Tendências do agro e segurança no campo foram destaques no 1º Encontro Agro do Sicoob São Miguel do Oeste
O Sistema Faesc/Senar-SC (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) foi apoiador do 1º Encontro Agro promovido pelo Sicoob São Miguel, no último fim de semana, em São Miguel do Oeste. O evento reuniu mais de 200 pessoas entre produtores rurais, lideranças e profissionais da área.
Após explanação do presidente do Sicoob São Miguel, Edemar Fronchetti, sobre o Cenário Atual do Plano Safra 2022/2023 e expectativas 2023/2024, o coordenador do Centro Estadual de Combate aos Crimes contra o Agronegócio (CAOAGRO) e diretor de Policia Civil para a região Oeste, delegado Fernando Callfass, apresentou o sistema de repressão aos crimes contra o agronegócio em Santa Catarina. Além de destacar os bons resultados do setor, o palestrante demonstrou de que forma as ferramentas podem ser úteis a quem precisar do serviço e demonstrou como acessar o Centro de Apoio.
Em seguida, o vice-presidente da Faesc, Enori Barbieri, abordou as “Tendências de negócios e perspectivas de mercado para o agro”. Durante explanação, Barbieri falou sobre o atual cenário agrícola e alertou sobre os cuidados que devem adotados para evitar prejuízos na próxima safra. “Quando o produtor iniciou o plantio da safra 2021/2022 plantou com preços baixos e, apesar da estiagem, colheu com preços altos. Agora, está plantando com preços altos e colherá com preços baixos”.
Também falou sobre as intensas chuvas que vêm comprometendo a agricultura no Estado e ressaltou que desde 2014 não eram registrados tantos dias chuvosos como em setembro e outubro de 2022. Segundo ele, o excesso de chuva tem atrapalhado o desenvolvimento de algumas culturas e atrasa o plantio de outras. É o caso do milho e da soja, que pelos dias chuvosos, começam a ter problemas. A lavoura do milho, por exemplo, em Santa Catarina foi plantada até o final de setembro, mas com o clima chuvoso e poucos dias de sol há dificuldade na germinação do milho, inclusive, com a terra muito fria. “Com isso, começamos a imaginar que teremos problemas futuros de quebra de safra, pois, afinal de contas, há mais de 30 ou 40 dias tem milho plantado e poucos dias foram de sol”.
Barbieri também falou sobre a previsão do La Niña (fenômeno climático-oceânico caracterizado pelo resfriamento anormal das águas do Oceano Pacífico), que interferirá na escassez de chuva nos meses de novembro e dezembro. “Infelizmente, todos os institutos de meteorologia estão fazendo essa previsão. Por isso, a orientação é que os produtores tenham muito cuidado de agora em diante para garantir o plantio de uma safra de forma segura, com umidade e no tempo certo”, reforçou.
Por fim, o vice-presidente da Faesc alertou para que os produtores não arrisquem como muitos fizeram no passado, plantando duas safras em um único período. “Isso é perigoso porque não temos em Santa Catarina uma cultura de contratar seguro agrícola”.
Para o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, foi uma satisfação participar desse evento, promovido pelo Sicoob São Miguel. “Como entidade que preza pelo fortalecimento do setor produtivo, somos parceiros de ações que valorizam a produção agrícola e transmitem conhecimentos e orientações para manter os produtores preparados para os desafios do mercado”.
Também estiveram presentes no evento o presidente do Sindicato Rural de São Miguel do Oeste Adair José Teixeira, a supervisora regional do Senar/SC Grasiane Viêra, o delegado regional de Polícia de São Miguel do Oeste Wesley Andrade, o delegado da Comarca de São José do Cedro Sandro Zancanaro, entre outros.
Veja também
Abelardo Luz trabalha com foco no desenvolvimento econômico31/Mai/201931/05/19há 6 anos Sexta-feira, 31 de Maio de 201931/05/2019Semana do Microempreendedor Individual (MEI), realizada no período de 20 a 24 de maio, palestra sobre o sistema de garantia de crédito, oficina sobre vendas, missão à Expo Gestão, atendimento do consultor credenciado ao Sebrae/SC e a entrega do relatório mensal de atividades (report) foram algumas das ações realizadas em Abelardo Luz, Oeste de Santa Catarina,......
Programa Sorrindo no Campo atende mais de 280 crianças em escola de Itapema13/Out/202213/10/22há 3 anos Quinta-feira, 13 de Outubro de 202213/10/2022Dois dias de muito conhecimento transmitido de forma simples, prática e lúdica. Assim foi o Programa Sorrindo no Campo realizado, neste mês, na escola Municipal EMEB Vereador Paulo Reis, no Bairro Sertão do Trombudo, em Itapema......