do diabetes em pacientes com MAFLD”. 

Entre os palestrantes esteve a médica radiologista e cooperada da Unimed Chapecó, Dra. Mayra Dal Bianco Negrisoli Sonagli (Foto: Marci Páz/MB Comunicação). 

Participaram 70 profissionais de todo estado (Foto: Marci Páz/MB Comunicação). 

Participaram 70 profissionais de todo estado (Foto: Marci Páz/MB Comunicação). 

Veja também

13º SBSS: Biossegurança será o diferencial para proteger a suinocultura brasileira da peste africana11/08/21 Uma doença altamente contagiosa, que apesar de não ser nociva aos humanos tem a capacidade de dizimar rebanhos, a peste suína africana (PSA) chegou às Américas e volta a preocupar os suinocultores. A doença foi tema do Painel Biosseguridade desta quarta-feira (11), do 13º Simpósio Brasil Sul de Suinocultura (SBSS). O evento é realizado......

Voltar para (Blog)