Postado em 11 de Outubro de 2023 às 15h02

“Sou autista, tenha paciência”

Guarda Municipal entrega pulseiras informativas da Unimed Chapecó durante a Efapi 2023

Durante a realização da Efapi 2023, a Unimed Chapecó disponibiliza na entrada do parque, pulseiras que informam “Sou autista, tenha paciência”.

Durante a realização da feira Efapi 2023, que teve início na última semana em Chapecó, no oeste catarinense, e segue até domingo, a Unimed Chapecó disponibiliza na entrada do parque, pulseiras que informam “Sou autista, tenha paciência”. Estas pulseiras são aplicadas nas crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), pela Guarda Municipal.
A entrega ocorre da seguinte maneira: ao chegar no portão de acesso ao parque da Efapi, os familiares entram em uma fila e informam a um dos agentes da Guarda Municipal que estão com uma criança com TEA. Posteriormente é realizada a entrega da pulseira de identificação para que seja colocada no pulso da criança.
A pulseira auxilia na identificação das crianças com TEA, para que os demais profissionais e o público em geral identifiquem e compreendam a prioridade de atendimento e as particularidades necessárias nas abordagens. Esta ação, com um olhar humanizado pela Unimed Chapecó, ocorre desde o dia 1º de janeiro de 2023 no hospital, onde pacientes ou familiares recebem a pulseira. Aceitar e respeitar as diferenças é papel de todos, assim como é de direito de cada pessoa participar de momentos em coletividade, como a feira.
INICIATIVA
De acordo com a coordenadora do Pronto Atendimento do Hospital Unimed Chapecó, Suélem Klein, a unidade hospitalar já prestava atendimento de maneira preferencial, porém identificou falhas de comunicação entre as etapas, que poderia gerar desconforto ao paciente e familiares. A necessidade de rever o fluxo ficou mais evidente após a cooperativa médica receber uma manifestação de beneficiário por meio do Canal de Ouvidoria, em novembro do ano passado.
“Sempre buscamos receber e acolher as manifestações realizadas nos diferentes canais disponíveis porque cuidar também é ouvir a experiência do cliente. A partir disso mapeamos as fragilidades e surgiram três ações que foram implantadas com apoio de diversos setores, como pronto atendimento, marketing, projetos, tecnologia de informação e compras”, explica a coordenadora. A ação ainda está sendo disseminada para demais setores do Hospital e agora para além disso.
Ao longo desse processo, segundo Suélem, a equipe de atendimento, profissionais de enfermagem e médicos colocam as orientações em prática. “Em todas as etapas muitos colaboradores se sensibilizaram, principalmente por ter um familiar ou alguém do convívio pessoal com TEA. Hoje todos sentem-se pertencentes a esse projeto”, relata. Para ela, as ações da cooperativa médica mostram-se efetivas quando melhoram a experiência do cliente, que mesmo estando em um ambiente hospitalar percebe o respeito e o acolhimento ás suas necessidades.
AMPARO LEGAL
O apoio aos autistas foi amparado nas seguintes diretrizes legais:
- Lei nº 13.977/2020: batizada de Lei Romeo Mion, criou a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. O documento facilita o acesso a direitos básicos e permite o planejamento de políticas públicas.
- Lei nº 13.146/2015: Estatuto da Pessoa com Deficiência, que objetiva assegurar e promover os direitos e as liberdades fundamentais da pessoa com deficiência.
- Lei nº 12.764/2012: que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, que lhes assegura o atendimento prioritário nos sistemas de saúde pública e privada.

 

Estas pulseiras são aplicadas nas crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), pela Guarda Municipal.

Veja também

ACIC NOTA DE PESAR23/11/20 A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) manifesta publicamente seu mais profundo pesar pelo falecimento, na data de ontem, da senhora MARIA SOLANGE BONATTO, esposa de seu diretor de desenvolvimento industrial, comercial e de......
Hemorragia pós-parto é foco de treinamento na Unimed Chapecó27/03/19 “Hemorragia pós-parto” - sangramento que ocorre principalmente nas primeiras quatro horas após o procedimento - foi o foco do treinamento que integra o Programa de Educação Continuada promovido pela Unimed......

Voltar para (Blog)