Startup SC seleciona 60 startups para a 15ª turma de capacitação
Programa do Sebrae Startups reforça Santa Catarina como referência nacional em inovação e empreendedorismo
O Programa Startup SC, iniciativa do Sebrae Startups, anunciou as 60 startups selecionadas para sua 15ª turma (Foto: Divulgação).
O Programa Startup SC, iniciativa do Sebrae Startups, anunciou as 60 startups selecionadas para sua 15ª turma, após um processo seletivo que reuniu 332 inscrições de 42 cidades catarinenses. Criado em 2013, o programa se consolidou como uma das principais iniciativas de capacitação do país e já apoiou o crescimento de mais de 480 startups, entre elas Asaas, Paytrack, PagueVeloz, Sizebay e Mercos, além de startups que foram adquiridas por grandes grupos, como Hiper, Clínica nas Nuvens e Credpago.
As atividades da nova turma terão início em maio e seguirão até setembro de 2025, com workshops presenciais quinzenais, masterclasses e mentorias individuais e coletivas. O programa busca preparar startups para o crescimento estruturado, contribuindo para o fortalecimento do ecossistema de inovação de Santa Catarina.
"Nosso objetivo é fortalecer o ecossistema catarinense e preparar startups para crescerem de forma estruturada. O programa já ajudou a criar grandes histórias de sucesso, e queremos continuar apoiando novos negócios promissores", afirma a gestora do Startup SC, Luiza Helena Jonck Pedroso.
PERFIL DAS STARTUPS INSCRITAS
O processo de seleção da 15ª turma registrou a inscrição de 332 projetos vindos de 42 cidades do estado. Florianópolis liderou com 140 inscrições, seguida por Joinville e Chapecó, ambas com 32. A maioria das startups inscritas se encontra nas fases de Validação (141 projetos) e Tração (125 projetos). Quanto aos segmentos de atuação, Tecnologia da Informação, Saúde e Bem-Estar e Educação foram as áreas mais representadas.
UM LEGADO DE TRANSFORMAÇÃO NO ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO
Em mais de uma década, o Startup SC capacitou mais de 1.900 empreendedores e impulsionou o crescimento de startups que hoje são referência em suas áreas. Entre os casos de sucesso estão a Asaas, que captou R$ 820 milhões em 2024, e a Paytrack, que levantou R$ 240 milhões em 2025. Além disso, o programa contribuiu para a trajetória de empresas que foram adquiridas por grandes grupos, como a Hiper, comprada pela Linx; a Clínica nas Nuvens, adquirida pela Bionexo; e a Credpago, incorporada pela Loft. Outros destaques incluem a Sizebay, referência em provadores virtuais, e a Mercos, plataforma líder para representantes comerciais.
"O crescimento do ecossistema de inovação em Santa Catarina é resultado direto da evolução dos empreendedores que passam pelo programa, cada vez mais preparados para enfrentar o mercado com propostas robustas e inovadoras", destaca o gerente de inovação do Sebrae/SC, Alexandre Souza.
PARCERIAS ESTRATÉGICAS E AMBIENTE DE ALTA PERFORMANCE
O sucesso do Startup SC é viabilizado pelo apoio de mantenedores estratégicos como FAPESC, 49 Educação, AWS, Inova Startups, Capton, DATI, Febacapital, Investidores VC, Klab, LIDE SC, Nexpon, Questum, Senior Sistemas, WOW Aceleradora, Zendesk e Zoho. Esse conjunto de parceiros fortalece a estrutura do programa, proporcionando às startups acesso a capacitação de excelência, capital semente e conexões valiosas no mercado.
O Startup SC integra a Jornada Empreendedora Sebrae Startups, que engloba iniciativas como o Startup Weekend, Programa Nascer, Capital Empreendedor, Jornada Startups, Inova Startups, Rede Midihub de incubadoras e o Startup Summit.
INÍCIO DAS ATIVIDADES
As startups selecionadas iniciarão as atividades neste mês, com workshops presenciais quinzenais até setembro. Durante a capacitação, os empreendedores terão acesso a mentores, desenvolvendo competências em marketing, vendas, finanças, gestão de produto, inovação e captação de investimentos.
Confira a lista das startups escolhidas, separadas por cidade onde os encontros ocorrerão:
Turma Blumenau
RIA Systems - https://briefingjuridico.riasistemas.com.br (Balneário Camboriú)
Go To Gov - https://gotogov.com.br (Blumenau)
Kit Control - https://www.kitcontrol.com.br (Blumenau)
O programa se consolidou como uma das principais iniciativas de capacitação do país e já apoiou o crescimento de mais de 480 startups (Foto: Divulgação).
A gestora do Startup SC, Luiza Helena Jonck Pedroso, afirma que o objetivo é fortalecer o ecossistema catarinense e preparar startups para crescerem de forma estruturada (Foto: Divulgação).
O processo de seleção da 15ª turma registrou a inscrição de 332 projetos vindos de 42 cidades do estado (Foto: Divulgação).
Veja também
Inspirado em SC, Ministério da Agricultura estabelece regras para coleta de animais mortos nas propriedades rurais22/Out/201922/10/19há 5 anos Terça-feira, 22 de Outubro de 201922/10/2019O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estabeleceu regras para o recolhimento, transporte, processamento e destinação de animais mortos e resíduos da produção pecuária. A Instrução Normativa 48/2019, que trata do tema, foi publicada no Diário Oficial na última sexta-feira, 18. Inspirada no Projeto Recolhe,......
Carne suína: abertura do Canadá confirma qualidade da produção catarinense17/Jun/202217/06/22há 3 anos Sexta-feira, 17 de Junho de 202217/06/2022 A abertura do mercado de carne suína do Canadá para o Brasil reforça, mais uma vez, a qualidade e a aprovação internacional da cadeia produtiva catarinense da proteína animal. A......
Observatório Social de Chapecó consolida parceria com Ministério Público e DECOR13/Mai/202213/05/22há 3 anos Sexta-feira, 13 de Maio de 202213/05/2022 O Observatório Social do Brasil de Chapecó promoveu reunião, na última quinta-feira (12), com a presença do Conselho de Administração, voluntários e representantes de entidades da sociedade......