Postado em 29 de Dezembro de 2022 às 14h13

Turismo de Coronel Freitas avança e desenvolve economia do município

Novos empreendimentos turísticos se destacam na região oeste e atraem inúmeros visitantes

Grupo de turismo de Coronel Freitas comemora as conquistas e avanços do setor.

——————

Localizado no oeste de Santa Catarina, o município de Coronel Freitas é rodeado por belezas naturais. Ar puro e fresco, contato com animais e com o meio ambiente fazem parte da rotina de quem escolheu Coronel Freitas como lar, mas também serve de atrativo turístico para inúmeros visitantes.
Em 2019 a Administração Municipal de Coronel Freitas iniciou, em parceria com o Sebrae/SC e a Associação Empresarial de Coronel Freitas (AECF), ações de fomento ao turismo. As primeiras medidas foram a elaboração do inventário e o diagnóstico turístico. Em 2020, o foco foi a construção do Plano Municipal de Turismo. Já em 2021 e 2022 foram criados negócios turísticos que alavancaram o setor no município, demonstrando o potencial de Coronel Freitas.
As ações foram conduzidas pelas consultoras de turismo credenciadas ao Sebrae/SC, Karla Hall e Silvia Nowalski e contou com auxílio da AECF, que criou uma secretaria específica do setor, e do Conselho Municipal de Turismo – Comtur.
Foram realizadas iniciativas com base em três eixos principais: fortalecimento da governança municipal do turismo (Poder Público, empresários, entidades empresariais e sociedade); aprimoramento dos produtos turísticos e desenvolvimento do mercado (peças de divulgação, utilização das mídias sociais e conexões com eventos regionais).
“Ao final do ano de 2022 fizemos uma análise dos resultados alcançados e percebemos que o incentivo ao turismo deu certo em Coronel Freitas. Isso porque, ao longo deste período, novos empreendimentos turísticos foram abertos no município. Quando iniciamos o trabalho contávamos apenas com o camping Tibolla e, hoje, são várias as opções de turismo entre elas a Volta do Dedo, que tem sido um ponto de destaque do turismo. Em 2023 temos certeza que o setor crescerá ainda mais”, observa Karla.
         INCENTIVANDO O TURISMO LOCAL
A presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e diretora de turismo pela AECF, Laureci Roman Masetto, cita como exemplo algumas iniciativas de incentivo ao turismo local. Um deles foi o 1º Festival Gastronômico de Coronel Freitas (Festicel), que proporcionou sabores únicos da tradição italiana, apresentações artísticas, entretenimento e lazer para os turistas da região oeste catarinense.
 “Quando iniciamos esse projeto em parceria com o Sebrae/SC nem imaginávamos os potenciais turísticos que tínhamos, mas com o passar do tempo e os estudos realizados, concluímos que possuímos inúmeras possibilidades para oferecer experiências diferenciadas aos turistas explorando nossa geografia, a natureza e alguns patrimônios históricos”, comenta.
Entre os atrativos turísticos oferecidos pelo município, estão: o Mirante Volta do Dedo que recebe muitos visitantes durante o ano; Mirantebelvede.trilhas que oferece produtos coloniais e trilhas em mata virgem; o Salto Cairú no Rio Chapecó; Camping Tibolla com espaço para acampar, praticar atividades físicas e lazer nas águas do rio; Igreja Simões Lopes com toda sua estrutura em madeira; a Gruta da Comunidade de Júlio de Castilho e a Vinícola Migliorini com bom espaço para reuniões, na Linha São Miguel.
“Valorizamos e destacamos os pontos turísticos já existentes e demos o pontapé inicial em outros projetos de turismo voltados à cultura e gastronomia, principalmente a italiana. Hoje vemos empresários apostando no setor e abrindo novas opções aos visitantes. Foi uma grande conquista. Ainda temos algumas deficiências no que diz respeito à parte gastronômica, mas temos certeza que em 2023 novos recursos virão e avançaremos ainda mais”, acrescenta a presidente do Comtur.
De acordo com o prefeito, Delir Cassaro, Coronel Freitas tem 70% de sua renda oriunda do agronegócio, principalmente pela produção de soja e milho e pela bovinocultura de corte e leite. “O reconhecimento pelo setor produtivo já conquistamos e agora estamos avançando para o desenvolvimento de novas atividades econômicas e uma delas é o turismo que tem trazido ótimos resultados”, adianta.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, enaltece que investir em novos atrativos turísticos é incentivar o incremento no movimento econômico do município porque fomenta novas atividades, renova ciclos de desenvolvimento territorial, amplia as oportunidades locais e incentiva o empreendedorismo.
“Quando a Administração Municipal acredita e investe no turismo, outros segmentos da economia local também são beneficiados como, por exemplo, o comércio e a hotelaria. O avanço que Coronel Freitas teve nos últimos anos serve de exemplo e inspiração para que outros municípios vejam que vale a pena apostar no turismo local”, finaliza.

Veja também

SENAR/SC oferece mais de 250 cursos gratuitos em fevereiro27/01/22 O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), promove mais de 250 capacitações gratuitas em fevereiro. A iniciativa conta com a parceria dos Sindicatos Rurais do Estado. Os cursos estão disponíveis no site www.senar.com.br, com especificação de......

Voltar para (Blog)