Sistema FAESC/SENAR e demais entidades renovam parceria com o Programa Novos Caminhos
Sistema Faesc/Senar esteve entre as entidades que renovou o acordo de cooperação técnica do Programa Novos Caminhos. (Foto Cristiano Estrela)
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), participou da cerimônia de renovação do acordo de cooperação técnica do Programa Novos Caminhos. O evento, realizado em 9 de setembro, em Florianópolis, consolidou a assinatura do termo entre o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) com o Sistema Faesc/Senar e demais instituições parceiras. A iniciativa garante a continuidade do Programa por mais cinco anos.
Conforme o documento, as instituições se comprometeram a manter as ações e atividades em quatro eixos: educação básica, superior e profissional; vida saudável; empregabilidade; e parcerias para oferta de atividades complementares. Além disso, o termo possibilita a entrada de novos parceiros por meio de termo de adesão. Antes, para que um novo parceiro ingressasse, era necessário o aval de todos os demais; agora basta a assinatura do interessado com o TJSC.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, osuperintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, e a técnica de formação profissional do Senar/SC, NayanaSetubal Bittencourt participaram da cerimônia. Segundo Zanluchi, o Programa Novos Caminhos tem sido fundamental para ampliar as oportunidades de crianças e jovens que viveram ou vivem em regime de acolhimento institucional.
“Os resultados dessa iniciativa demonstram que o Programa vem cumprindo com excelência sua missão de contribuir para a construção da autonomia de crianças, adolescentes e jovens, trazendo perspectivas para uma vida adulta com oportunidades e dignidade. Por isso, nós, do Sistema Faesc/Senar, reforçamos nosso compromisso em oferecer capacitações gratuitas na área do agronegócio a esse público”, destacou o superintendente do Senar/SC.
Para o presidente Pedrozo, essa renovação do acordo de cooperação simboliza a continuidade de uma iniciativa que trouxe impactos positivos no estado. Representa o compromisso com o futuro de inúmeras de crianças e jovens que vivem em instituições de acolhimento. Ao oferecer oportunidades de educação, capacitação e inserção no mercado de trabalho, o programa promove a transformação social e traz perspectivas para um futuro melhor”.
O 1º vice-presidente do TJSC, desembargador Cid José Goulart Junior, realçou que o êxito do Programa Novos Caminhos vai além de instituições, empresas ou governos, pois nasceu de um sentimento humano coletivo. “Um programa como esse dá a solução. E o que a nossa sociedade precisa é de soluções”.
Além da renovação do termo principal, também foi assinado um acordo entre TJ, FIESC e AMC para criação de um sistema de dados do programa. A plataforma, conforme os idealizadores, permitirá gestão integrada das informações dos beneficiários, monitoramento dos resultados das ações nos eixos de atuação, transparência nos processos e governança de dados com segurança.
NOVE MIL HISTÓRIAS
Criado em 2013 pelo TJSC em parceria com a AMC e a FIESC, o Programa Novos Caminhos atende crianças e adolescentes acolhidos em Santa Catarina, oferecendo oportunidades de educação, saúde e preparação para o mercado de trabalho. Para adolescentes a partir de 14 anos, são promovidos cursos de profissionalização e encaminhamento para vagas de emprego. Já os mais jovens participam de ações de apoio à saúde, educação e bem-estar em contraturno escolar.
Desde a criação, o Novos Caminhos já atendeu 9,2 mil crianças, adolescentes e jovens. Viabilizou 16,5 mil matrículas em educação básica e cursos profissionais e encaminhou 2 mil jovens ao mercado de trabalho, incluindo vagas com carteira assinada, estágios e programas de aprendizagem. O programa deu tão certo que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) levou a iniciativa para todos os estados do Brasil.
*Com informações da Assessoria de Imprensa do TJSC
Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:
Representantes das intuições parceiras celebram a renovação do acordo de cooperação. (Foto Cristiano Estrela)
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, destacou que o Programa Novos Caminhos tem sido fundamental para ampliar as oportunidades de crianças e jovens que viveram ou vivem em regime de acolhimento institucional. (Foto Cristiano Estrela)
Unimed Chapecó recebe inscrições para formação em Técnico de Enfermagem 15/Dez/202215/12/22há 2 anos Quinta-feira, 15 de Dezembro de 202215/12/2022Para facilitar o processo de inscrição nessa oportunidade de profissionalização será realizado o cadastro presencial dos alunos na recepção do setor administrativo da Unimed Chapecó....