Postado em 26 de Agosto de 2021 às 16h47

Telemedicina do SESI agiliza atendimentos em saúde assistencial

Agilidade, facilidade e segurança nos atendimentos são alguns dos benefícios da Telemedicina do SESI. O serviço foi apresentado na região oeste nesta quinta-feira (26) pela gerente executiva de Saúde e Segurança na Indústria Sendi Locks Lopes, e pelo coordenador de Saúde e Segurança na Indústria do SESI/SENAI Regional Extremo Oeste e Oeste, Leandro Jacson Schacht. O serviço é específico para saúde assistencial. A medicina ocupacional ainda não está liberada legalmente para fazer atendimentos on-line.
            De acordo com Sendi, a pandemia acelerou tendências e os atendimentos médicos virtuais foi uma delas. “A pandemia permitiu, por meio de marcos regulatórios, avançar nessa questão. O SESI percebeu a necessidade de acesso facilitado à saúde, sem que as pessoas precisassem sair de casa, evitando, em casos de covid-19, a possibilidade de transmissão da doença”, frisou, ao acrescentar que o serviço também tem caráter educacional e preventivo, permitindo redução de gastos com saúde.
            Pesquisa de aderência e intenção de consumo de Telemedicina feita com indústrias do País mostrou que 80% consideram a possibilidade de atendimento por vídeo e por telefone, 50% consideram 30 minutos um tempo adequado para uma consulta médica por meio da Telemedicina e 50% oferecem plano de saúde aos colaboradores, mas sem acesso ao recurso virtual. Os dados que o SESI tem até agora sobre o serviço mostram um alto nível de resolutividade: 96% dos casos são resolvidos no atendimento, 3% foram encaminhados para especialista e apenas 1% foi encaminhado para unidade de saúde.
Schacht mostrou o passo a passo de como a ferramenta funciona e realçou que a Telemedicina é uma boa estratégia para as empresas. “Além da agilidade, reduz custos com deslocamentos. Oferecer consultas on-line aos colaboradores é uma maneira de prevenir afastamentos e aumentar a produtividade. Contribui para melhorar a qualidade de vida do trabalhador e, com isso, reduzir os custos com saúde”, enfatizou.
O gerente executivo do SESI, SENAI e IEL na regional Oeste, Jardel Carminatti, sublinhou que a Telemedicina é tendência e entra para o portfólio de serviços de saúde oferecidos pelo SESI. “A plataforma é simples, segura e completa, contribuindo para proporcionar mais saúde para os trabalhadores da indústria”.
ATENDIMENTOS
            O serviço pode ser contratado por indústrias e se destina a trabalhadores e seus dependentes. São ofertados diversos tipos de atendimentos. Um deles é a teletriagem em teleconsulta, que oferece três caminhos ao paciente: orientação de autocuidado, consulta médica eletiva ou direcionamento para atendimento ambulatorial ou de emergência. Também há atendimento on-line de enfermagem e medicina para monitoramento de casos confirmados ou suspeitos de covid-19. Além disso, os pacientes poderão agendar teleconsultas médicas, com nutricionista e com psicólogo.
            Os atendimentos acontecem 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem ser imediatos ou agendados através da web, 0800 ou aplicativo. A exceção é para as consultas com psicólogos e nutricionistas. Estas podem ser agendadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 20 horas.
Todo o processo dos atendimentos da Telemedicina do SESI é realizado por uma plataforma, que também guarda histórico dos trabalhadores em prontuários específicos.

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