Postado em 17 de Fevereiro de 2020 às 17h00

Unimed Chapecó lança projeto de saúde mental para colaboradores

Os transtornos psicológicos – caracterizados pela combinação de pensamentos, percepções, emoções e comportamentos anormais - são a terceira causa de afastamentos de trabalho. A incidência tem aumentado nos últimos anos por múltiplos fatores, a exemplo da pressão profissional, de situações familiares e de padrões impostos pela sociedade, que ocasiona o isolamento dos indivíduos que passam a evitar a interação social.
Para prestar um acolhimento nas situações de sofrimento psicológico com atuação preventiva na saúde e na segurança de seus profissionais, a Unimed Chapecó iniciou o Serviço de Acolhimento ao Colaborador. O projeto está alinhado à Competência Essencial Gestão e Promoção de Saúde e à Política de Gestão de Pessoas no que tange a qualidade de vida no trabalho e ficará sob responsabilidade da área de Gestão de Pessoas e da Saúde Ocupacional.
Conforme a psicóloga, Alice de Mattos, a proposta surgiu em função do número expressivo de atestados médicos de afastamento por doenças psicológicas. “Os registros, por exemplo, são de doenças orgânicas com causas psicológicas, de acidentes de trabalho e de questões psicológicas que impactam nas atividades cotidianas, e que podem ser prevenidas. Por isso, queremos incentivá-los a buscar ajuda profissional e desmistificar sobre preconceitos relacionados aos procedimentos nessa área, pois são questões técnicas que serão avaliadas e tratadas”, analisa.
Fatores genéticos, hereditários, ambientais e de desenvolvimento podem alterar a percepção de como a pessoa visualiza o mundo. “As emoções são acumuladas ao longo da vida e quando remetem as primeiras dificuldades ou vivências essenciais podem desencadear reações ou sintomas repetitivos, como dores de cabeça, de estômago, coluna e tensão muscular. A intenção desse serviço é acolher todos os colaboradores, independente de cargo ou setor, e mostrar que o sofrimento deles importa à cooperativa e que desejamos ajudar de alguma maneira”, enaltece a psicóloga Liciane Dalla Costa.
Para o lançamento do projeto foi realizada capacitação com os gestores e supervisores da cooperativa médica com o objetivo de sensibilizá-los sobre às diversas percepções e sentimentos. Essa sensibilização ocorreu nos dias 5, 6 e 11 de fevereiro quando foram trabalhados os aspectos de autorreconhecimento, pontos de estresse e finalizado com técnicas de relaxamento físico e mental. “Precisamos ampliar nosso olhar, pois quando o colaborador não está bem, não consegue ser tão produtivo. Para desenvolver essa visão é necessário sensibilizar, conhecer a realidade da equipe, compartilhar saberes e criar, transformar e cultivar”, enfatiza Liciane.
A próxima etapa, segundo a gestora do Gestão de Pessoas, Aline Fávero, está prevista para os dias 24, 25 e 26 de março, quando serão transmitidas técnicas para identificação de situações para encaminhamento a esse serviço. Os atendimentos do Serviço de Acolhimento serão direcionados à Saúde Ocupacional, com agendamento prévio, em horário comercial de segunda a sexta-feira. O colaborador receberá até três atendimentos na Saúde Ocupacional e, se necessário, será encaminhado para o atendimento em outros serviços.
O projeto foi elaborado conforme as diretrizes para acreditação internacional do Hospital da Unimed Chapecó, que prevê atividades voltadas ao bem-estar dos colaboradores. Interligado a essas iniciativas está o Inquérito Epidemiológico dos colaboradores, realizado em novembro de 2019, que revelou que 18,4% tem percepções de stress em seu cotidiano.

Veja também

Senar/SC promove mais de 80 cursos gratuitos no norte em julho27/06/22 No mês de julho o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), oferecerá mais de 80 cursos gratuitos no norte catarinense. A programação foi divulgada na última semana e, em todo o Estado, contempla 446 capacitações......

Voltar para (Blog)