Postado em 15 de Outubro às 17h12

Sindicont Chapecó: 23 anos contribuindo com o setor contábil do Oeste catarinense

Por Gelson Luiz Dal Ri - Presidente Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont)

Quando fazemos aniversário, somos impelidos a refletir sobre nossas ações, crenças e atitudes. Junto com a idade, vem o peso da responsabilidade e a reflexão sobre o legado que ficará. Nesta quarta-feira (16), o Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont) completa 23 anos com muitas experiências e conquistas para a classe contábil da região.
Enquanto entidade ou profissionais, alcançamos um patamar de notoriedade e respaldo junto à sociedade. É mérito da qualificação permanente e do compromisso que cada um de nós, associados desta entidade, exerce em seus locais de trabalho, em suas vidas particulares ou nas entidades sociais e filantrópicas que contribuem.
Fundada em 16 de outubro de 1996, a entidade abrange 30 municípios: Águas de Chapecó, Águas Frias, Caibi, Campo Erê, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Cunha Porã, Formosa do Sul, Guatambu, Iraceminha, Irati, Jardinópolis, Maravilha, Modelo, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Novo Horizonte, Palmitos, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Quilombo, São Carlos, São Lourenço do Oeste, São Miguel da Boa Vista, Saudades, Serra Alta, Sul Brasil e União do Oeste. O Sindicont ultrapassa a marca dos 160 profissionais associados e integra o Centro Empresarial de Chapecó (CEC).
O Sindicont é resultado da Associação Profissional dos Contabilistas de Chapecó, fundada em 12 de dezembro de 1980 pelos proprietários de escritórios de contabilidade e profissionais do setor contábil. Quando iniciou as atividades, em 1996, eram 12 associados. A entidade é composta pela Diretoria Executiva e Suplentes, Conselho Fiscal, Comissão de Relações Institucionais e Núcleo de Estudos (grupo que discute temáticas atuais relacionadas ao setor com a intenção de compartilhar experiências e qualificar conhecimentos).
Uma das principais ações é o Programa de Educação Sistema Fecontesc/Sindiconts que proporciona acesso ao conhecimento e atualização aos profissionais da contabilidade. A iniciativa é oferecida em parceria com a Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina. O objetivo é qualificar os cursos oferecidos aos associados para fomentar a formação dos profissionais. Assim, todo o setor contábil se desenvolve e se solidifica.
Também atuamos na aproximação com os acadêmicos e futuros contabilistas. Uma das iniciativas voltadas a essa aproximação é o Encontro Regional de Ciências Contábeis (Erccont), promovido a cada dois anos, com envolvimento e comprometimento das instituições de ensino regionais. O evento conta sempre com palestrantes de renome nacional que possibilitam a troca de conhecimento entre mercado e sala de aula.
Com a intenção de manter a transparência com a classe contábil, veiculamos bimestralmente o Infocont, um informativo jornalístico que relata as principais ações do sindicato. Além disso, proporcionamos aos acadêmicos dos cursos de Ciências Contábeis a oportunidade de publicações de artigos em uma revista especializada.
Neste ano, o Sindicont Chapecó passou a oferecer o certificado digital, por meio de uma parceria com a Safeweb Segurança da Informação. A entidade é, desde fevereiro, parceira da Autoridade Certificadora Safeweb, que emite certificados digitais eCPF e eCNPJ através de filial localizada junto ao Sindicato.
Comemorar os 23 anos significa entender que a nossa entidade não é mais inexperiente em suas ações e tem uma história sólida e consolidada.

Veja também

Abelardo Luz dá mais um passo rumo ao desenvolvimento12/08 Além de conhecer os dados econômicos e sociais do município durante evento que marcou a apresentação do “Abelardo Luz em Números”, a comunidade local prestigiou o lançamento do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Municipal (PEDEM). A iniciativa integra as ações do Programa Cidade Empreendedora realizado pela......
INTERLEITE SUL 2019: Sul do Brasil já adota ordenha robotizada29/04 A tecnologia está cada vez mais avançada e mais presente na cadeia produtiva do leite. Uma das expressões mais eloquentes é a ordenha robotizada, que vem sendo empregada no Brasil. Essa matéria será debatida na......

Voltar para (Blog)