Postado em 28 de Abril de 2020 às 17h39

Sindicont retoma atendimento presencial na emissão de certificado digital

Equipe está adotando todas as medidas de prevenção e segurança em saúde orientadas pelos órgãos sanitários 

 
 
            O Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont) voltou a atender de maneira presencial os pedidos de certificado digital ainda no fim de março, mas apenas para emissões de extrema urgência. Neste mês, retomou o atendimento presencial na sede da entidade, com emissões para todas as pessoas e empresas que buscam fazer a certificação.
 
            O presidente do Sindicont, Gelson Luiz Dal Ri, reforça que estão sendo adotadas todas as medidas de prevenção e segurança em saúde, de acordo com as orientações dos órgãos sanitários. “Pedimos também para que os clientes usem máscara e mantenham a distância de 1,5 metro durante o atendimento, além de manter as demais ações de prevenção”.
            O serviço é disponibilizado desde fevereiro de 2019. O Sindicont é parceiro da Autoridade Certificadora Safeweb, empresa com sede em Porto Alegre, que emite certificados digitais eCPF e eCNPJ através de filial localizada junto ao Sindicato. Para que a emissão possa ocorrer tranquilamente, é imprescindível que o titular/responsável apresente os documentos necessários no momento da validação presencial.
A certificação digital é uma ferramenta que permite que aplicações como comércio eletrônico, assinatura de contratos, operações bancárias, iniciativas eletrônicas de governo, entre outras, sejam realizadas. Os certificados contêm os dados de seu titular, como nome, número do registro civil, assinatura da Autoridade Certificadora que o emitiu, entre outros”, explica o presidente.
A confiança é garantida por um conjunto de entidades denominada Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP) que regula a gestão do certificado por meio da emissão, da revogação e da renovação do mesmo por aprovação individual. No Brasil, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) é uma autarquia federal vinculada à Casa Civil da Presidência da República, cujo objetivo é manter a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil), sendo a principal Autoridade Certificadora da cadeia de certificação – AC Raiz.
Certificado Digital e-CPF
e-CPF é um certificado para pessoa física. É a versão eletrônica do CPF (Cadastro de Pessoa Física), funcionando como a sua identidade na internet, indicado para identificar uma pessoa física perante a Receita Federal. Com o Certificado Digital e-CPF é possível o acesso a todos os serviços oferecidos pelo Governo Federal na internet, como o envio da declaração do Imposto de Renda, consulta e atualização de cadastro como contribuinte pessoa física, recuperação de informações sobre histórico de declarações e verificação da situação junto à Receita Federal, entre outros.
            Certificado Digital e-CNPJ
É um certificado emitido para empresas, oferecendo validade jurídica aos atos eletrônicos realizados na Receita Federal, como o envio de declarações e acessos ao atendimento virtual (e-CAC). O e-CNPJ deve ser emitido para o representante legal da organização. É indicado para identificar uma empresa por meio de seu representante legal perante a Receita Federal e busca uma solução completa para uso do Certificado.
INFORMAÇÕES
            Mais informações e encaminhamentos do pedido de certificação no Sindicont, com Leticia, pelos telefones (49) 3324-3817 e (49) 9 9124-9017 ou pelo e-mail certificado@sindicontcco.com.br.
 

Veja também

Voltar para (Blog)