Sistema Faesc/Senar capacita para o uso da Nota Fiscal Eletrônica, que será obrigatória a partir de fevereiro de 2025
Prepare-se para o uso da Nota Fiscal Eletrônica.
Participe do Curso gratuito do Senar/SC em parceria com o Sindicato Rural e Secretaria da Fazenda.
O Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina) reforça aos produtores rurais para que fiquem atentos à data de início do uso obrigatório da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e) – adiada recentemente pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).
A exigência, que antes estava prevista para começar no último dia 2 de janeiro, agora vale a partir de 3 de fevereiro de 2025 nas operações internas de produtores rurais que tiveram receita bruta acima de R$ 360 mil em 2023 ou 2024. Nas demais operações internas, praticadas por produtores rurais, o uso da NFP-e será obrigatório a partir de5 de janeiro de 2026.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, destaca que para preparar o setor para essa mudança, o Senar/SC oferece treinamentos específicos sobre o uso da Nota Fiscal Eletrônica em parceria com a Secretaria da Fazenda. Somente em 2023, capacitamos mais de 12.000 participantes em 1.226 turmas em todo o estado. Neste ano, de janeiro a outubro, 5.905 produtores foram formados em 629 turmas, demonstrando o nosso compromisso em auxiliar o público do campo no uso das ferramentas tecnológicas para emitir a NFPe”.
O coordenador de arrecadação do Senar/SC, Emerson Cardozo Gava, explica que os treinamentos continuam e que os interessados em participar dos cursos podem buscar informações nos Sindicatos Rurais de suas regiões ou diretamente no Senar/SC. “Esse trabalho está trazendo resultados significativos na formação dos produtores rurais e, por isso, reforçamos o convite para quem ainda não participou de um treinamento para aproveite essa oportunidade gratuita disponível aos produtores”.
Com base na definição do órgão federal, o Governo de Santa Catarina editará um novo decreto internalizando a decisão. Como a publicação terá efeito retroativo, não haverá penalização aos produtores catarinenses que fizerem uso da nota de papel até a publicação da nova regra.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda
Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:
A exigência vale a partir de 3 de fevereiro de 2025 nas operações internas de produtores rurais que tiveram receita bruta acima de R$ 360 mil em 2023 ou 2024.
Nas demais operações internas, praticadas por produtores rurais, o uso da NFP-e será obrigatório a partir de 5 de janeiro de 2026.
Informe-se sobre os cursos no Sindicato Rural de sua região ou no setor de arrecadação do Senar/SC.
Veja também
Palma Sola estimula o empreendedorismo e o desenvolvimento dos negócios locais05/Nov/201905/11/19há 6 anos Terça-feira, 05 de Novembro de 201905/11/2019A Prefeitura de Palma Sola, no Extremo Oeste catarinense, realizará dois importantes eventos voltados ao fomento do desenvolvimento econômico local, nesta sexta-feira (8), a partir das 19 horas, no Centro de Eventos Jacob Zandoná. O primeiro será a inauguração da Sala do Empreendedor seguido da apresentação do relatório “Município em......
Mundo do pescado reunido em Foz do Iguaçu nesta semana24/Nov/202124/11/21há 4 anos Quarta-feira, 24 de Novembro de 202124/11/2021O International Fish Congress reúne a cadeia do pescado nesta semana (24 a 26 de novembro) em Foz do Iguaçu, no Paraná, para debater a nova realidade da aquicultura brasileira com especialistas de quatro continentes....