Postado em 29 de Janeiro de 2021 às 15h14

“Tudo o que fazemos para o bem reflete na nossa vida”, afirma Akimoto

Presidente da ACIC falou sobre o propósito e a força do voluntariado em palestra virtual que abriu as atividades do Observatório Social do Brasil em Chapecó

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Inspiração para o trabalho voluntário e participação na comunidade. Foi essa mensagem que o presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Nelson Eiji Akimoto, transmitiu nesta semana em palestra on-line que abriu oficialmente as atividades do ano do Observatório Social do Brasil (OSB) de Chapecó. O dirigente é um incentivador de diversos programas sociais no município, exerce cargos em entidades empresariais, científicas e filantrópicas e abordou o tema “O propósito e a força do voluntariado”.
            Akimoto iniciou a palestra lembrando de acontecimentos na família, quando o exemplo dos pais e dos irmãos chamaram sua atenção e o influenciaram a iniciar os trabalhos voluntários. “Eu sempre faço uma reflexão sobre as oportunidades, elas não vêm por acaso, são resultado das nossas decisões. Muitas chegam por merecimento”.
             De acordo com Akimoto, no voluntariado o objetivo se torna um propósito. A pessoa precisa se identificar com a causa. “O voluntariado mostra o que é possível fazer em conjunto, a força do trabalho em equipe”, frisou, ao acrescentar que não se deve esperar algo em troca. “Quem mais ganha somos nós. Tudo o que fazemos para o bem tem reflexo na nossa vida. Não sabemos a hora desse retorno, mas ele chegará”, enfatizou.
            Ao chegar em Chapecó em 1988, vindo de São Paulo, Akimoto começou a participar das entidades. Com isso, foi conhecendo pessoas, ampliando o networking e, depois de cinco anos, fundou sua empresa, a Nord Electric. “Em 1993 fui convidado para me associar à ACIC e, em 1996, já fazia parte da diretoria. Foi quando comecei a ver como as lideranças são importantes para o município. Chapecó é desenvolvida pelas lideranças que tem e pelas pessoas que se dedicam à cidade”, realçou, ao acrescentar que o trabalho desenvolvido pelo Observatório Social é dos grandes exemplos. “Acompanho e a ACIC é uma das apoiadoras. Sabemos do importante papel que o OSB tem para o desenvolvimento do município”.
            As conexões que foi fazendo foram também gerando negócios. Ao participar de uma palestra sobre energias renováveis, Akimoto conheceu um grupo de empresários envolvidos com o tema. “Eu vi em um telejornal que o evento estava acontecendo e fui. Conheci pessoas e isso resultou na criação da Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renováveis (FCTER). Mais tarde, esse mesmo grupo de pessoas fundou uma empresa, a Renovigi. Isso só foi possível porque resolvi, de última hora, ir ao evento. Por isso eu sempre digo: não percam as oportunidades”, salientou.
            No trabalho voluntário se desenvolve a liderança, o trabalho em equipe e outras características importantes para as empresas. “Isso reflete no nosso dia a dia, nas nossas relações pessoais e na forma de entregar o negócio. A grande missão do ser humano é evoluir e conseguir que a humanidade evolua junto. No voluntariado fizemos o bem sem olhar a quem e deixamos um legado. E você, como quer ser lembrado?”, questionou o dirigente.
            SOBRE O OSB
            Participaram da palestra a presidente do OSB Nacional, Belonice Sotoriva, o presidente do OSB Santa Catarina, Alexsandro Schu, e o presidente do OSB Curitiba, gestor da Força Tarefa Cidadã e membro do Conselho do Sistema OSB, Ney da Nóbrega Ribas. Belonice assinalou que são 150 unidades no Brasil. “Os Observatórios Sociais são fruto da iniciativa de pessoas que, de forma voluntária e organizada, resolveram transformar o seu direito de indignar-se para estimular a cidadania, a ética, a moralidade, a educação fiscal, a transparência e o monitoramento da aplicação dos recursos públicos, por meio do acompanhamento das ações dos seus gestores”, sublinhou.   
Criado em 2015, o Observatório Social de Chapecó conta com 146 voluntários e tem contribuído no acompanhamento de ações e obras públicas a partir da colaboração de pessoas para maior controle social e exercício da cidadania. “A palestra de abertura dos trabalhos deste ano foi inspiradora, mostrou a importância do trabalho voluntário e como cada um, fazendo a sua parte, pode transformar uma comunidade. Foi um momento especial, de estímulo, de inspiração e de valorização às atitudes solidárias que transformam diariamente o mundo”, concluiu o presidente do OSB Chapecó, Mário Miranda.

Veja também

Ferrovias são necessárias para manter o parque agroindustrial em SC24/03/22 Outra obra ferroviária importante, que já foi chamada de “Ferrovia do Frango”, deverá ligar o extremo-oeste com os portos marítimos catarinenses. O governo federal instituiu o novo marco legal das ferrovias através da MP 1065/2021 e deve, em maio deste ano, leiloar vários trechos.  Duas lideranças do setor agroindustrial – José......
Aurora Coop e FALB reconhecem professores com o Prêmio Educador Eco Criativo 18/10/22 As ganhadoras do Prêmio Educador Eco Criativo promovido pela Fundação Aury Luiz Bodanese (FALB), instituição mantida pela Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop), foram anunciadas, nesta semana, em evento on-line.......

Voltar para (Blog)