Postado em 25 de Outubro de 2022 às 14h34

Troco Solidário: Fort Atacadista destina mais de R$ 15 mil a FCD de Chapecó

A Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência entidade atua na capital do oeste catarinense em defesa dos direitos das pessoas com deficiência e seus familiares há 41 anos

 
Promover inclusão social. Essa é a missão da Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência (FCD) – não-governamental e sem fins lucrativos – que foi beneficiada neste mês de outubro pelo Fort Atacadista de Chapecó. O atacarejo destinou R$ 15.462,12 ao movimento, por meio do programa Troco Solidário, referente ao primeiro semestre de 2022. A entidade atua na capital do oeste catarinense em defesa dos direitos das pessoas com deficiência e seus familiares há 41 anos e promove reuniões, palestras, oficinas, rodas de conversa e orientações e atividades socioassistenciais. 
De acordo com a coordenadora presidente da FCD, Maribel Fátima Sganzerla Kaminski, o apoio de empresas locais e da comunidade é indispensável para a atuação do movimento. “Todo valor é importante para nossa entidade. Preparamos em média 40 refeições por dia. Além dos recursos serem essenciais para a compra de alimentos básicos, também precisamos regularmente de manutenção e conserto de equipamentos, investir na aquisição de itens e pagar as contas de água, luz, internet e gás. Nosso trabalho existe graças aos projetos e instituições que nos auxiliam e em função da dedicação de organizadores e voluntários”, destaca.
Para o gerente do Fort Atacadista de Chapecó, Fabiano Simões de Souza, é importante observar a realidade local, promover ações para aumentar o engajamento da sociedade e contribuir com o trabalho de entidades que se dedicam para melhorar a qualidade de vida dos munícipes. “O programa Troco Solidário conta com o apoio de nossos clientes em prol de toda a comunidade. Essa ação nos dá a certeza de que é possível termos uma grande conquista se cada um ajudar da forma que pode. Ficamos felizes por fazer a diferença para a FCD e enaltecer o trabalho desse movimento tão comprometido”.
A FCD atende em sede própria, localizada no Bairro Esplanada, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.  Oferece oficinas de artesanato, costura, informática e realiza uma série de atividades para pessoas com deficiência acima de 18 anos.
“Nosso propósito é promover inclusão social por meio da troca de experiências. Atualmente, atendemos cerca de 100 pessoas e queremos que se sintam acolhidas, que saibam que elas são importantes e que tenham a FCD como uma segunda casa”, afirma Maribel. “Também apoiamos, por meio das visitas domiciliares, às pessoas que não tem como sair de casa ou que receberam alta do hospital, além das visitas fraternistas, que é quando os acolhidos pela FCD se visitam entre eles”, complementa.
A coordenadora presidente reconhece ainda a importância da representatividade. “Nossa coordenação é formada apenas por pessoas com deficiência. Quando falamos em inclusão logo pensamos na necessidade de sermos protagonistas das nossas histórias. Nós fazemos por nós. Essa é a diferença. É inspirador e empático ter esse olhar”.
ASSEMBLEIA FCD
          De 11 a 16 de novembro acontecerá a Assembleia Nacional Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência. O evento será realizado em Chapecó, na Casa das Mulheres Camponesas. O objetivo é revisar e reelaborar o estatuto e o documento base das FCDs e eleger a nova coordenação da FCD Nacional.  “Esse encontro é importante porque nos preocupamos não somente com o movimento local, mas também de outras regiões. Quanto mais fortalecermos a FCD de todo o Brasil, mais vamos garantir inclusão social”, ressalta Maribel.
 
 

Veja também

Câmara Regional de Educação alinha ações para 202218/03/22   Elaborar o plano de ação para implementação neste ano, definir metas e indicadores para a região e atualizar sobre a plataforma do Movimento Santa Catarina pela Educação. Esses foram os temas de reunião, nesta semana, em Chapecó, da Câmara Regional Oeste do Movimento Santa Catarina pela Educação, que também marcou a......
A confiança na indústria da carne08/09/20 NELSON EIJI AKIMOTO, presidente da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Chapecó) e NADIR JOSÉ CERVELIN, gerente do Projeto MERCOAGRO (Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da......

Voltar para (Blog)