Postado em 04 de Novembro de 2019 às 16h45

Temas relevantes e atuais para a área jurídica foram o foco do III Seminário de Direito Cooperativo da Região Sul

Direito digital, sociedades cooperativas e matérias de interesse do cooperativismo em tramitação no Congresso Nacional: esses foram alguns dos temas abordados durante o III Seminário de Direito Cooperativo da Região Sul, que aconteceu, na última semana, em Florianópolis. O evento, organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP/SC), em parceria com a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC), contou com a participação de cerca de 100 profissionais da área. 
“O evento superou as nossas expectativas e evidenciou a importância dos profissionais da área jurídica para o crescimento e fortalecimento das nossas cooperativas, em todo o Brasil”, destacou o presidente da OCESC e do SESCOOP/SC, Luiz Vicente Suzin.
No primeiro dia do evento, o jornalista José Roberto Guzzo abordou as situações midiáticas do Brasil. Buscando atualizar os participantes acerca das demandas da sociedade, o segundo dia iniciou-se com o painel sobre direito digital. A especialista em direito digital, Cristina Sleiman falou sobre “A nova realidade da sociedade digital: sem fronteiras” e Fernando Mangold, também especialista em direito digital, palestrou sobre “Direito digital: da teoria à prática”. O segundo painel teve a palestra “Sociedades Cooperativas: a impenhorabilidade do capital social”, ministrada pelo advogado Amilcar Barca Teixeira. A advogada Marina Souza de Moraes Lopes abordou o “Ato Cooperativo: reflexões sobre sua configuração e cenários jurisprudencial sobre a não incidência tributária”. 
O Seminário também levantou os aspectos tributários e societários das cooperativas. O advogado Rafael Nichele abordou as “Questões atuais de tributação das cooperativas no CARF”. Os temas de interesse do cooperativismo em âmbito nacional também foram destaque no Seminário. A gerente jurídica da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Ana Paula Andrade Ramos, falou sobre as “Matérias de interesse do cooperativismo em tramitação no Poder Judiciário e no Congresso Nacional”. “Os cenários trabalhista e sindical e os desafios para a categoria econômica das cooperativas” foram os assuntos abordados pela gerente sindical do Confederação Nacional das Cooperativas (CNCOOP), Jucélia Santana Ferreira. A conferência de encerramento ficou por conta do economista Juan Jensen que falou sobre a “Conjuntura Econômica e Política”. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC

Veja também

FAESC é 1ª entidade vinculada à CNA credenciada como certificadora no Plano Nacional de Crédito Fundiário06/12/21 A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) é a 1ª federação vinculada ao Sistema CNA a ser credenciada para atuar como certificadora para prestação de serviço de assistência técnica e extensão rural na elaboração de projetos técnicos e de financiamento, bem como de......
Sindicont Chapecó promove curso sobre mudanças na DIRF10/02/23 “DIRF 2022, sua extinção e reflexos na EFD-Reinf, eSocial e DCTFWeb para 2023” é o tema de curso que ocorrerá na próxima terça-feira (14), das 8h30 às 17h30, na Uceff Faculdades, no bairro Santa......

Voltar para (Blog)