Unimed Chapecó reúne públicos estratégicos para construir o Relatório de Sustentabilidade
A Unimed Chapecó foca no desenvolvimento de uma gestão plena com ética e transparência. Para atingir esses objetivos e manter a excelência em todos os serviços, diversas ações são realizadas constantemente. Uma das mais recentes foi o evento de “Construção do Relatório de Sustentabilidade”, no último fim de semana, na sede da cooperativa médica. O encontro reuniu representantes da comunidade, do governo e sociedade, fornecedores, força de trabalho, cooperados e meio ambiente.
O foco foi discutir estratégias para formular o Relatório de Sustentabilidade – documento que apresentará o conteúdo padrão das Diretrizes GRI (Global Reporting Iniciative). A médica infectologista e diretora hospitalar da Unimed Chapecó, Dra. Carolina Ponzi, ressaltou a importância do evento para discutir iniciativas sustentáveis com a visão dos diversos segmentos da sociedade. “É uma forma de elencar aspectos importantes visando planejar as medidas que podemos adotar para contribuir com nosso município e sociedade como um todo”.
Dra. Carolina destacou, ainda, que o foco na colaboração com a sociedade e responsabilidade social está no coração da Unimed. Também realçou que o momento é muito positivo para a cooperativa médica porque em breve será entregue à sociedade um novo Hospital. “Queremos que a nossa cooperativa tenha cada vez mais responsabilidade na sociedade e os principais valores que levamos desses encontros são o networking e a cooperação. Nossos públicos têm muito a contribuir conosco”.
O consultor em Sustentabilidade da IAND, Adael Juliano Schultz, explicou que o Sistema Unimed desenvolve há algum tempo o modelo de relatório com metodologia GRI. O objetivo é priorizar os temas relevantes, tanto internamente quanto aos públicos estratégicos e orientar para o desenvolvimento do relatório anual que visa a comunicação de resultados e planejamento estratégico. “Dessa forma, é possível ter uma relação com os públicos mais próxima, assertiva e, consequentemente, obter melhores resultados”.
Após essa fase, a intenção é organizar toda a percepção do sistema Unimed Santa Catarina e formar uma matriz sobre os temas relevantes no Estado para os públicos estratégicos. Os aspectos priorizados pela metodologia GRI são abordados e, com isso, surgem os desafios e a necessidade de se reinventar para atender essa expectativa. “O interessante disso é que a sociedade está cada vez mais participativa no direcionamento dos negócios, o que é muito positivo porque quando estamos mais conscientes sobre o que nos cerca, nos tornamos mais cooperativos e temos a certeza de que a localidade onde vivemos prospera”.
A assistente social do setor de Sustentabilidade da Unimed Chapecó, Danielle Miguelis, observou que o evento foi fundamental para obter a visão dos clientes internos e externos. “Nosso sucesso depende de novas maneiras de gerir, pois os resultados econômicos estão cada vez mais vinculados aos impactos socioambientais provocados por nossas decisões. As visões conjuntas de nossos públicos-alvo são essenciais para desenvolver estratégias que tragam os melhores resultados”, pontuou.
Sobre o GRI
O GRI Relatório de Sustantabilidade (Global Reporting Iniciative) - estabelece diretrizes internacionais que norteiam a gestão sustentável. Com essas diretrizes, o trabalho de construção e mapeamento da estratégia empresarial se torna mais palpável.
As diretrizes do GRI buscam focar na materialidade. Com isso, o Relatório de Sustentabilidade se torna um meio de análise da estratégia organizacional. É de certa forma, um relato que demonstra o que a organização já alcançou como resultado, o que ainda não implantou e o que e como pretende atuar para evoluir no seu processo de gestão. O GRI tem indicadores padrões nas dimensões social, econômica e ambiental abrangendo todas as áreas de atuação de uma organização. Suas diretrizes direcionam o que deve constar no relato.
Veja também
Duzentos e cinquenta produtores rurais participam do Programa Saúde do Homem em Jacinto Machado13/Mai/201913/05/19há 6 anos Segunda-feira, 13 de Maio de 201913/05/2019O bem-estar e a saúde dos produtores rurais catarinenses são uma das prioridades para o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc). Pensando nisso, o Sistema Faesc/Senar promoveu em Jacinto Machado o Programa Saúde do Homem Rural, em parceria com o......
Produção de soja cresce 43,5% em oito anos no Estado24/Ago/202024/08/20há 5 anos Segunda-feira, 24 de Agosto de 202024/08/2020A soja ocupa cada vez mais espaço nas lavouras de Santa Catarina. Em oito anos, o estado ampliou em 43,5% a quantidade produzida e em 32,3% a área plantada, alcançando 2,29 milhões de toneladas colhidas na última safra. Os......