A Unimed Chapecó fez uma doação financeira para a Casa de Acolhida João Piltz, que contribuirá para aquisição de painéis solares. O termo de recebimento e responsabilidade para repasse de recursos foi assinado, na última sexta-feira (23), na sede da instituição situada na rua São João, no Centro do município.
A Casa de Acolhida oferece acolhimento de até 36 pessoas, sendo pacientes que estão em tratamento médico e seus acompanhantes. O serviço é gratuito e os beneficiários são encaminhados pela assistência social dos hospitais ou pelo setor de saúde pública. A permanência é definida pelo médico responsável pelo tratamento. Atualmente, são atendidas pessoas da área de abrangência que compreende Fraiburgo até Dionísio Cerqueira.
A coordenadora da Casa de Acolhida João Piltz, Maria Marlene Ost, enalteceu que a doação de recursos representará uma redução no custo fixo mensal da energia elétrica. “A Unimed Chapecó fez uma doação única, porém para nós representa uma doação mensal, com a redução de 25% no custo da energia”, explicou.
O trabalho realizado pela Casa de Acolhida tem como ênfase o suporte físico, emocional e espiritual, para que os pacientes se motivem e lutem pela vida, por isso além do alojamento e das refeições, são desenvolvidas dinâmicas sobre saúde, reciclagem, garantia de direitos, além do suporte religioso e acompanhamento odontológico. “Nossa intenção é que eles olhem a vida de maneira diferente, revejam conceitos e passem a reescrever sua história. Nosso trabalho é muito gratificante, podemos dizer que temos um cantinho do céu em Chapecó, que é cuidado por Deus”, relatou Ost.
A assistente social da Casa de Acolhida, Vanete Tonial, relata que muitos pacientes afirmam que sua vida melhorou depois do câncer e da passagem pela casa. “Os familiares confirmam essa transformação na maneira de viver e de que há algo especial neles. O que ocorre é uma restauração, não apenas na saúde, mas de aceitação pessoal e de relacionamento com Deus e suas famílias”, explicou.
De acordo com a analista de desenvolvimento e eventos da Unimed, Silvia de Spindula, um dos princípios da cooperativa médica é estar presente na comunidade com ações que contribuam para melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Outras ações estão em planejamento para ampliar a contribuição da Unimed com a Casa de Acolhida. A auxiliar administrativa do setor de sustentabilidade da Unimed, Rafaela Teo Balsi, antecipa a realização de orientações sobre a importância da higiene das mãos, técnicas de alongamento e esclarecimento de dúvidas com fisioterapeuta.
A empresa Renovigi Energia Solar também contribuiu com a doação de painéis solares e a instalação dos equipamentos.
CASA DE ACOLHIDA
A Casa de Acolhida João Piltz é uma entidade filantrópica, que desde 1959 desenvolve diversos serviços sociais. A partir de 2017 adequou sua atuação, que está voltada ao acolhimento do público em tratamento de saúde e seus acompanhantes, com a oferta de alojamento, quatro refeições diárias e serviços de assistência social e psicológica.
Os serviços são mantidos por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas, vendas de bolos e doces produzidos pela equipe da Casa de Acolhida, brechó, rifas e recursos de eventos beneficentes. Os interessados podem colaborar com contribuição espontânea em dinheiro ou alimento.
Entre os próximos investimentos necessários estão: revestir os colchões, construção de casa do gás e adequação de estrutura para atendimento na casa dos imigrantes, voltada ao encaminhamento social e ao mercado de trabalho.
EVENTO BENEFICENTE
A Casa Abrigo promove no sábado 7 de setembro, às 19h30, o Festival de Massas, no Salão da Catedral Santo Antônio. O cardápio inclui festival de massas com galeto e saladas. O ingresso custa R$ 30,00 e pode ser adquirido na sede da instituição. A programação também contempla desfile de moda. O valor arrecadado será destinado para a reforma da casa dos imigrantes.
Aplicativo auxilia na autoavaliação de paciente com suspeita de Coronavírus19/Mar/202019/03/20há 5 anos Quinta-feira, 19 de Março de 202019/03/2020Importante! Não procure atendimento em unidades de saúde ou hospitais caso não tenha sintoma algum ou se os sinais forem leves. Muitas pessoas saudáveis acabam sendo contaminadas por frequentarem esses ambientes com a......