Postado em 04 de Dezembro de 2020 às 17h06

Unimed Chapecó é referência no diagnóstico do câncer de próstata

Cooperativa médica investe na aquisição de moderno equipamento para ressonância magnética e em aparelho para biópsia de fusão

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
O câncer de próstata é a segunda causa de mortalidade no universo masculino e a segunda de incidência (atrás somente do câncer de pele), além de um redutor da qualidade de vida. Campanhas como “Novembro Azul” auxiliam no esclarecimento de dúvidas sobre o diagnóstico, sintomas e tratamento, além de ressaltar a importância da identificação da doença precocemente e de reduzir a mortalidade.
Para auxiliar no processo de diagnóstico, a Unimed Chapecó investe constantemente na aquisição de novos equipamentos e novas técnicas para ampliar a precisão dos resultados. Recentemente, a cooperativa médica adquiriu equipamento de Ressonância Magnética de 3.0 Tesla que é capaz de fornecer imagens em alta definição e aparelho para biópsia de fusão que possibilita unir imagens geradas pela ressonância magnética em tempo real do ultrassom. A técnica é considerada a mais atual do mundo para coletar material da área suspeita.
“A fusão de imagens da ressonância magnética com o ultrassom resulta em uma coleta com maior precisão das áreas suspeitas de câncer. Esta tecnologia está presente nos grandes centros diagnósticos do mundo e, no momento, é a única disponível no oeste catarinense”, ressalta o urologista e médico cooperado da Unimed Chapecó, Dr. Paulo Fernando de Oliveira Caldas.  
Os avanços tecnológicos nos exames de imagem têm auxiliado os médicos a melhorarem a precisão diagnóstica do câncer de próstata. Dr. Caldas relembra que há poucos anos, as alterações do exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) ou toque retal eram indicativos de biópsia guiada por ultrassom para coleta de fragmentos na busca do diagnóstico.
Segundo o urologista, a Ressonância Magnética 3.0 Tesla Multiparamétrica da Próstata é fundamental antes da realização da biópsia. Além de melhorar a precisão, é capaz de ajudar a prever quais áreas da próstata estão sendo acometidas por tumor e serve como exame que pode definir a necessidade ou não da biópsia.
“Estima-se que de 25% a 30% dos pacientes não necessitem de biópsia quando se realiza a ressonância magnética antes, devido à baixa probabilidade de ser encontrado um câncer clinicamente significativo de acordo com os achados prévios”, argumenta o radiologista e médico do corpo clínico da cooperativa médica, Dr. Jonas de Souza Dalabona.

Veja também

Coronavírus em SC: Governo do Estado auxilia em processo de reabertura do frigorífico de Ipumirim01/06/20 A Justiça desinterditou a planta frigorífica da JBS da cidade de Ipumirim, no Meio-Oeste catarinense, em um despacho neste sábado, 30. A decisão contou com o envolvimento do Governo do Estado, que atuou ao lado dos produtores de carne para evitar o abate sanitário de 650 mil aves, o que provocaria um grande problema ambiental para a região. O governador Carlos......

Voltar para (Blog)