Tecnologias para cereais de inverno serão temas de Dia de Campo
Agregar renda e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade é a missão do Sicredi. Vindo ao encontro do trabalho da instituição financeira cooperativa em seus 120 anos de história, uma parceria recentemente firmada entre a Sicredi Região da Produção, a Embrapa Trigo, a Prefeitura de Rondinha (RS) e a empresa Incovet viabilizou a organização do 1º Dia de Campo – Cereais de Inverno na Pecuária Leiteira, marcado para começar às 9 horas da próxima quarta-feira, 19 de outubro. O local será a propriedade do associado Sicredi Roque Balbinot, situada na linha Lambari, comunidade rural do município de Rondinha (RS).
De acordo com o assessor de Negócios Agro da Sicredi Região da Produção, Dheizon Calluans, o público em geral está convidado a conhecer uma verdadeira vitrine tecnológica, materializada no plantio de 19 diferentes cultivares em dois hectares de terras, a maior parte voltada à bacia leiteira.
— Nosso objetivo é trazer opções para diversificar a produção e novas tecnologias relativas ao plantio de grãos, com foco na pecuária leiteira. A parceria surgiu por iniciativa da Embrapa e posteriormente se ampliou para outras entidades e instituições. Quando a gente coopera, todos ganham, e o Sicredi está sempre consolidando parcerias que auxiliem no desenvolvimento das comunidades onde atua —, ressalta Calluans.
As sementes foram desenvolvidas pela Embrapa Trigo de Passo Fundo e semeadas em julho deste ano na área de amostragem. Em cada estação, as apresentações irão abordar cultivo, manejo, sanidade, adubação e uso das culturas de inverno para os produtores terem menos riscos e mais renda, explica o chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Giovani Faé. “Estamos realizando estudos científicos com base nessa experiência para oferecer tecnologia aos produtores. Com o correto posicionamento e trabalhando realmente uma lógica de processo, principalmente de sistema, conseguimos obter, através do manejo, uma maior eficiência quanto a transformar o grão, a silagem, o pré-secado ou pasto com mais rentabilidade, ponto principal desse trabalho”, esclarece Faé.
Não é necessário se inscrever previamente para participar do Dia de Campo. Haverá placas indicativas próximas ao local para facilitar o acesso dos visitantes à propriedade que sediará as atividades.
Temas
·Alimento conservado: silagem de planta inteira de cereais de inverno – Dr. Renato Fontaneli e pós-graduandos.
·Formulação de dietas de alto desempenho utilizando cereais de inverno e snaplage – Incovet, Dr. Carlos Bondan e Me. Jerbeson Hoffmann da Silva.
·Cinco safras em dois anos – Dr. Luciano Schertz.
·Novas tecnologias BRS: soluções para o ano todo – Embrapa, Dr. Giovani Faé
·Controle de doenças em cereais de inverno – Syngenta, engenheiro agrônomo Iloi Orso.
Veja também
Dependência digital causa prejuízo nas atividades do cotidiano08/Jan/202008/01/20há 5 anos Quarta-feira, 08 de Janeiro de 202008/01/2020Você já parou para pensar em quantas vezes por dia mexe no celular? E em quantas dessas vezes é para acessar as redes sociais? A dependência digital é um fenômeno recente. Ainda há muitos estudos a serem desenvolvidos nesta área, mas a dependência pode ser caracterizada pelo prejuízo marcante nas atividades do cotidiano, de autocuidado e na capacidade......
SINDICONT CHAPECÓ: Contabilidade para agricultura22/Fev/202422/02/24há 1 ano e 8 meses Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 202422/02/2024Orientar os profissionais em relação aos aspectos relacionais ao imposto de renda pessoa física, com foco no produtor rural, no assertivo cumprimento das normas e prevenção de penalidades, diante das malhas fiscais,......
Novos tempos para a ovinocaprinocultura de SC16/Out/202416/10/24há 1 ano Quarta-feira, 16 de Outubro de 202416/10/2024 JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)...