Sistema FAESC/SENAR avança na estruturação das CADECs em SC
Produtores recebem assessoria técnica e jurídica gratuita para fortalecer cadeias integradas da avicultura, suinocultura e fumicultura
O Sistema FAESC/SENAR-SC iniciou o ano com avanços na organização das Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs) nas cadeias da avicultura, suinocultura e fumicultura no Estado. O objetivo é fortalecer e organizar os produtores rurais integrados por meio de estrutura técnica e jurídica gratuita, disponibilizada pela entidade aos catarinenses.
O atendimento das demandas dos produtores integrados vem sendo realizado pela FAESC desde outubro do ano passado. O prestador de serviço de instrutoria Erno Menzel, vem acompanhando as reuniões e ministrando capacitações em diversas regiões do Estado para esclarecer dúvidas sobre a legislação, realizando levantamento de custos de produção, assessorando os produtores integrados, membros das Cadecs, e mediando as negociações com as agroindústrias (integradoras), com apoio da Assessoria Técnica e Jurídica da FAESC.
Criada pela Lei da Integração (Lei 13.288/2016) para promover a transparência na relação contratual entre produtores integrados e agroindústrias, a Cadec tem como objetivos a elaboração de estudos e análises relacionados às cadeias produtivas e ao Contrato de Integração Vertical; o acompanhamento e apreciação dos padrões mínimos de qualidade exigidos para os insumos e produtos objetos do contrato; o estabelecimento de sistemas de acompanhamento e avaliação do cumprimento dos encargos e obrigações dos contratantes; o esclarecimento de dúvidas e solução de litígios entre os produtores integrados e a integradora; a definição de requisitos técnicos e financeiros a serem empregados na atualização de indicadores agropastoris e a formulação de um plano de modernização tecnológica da integração.
O presidente do sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, explica que as Cadecs em Santa Catarina estão sendo orientadas, assessoradas e fortalecidas pelo Sistema FAESC/SENAR em parceria com os Sindicatos Rurais. “Estamos capacitando os produtores, prestando assessoria técnica e treinando-os gratuitamente para definirem estratégias, participarem das negociações diretamente com as agroindústrias e alcançarem melhores resultados em conjunto”, grifa o dirigente.
Em janeiro, foram promovidos encontros em Chapecó, São Miguel do Oeste, Ipumirim, Itaiópolis, Videira e Seara nas cadeias de avicultura e suinocultura. Em fevereiro, nas mesmas cadeias, estão agendadas reuniões nestes municípios, além de Concórdia e Itapiranga para levantamento e validação de custos de produção. O trabalho segue durante o ano todo, também na cadeia do Tabaco, que iniciará os encontros nos próximos dias.
Para ter acesso à estrutura montada pelo Sistema FAESC/SENAR-SC, os produtores rurais e os representantes das agroindústrias podem entrar em contato com os Sindicatos Rurais nos municípios ou pelos e-mails da Federação: cadecsuinocultura@faesc.com.br, cadecavicultura@faesc.com.br e cadecfumicultura@faesc.com.br.
Xanxerê fomenta o empreendedorismo para criar novas oportunidades01/Abr/202101/04/21há 4 anos Quinta-feira, 01 de Abril de 202101/04/2021Vídeo: https://youtu.be/ihno75y7n1k “Nossa virtude é o trabalho em equipe”, destacou o prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, nesta quarta-feira (31), durante o lançamento do Programa Cidade Empreendedora......
Programa Cidade Empreendedora qualifica microempreendedores em Chapecó15/Ago/201915/08/19há 5 anos Quinta-feira, 15 de Agosto de 201915/08/2019Atividades de apoio e de qualificação aos microempreendedores individuais (MEIs) marcaram o mês de julho em Chapecó. As ações integram o ciclo II do Programa Cidade Empreendedora, realizado pela Prefeitura com o apoio......