“Uma horta em cada canto” é tema de oficina do SENAR/SC no Dia da Família na Escola
Evento virtual, transmitido pelo canal da Secretaria de Estado da Educação, reuniu mais de 7 mil pessoas Assista a íntegra da live: https://www.youtube.com/c/EducacaoSC1.
O cultivo de hortas domésticas ou comunitárias foi o tema do Dia da Família na Escola, celebrado em Santa Catarina pelo sexto ano consecutivo, no sábado (17). Essa foi a segunda edição que, devido à pandemia, o evento foi realizado on-line. Mais de 7 mil espectadores assistiram a live, que contou com palestrantes das cidades de Angelina, Fraiburgo e Timbé do Sul. O Dia da Família na Escola foi estabelecido por lei e é promovido pelo Movimento Santa Catarina pela Educação.
“A força colaborativa entre a família e o ambiente escolar fomenta o diálogo e fortalece a construção da cidadania”, disse o diretor regional do SENAI/SC e diretor de educação e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira, que representou as entidades empresariais e o Movimento Santa Catarina pela Educação. Para ele, a aproximação da família com a escola cria uma interação entre pais e filhos e reforça valores como respeito, responsabilidade e colaboração.
“Projetos como esse proporcionam uma participação mais efetiva dos alunos e das famílias, é uma atividade prazerosa”, enfatizou a governadora Daniela Reinehr, ao ressaltar a importância da agricultura familiar em Santa Catarina.
"Esse momento é especial para a união de alunos, pais e professores. Temos que agradecer a parceria do Movimento SC pela Educação, num processo de evolução e união das forças para o fortalecimento da educação. O Estado tem se tornado referência em várias ações neste momento de pandemia, inclusive em relação à agricultura familiar, que tem produtos presentes na alimentação diária de 100% das nossas escolas estaduais. É um dia de aprendizado, mas, principalmente, de união em prol da vida e da educação", destacou o secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro.
Segundo a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação em Santa Catarina (Undime-SC), Patrícia Lueders, o desenvolvimento de trabalhos relacionados a hortas é bastante disseminado no estado e, há duas semanas, diversos municípios catarinenses foram premiados com projetos desta linha. “As crianças acompanham o desenvolvimento de uma planta e os professores podem trabalhar matemática, geografia, ciências, enfim, fazer um trabalho interdisciplinar".
UMA HORTA EM CADA CANTO
Após a abertura, o evento seguiu com as palestras sobre hortas domésticas. A primeira foi do instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Gilsonei Duarte, que abordou o tema “Uma horta em cada canto”. A explanação focou nas boas práticas para cultivar uma horta em apartamento ou no quintal e oportunizou mostrar cada passo do processo, destacando aspectos como o local da residência ideal para o cultivo, a importância de questões como luz e boa circulação de ar, como utilizar adubo, repelente de insetos, entre outros detalhes.
Na sequência, alunos e professores da Escola de Educação Básica Vinte e Cinco de Maio, de Fraiburgo, mostraram sua experiência com horta escolar. Por fim, falou Geovana Mota, graduanda de Geografia na UFSC e que atua em projetos sociais voltados à produção de hortifrutigranjeiros nos colégios Américo Vespúcio e Getúlio Vargas e do espaço verde da Casa São José, na Serrinha, todos em Florianópolis. Geovana participou do evento a partir da cidade de Timbé do Sul.
IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA VIDA ESCOLHAR DOS ALUNOS
A técnica em Atividade de Formação Profissional do Senar/SC, Nayana Setubal Bittencourt, que juntamente com superintendente do SENAR/SC Gilmar Zanluchi, ocupa cadeira no Comitê Técnico Estadual do Movimento SC pela Educação, realçou a importância da integração entre pais e filhos nas atividades do dia a dia, mencionando como exemplo, o cultivo de uma horta. “Além de incentivar a alimentação saudável, a produção de uma horta é fundamental para que crianças e adolescentes desenvolvam autonomia e apresentem melhor desempenho na vida escolar e no futuro como profissionais”, enfatiza Nayana.
Zanluchi também ressaltou a relevância do evento ao mencionar que a participação dos pais, irmãos e outros familiares na vida escolar dos alunos deve ser constante para o desenvolvimento de atividades cotidianas. “A família deve estar presente no dia a dia dos alunos, auxiliando a desenvolver suas habilidades e apoiando na escolha profissional. Afinal, segundo alguns estudos, a iniciativa contribui para a melhoria do desempenho dos estudantes e isso é essencial para a formação de profissionais comprometidos e bem-sucedidos no futuro”.
Na visão do presidente da FAESC, José Zeferino Pedrozo, a Federação foi incorporada ao Movimento SC pela Educação por compreender que o único caminho para o desenvolvimento cultural e econômico consiste na preparação de todos para os desafios dos novos tempos e que isso passa pela educação. “Sabemos que a participação da família reflete diretamente em melhorias nos índices dos alunos e na qualidade do ensino e, no meio rural, isso é ainda mais evidente porque melhora não apenas a produtividade, mas a qualidade de vida de todos”.
COFEM emite nota de repúdio a curso que propõe o enfrentamento ao agronegócio07/Jul/202107/07/21há 4 anos Quarta-feira, 07 de Julho de 202107/07/2021Nota intitulada “Posição empresarial ideologias de ensino” repudia “qualquer tentativa de transformar instituições de ensino, de todos os níveis, em instrumentos doutrinários de ideologias......
Observatório Social do Brasil de Chapecó acompanha obras em andamento 01/Nov/202201/11/22há 2 anos Terça-feira, 01 de Novembro de 202201/11/2022 O Observatório Social do Brasil de Chapecó (OSB-Chapecó), por meio do PROJETO CIDADANIA e CONTROLE SOCIAL realizado em parceria com duas universidades (UNOCHAPECÓ e UNOESC - Campus de Chapecó), está em atividade......