Postado em 22 de Novembro de 2022 às 14h22

Tecnologia e robótica nas escolas: resultados do Infância.com são apresentados em São Carlos

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Os alunos e professores da Rede Municipal de Ensino de São Carlos foram capacitados durante o ano de 2022 para trabalhos envolvendo robótica, programação e projetos 3D. As atividades fizeram parte da solução Infância.com do Programa Cidade Empreendedora, que é executado pela Administração Pública em parceria com o Sebrae/SC. Os resultados serão expostos durante a I Mostra Pedagógica de São Carlos, onde também ocorrerá a Feira do Infância.com.
O evento está programado para quinta-feira (24), das 8h às 12h e das 13h às 20h. A abertura oficial será às 8h30 no Ginásio Municipal de Esportes de São Carlos. A iniciativa terá a parceria do Sicredi. A Mostra contará com apresentação de 60 projetos de educação cooperativa das 11 escolas municipais, do berçário ao 9º ano. A visitação é gratuita e aberta à comunidade.
De acordo com a orientadora educacional e coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de São Carlos, Janete Maria Sander Giongo, a expectativa é de que circulem pela mostra cerca de 2 mil pessoas. “Serão apresentados trabalhos envolvendo a produção de mil alunos da Rede Municipal de Ensino. Convidamos aos familiares, estudantes da rede estadual, autoridades e toda a comunidade de São Carlos para que visitem nosso espaço e conheçam o que foi realizado durante o ano de 2022”.
Janete destaca, ainda, que o evento coincidirá com o primeiro jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo e um telão estará exposto no ginásio para que os visitantes possam acompanhar a partida de futebol. Além disso, haverá o lançamento do vídeo institucional da Secretaria de Educação de São Carlos.
INFANCIA.COM
O Infância.com terá um espaço com atrações especiais de robótica interativa, educação maker, impressoras 3D, entre outras atividades. O consultor credenciado ao Sebrae/SC Andy Troc explica que o Infância.com visa o fortalecimento da educação, levando a cultura maker e tecnológica às escolas.
Durante o ano ocorreram quatro encontros com professores que foram capacitados a trabalhar com plataformas de programação para ensino, modelagem e impressão 3D e robótica. “Os professores já estão trabalhando com os alunos”, destaca o consultor.
A prefeitura de São Carlos também recebeu kits de robótica (motor, sensor, placa de programação, conectores), impressora 3D e computadores para que os participantes possam construir desde um robô simples até um protótipo de equipamento agrícola.
Após a capacitação, foi feita a imersão com os alunos. “Todos desenvolveram atividade de eletrônica básica e desenhos em papel com a inclusão de equipamentos eletrônicos, por exemplo”, cita. Andy ressalta que durante a Mostra será exibido o que foi produzido com a impressão de objetos 3D, e haverá robôs funcionando, aplicações interativas entre computador e robótica com jogos, projetos desenvolvidos e a fabricação digital.
O prefeito de São Carlos, Rudi Miguel Sander, salienta a satisfação do município em proporcionar às escolas inovações que oferecem diferencial aos alunos da rede municipal de ensino. “Apresentaremos o resultado do excelente trabalho realizado durante o ano, com ações pensadas e voltadas com foco para o futuro dos alunos. Acreditamos que a história de São Carlos será outra a partir das mãos desses jovens”.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, observa que o Infância.com tem a metodologia alinhada a Base Nacional Comum Curricular e é um complemento aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula, levando a essência do “Faça você mesmo” para as escolas, despertando nos estudantes e professoras o gosto pela ciência e a tecnologia. “O Infância.com possibilita, por meio de materiais reciclados e ferramentas simples, a criação de robôs, jogos, aplicativos e outros projetos que envolvem eletrônica, programação e robótica, desenvolvendo habilidades como a criatividade, o empreendedorismo e o raciocínio lógico”, acrescenta.
 
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite

Veja também

Nota de pesar: Arthur Salvador Badalotti14/07/21 A Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) lamenta profundamente o falecimento, na data de hoje, do industrial ARTHUR SALVADOR BADALOTTI Natural de Erechim (RS), o empresário tinha 91 anos de idade, era casado com dona Lori Cecília Fenker Badalotti e pai de cinco filhos: Cristina, Gilberto, Amália, Maria Lúcia e Gilmar. Fundou e dirigiu a Cerâmica......

Voltar para (Blog)