Postado em 28 de Novembro de 2022 às 16h06

Unimed Chapecó entrega itens de acessibilidade para entidades

Iniciativa é resultado da campanha “Eu Ajudo na Lata”
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
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Na 25ª edição da campanha “Eu Ajudo na Lata” - iniciativa da Unimed Brasil para promover a inclusão e a acessibilidade, além de retirar do meio ambiente um produto de difícil decomposição como os lacres de alumínio - foram adquiridas quatro cadeiras de rodas simples, uma cadeira de rodas para banho e 12 pares de muletas entregues para entidades pela Unimed Chapecó. Ao todo, arrecadou-se 506kg de lacres, sendo que o valor da venda dos lacres é revertido na compra dos itens de acessibilidade.
De acordo com o médico do trabalho e presidente da Unimed Chapecó, Dr. José Pegoraro Foresti, quem faz a doação se sente bem porque está beneficiando famílias que não tem possibilidades financeiras de adquirir uma cadeira de rodas. “Esse é um projeto maravilhoso realizado em todo o Brasil e que beneficia milhares de pessoas. Em Chapecó pretendemos deixá-lo cada vez mais robusto para chegarmos nos próximos ciclos com mais entregas”, destacou.
A assistente social da cooperativa médica, Vanessa da Rosa, relatou sobre os objetivos da campanha e como é realizada a destinação dos itens de acessibilidade. “Nós dependemos de todos os parceiros que auxiliam na coleta e na doação dos lacres. Eles são os incentivadores e potencializam a divulgação da campanha. Após a venda desses lacres ocorre uma reunião com todos os parceiros para prestação de contas e escolha coletiva de qual a entidade será beneficiada”, comentou. Foram contempladas as seguintes entidades: Rede Feminina, Fundação Aury Luiz Bodanese (FALB), Lions Clube Integração e Clínica Renal do Oeste, Associação de Voluntários do Hospital Regional, Secretaria de Educação de São Carlos e FCD.
A bióloga da cooperativa médica, Naiara Olga Lusa, explicou o porquê da coleta dos lacres. “São peças pequenas, fáceis de serem perdidas ou desprendidas das latinhas e nem sempre são destinados para reciclagem. Outro detalhe é que possuem valor comercial inferior ao da latinha. Também temos o cuidado de não influenciarmos na atuação dos catadores de materiais recicláveis”, expôs.
PRESTAÇÃO DE CONTAS
No Brasil, a campanha está na décima edição anual. Até 2021 foram doados 1.387 itens de acessibilidade e recolhidos mais de 408 milhões de lacres. Em Chapecó, a campanha é realizada por metas, por isso está na 25ª edição, com a doação de mais de 100 cadeiras de rodas.
  • 21ª edição: período de arrecadação foi de dezembro/2020 a janeiro/2021 e resultou em 215 quilos de alumínio;
  • 22ª edição: período de fevereiro a abril/2021 com arrecadação de 168 quilos de alumínio;
  • 23ª edição: período de maio a agosto/2021 com a coleta de 318 quilos de alumínio;
  • 24ª edição: período de setembro a outubro/2021 com arrecadação de 377 quilos de alumínio.
Foram parceiros da campanha: Hemosc, Fundação Aury Luiz Bodanese, Sicoob MaxiCrédito, APAE de Coronel Freitas, APAE de Ipuaçu, Aurora Coop, Clínica Renal Oeste, Hectra Negócios Contábeis, Lions Clube Chapecó Integração e Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência de Chapecó.
 

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