Postado em 16 de Julho de 2020 às 17h34

Sistema FAESC/SENAR anuncia três novos polos da Faculdade CNA em SC

Municípios de Seara, São Miguel do Oeste e Braço do Norte contarão com estrutura para atender quatro cursos na área de gestão com foco no agronegócio 

 
A Faculdade de Tecnologia CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) confirmou nesta semana ao Sistema FAESC/SENAR-SC a instalação de três novos polos de ensino superior em Santa Catarina. A partir do ano que vem, os municípios de Seara, no oeste, São Miguel do Oeste, no extremo oeste e Braço do Norte, no sul ofertarão vagas para quatro cursos de graduação a distância nas áreas de gestão com foco no agronegócio: Gestão do Agronegócio (3 anos), Gestão Ambiental (2 anos), Gestão de Recursos Humanos (2 anos) e Gestão de Processos Gerenciais (2 anos).
Com o anúncio, o Estado passou a contar com quatro polos de ensino da Faculdade CNA. O primeiro foi instalado no início deste ano em São Joaquim, na região serrana, e conta com 81 alunos na graduação. Este polo está com vagas abertas até 25 de julho para o segundo processo seletivo. As capacitações são realizadas na modalidade a distância, com aulas online e aplicação de uma prova por semestre. A cada processo seletivo, são disponibilizadas em todo o País 350 vagas por curso, com investimento mensal de R$ 179,00.
A Faculdade CNA conta com 14 polos em todo o Brasil e possui três formas de ingresso: quem já possui um curso superior participa da seleção por meio de análise documental. Para os demais, é possível ingressar por meio do boletim de Desempenho do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) – com nota igual ou superior a 250 pontos em um dos exames a partir de 2017 ou ainda pelo vestibular online por meio de prova de Redação.
ESTRUTURA
O presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, destaca que a estrutura dos novos polos será instalada junto aos Sindicatos Rurais dos municípios. Como a modalidade é a distância, cada polo de ensino contará com uma sala específica, além de materiais e equipamentos necessários. Segundo ele, a meta é instalar outros novos polos pelo Estado nos próximos anos para capacitar produtores rurais, comunidade em geral e egressos do curso Técnico em Agronegócio já ofertado pelo SENAR em 12 polos espalhados em todas as regiões catarinenses.
“É uma oportunidade para os técnicos darem sequência à formação, além de uma opção acessível aos produtores e empreendedores rurais para ingressarem no ensino superior e aumentarem o conhecimento e a competitividade. Os cursos fomentam a formação de gestores que contribuem no plantio e manejo, além da comercialização dos produtos, o que os auxilia na sustentabilidade dos estabelecimentos”, sublinha Pedrozo ao ressaltar a importância das novas estruturas em Santa Catarina.
“São regiões com tradição e relevância no agronegócio, especialmente nas cadeias da pecuária de leite e corte e na produção de aves e suínos. A oportunidade de formação aos produtores qualifica as atividades e fortalece o agronegócio no Estado”.  
Para o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Zanluchi, que é natural de Seara, a ampliação do ensino é uma conquista do setor produtivo no Estado. “Estou muito feliz e orgulhoso pela iniciativa que contempla três regiões agrícolas importantes para o agro, especialmente por incluir a minha terra natal, que também fez parte da infância do presidente Pedrozo e do vice Enori Barbieri. Foi uma decisão acertada que trará desenvolvimento para a região”.
POLOS NO PAÍS
Os demais polos da Faculdade CNA estão localizados nos municípios de Gandu e Luís Eduardo Magalhães (BA), Fortaleza (CE), Rio Bananal (ES), Cuiabá (MT), Santa Izabel do Pará (PA), Campina Grande e João Pessoa (PB), Palmas (TO) e Brasília (DF).
Para mais informações e inscrições no processo seletivo deste ano em São Joaquim, acesse: www.faculdadecna.com.br. Para contato com o polo na serra, ligue: (49) 3233-0260.
Saiba mais sobre os cursos:
 
GESTÃO DO AGRONEGÓCIO
O curso será desenvolvido em seis semestres, totalizando 2.500 horas. Entre as disciplinas estão: introdução à gestão do agronegócio; fundamentos de logística e transporte, gestão estratégica de pessoas; estudos culturais e antropológicos; cadeias produtivas do agronegócio; responsabilidade social e meio ambiente; planejamento estratégico e políticas públicas para o agronegócio; tecnologia e inovação; assistência técnica e extensão rural; e planejamento e gestão de projetos. O curso também dispõe de disciplinas optativas como Língua Brasileira de Sinais (Libras) e tópicos especiais.
 
PROCESSOS GERENCIAIS
No curso estão previstas disciplinas como: comportamento organizacional; modelos de gestão; contabilidade; administração de conflitos e técnicas de negociação, gestão de produção e de custos; instrumentos de mercado para o agronegócio; formação de preço e comercialização; gestão de qualidade e produtividade; e responsabilidade social e meio ambiente. Os alunos também podem optar por Língua Brasileira de Sinais (Libras) ou empreendedorismo. A capacitação será realizada em 1.700 horas durante quatro semestres.
 
GESTÃO AMBIENTAL
A matriz curricular será aplicada em 1.700 horas no período de quatro semestres. Entre os assuntos abordados estão: planejamento ambiental; marketing no agronegócio; geoprocessamento; direito e legislação ambiental; avaliação de impactos ambientais; gestão de recursos naturais; recuperação de áreas degradadas; química ambiental; geologia; microbiologia ambiental; e gestão empresarial no agronegócio. As disciplinas optativas são: Língua Brasileira de Sinais (Libras), agricultura climaticamente inteligente e sustentabilidade.
 
RECURSOS HUMANOS
A qualificação será realizada em quatro semestres, totalizando 1.700 horas. A grade curricular contempla assuntos como administração de conflitos e técnicas de negociação; direito do trabalho e legislação social; recrutamento e seleção; segurança do trabalho e saúde ocupacional; administração de cargos, salários e benefícios; avaliação de desempenho; sistemas de informações gerenciais; fundamentos da economia; modelos de gestão; e disciplinas optativas (Língua Brasileira de Sinais - Libras e empreendedorismo).
 
 
SESCOOP/SC capacita comunicadores das cooperativas catarinenses
 
Como prevenir e gerir uma crise na comunicação institucional das cooperativas?  Esse foi o tema tratado na palestra online sobre “Gestão de Crise: blindando sua imagem e reputação na pandemia” realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC) nesta semana. A capacitação foi destinada aos comunicadores das cooperativas catarinenses e contou com 65 participantes. 
Levando em conta o contexto da pandemia causada pelo novo coronavírus, a palestra abordou o papel da comunicação na prevenção e na gestão de possíveis crises que possam trazer danos à imagem das cooperativas nos sete ramos de atuação. Foram discutidas as diferenças entre públicos das cooperativas, quais crises podem ser geradas, principalmente nas redes sociais, e como os diversos temas e notícias devem ser tratados com responsabilidade pela área. Além disso, a capacitação trouxe vários exemplos de técnicas para preparar equipes de comunicação para mitigar riscos e gerir possíveis situações de crises.
Para o superintendente do SESCOOP/SC, Neivo Luiz Panho, capacitações como essa são muito importantes para garantir a excelência do cooperativismo no Estado. “Mesmo com a pandemia, o SESCOOP/SC está comprometido em continuar as capacitações, e a comunicação é uma área muito importante nas cooperativas. Esse curso online mostrou como as cooperativas podem se preparar para situações indesejadas e como podem se comunicar melhor com seus diversos públicos”, conclui Panho.
Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC

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