Sindicato Rural de Chapecó encerra ano com avaliação positiva
Diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Chapecó. (Foto: Caroline Lorenzetti/MB Comunicação)
Reunião com dirigentes e lideranças do agro marcou o balanço das atividades e o encerramento das ações do Sindicato em 2024. (Foto: Marci Páz/MB Comunicação)
Reunião com dirigentes e lideranças do agro, na última sexta-feira (13), marcou o balanço das atividades e o encerramento das ações do Sindicato dos Produtores Rurais de Chapecó em 2024. A reunião ocorreu no Country Club Chapecó sob coordenação do presidente Luiz Carlos Travi, que também é vice-presidente regional da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc) para o oeste,
O evento foi prestigiado pelo secretário da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina Valdir Colatto e pelo vice-presidente de secretaria da Faesc Enori Barbieri.
O presidente Luiz Carlos Travi fez um balanço da atuação do Sindicato dos Produtores Rurais de Chapecó em 2024. Assinalou que foram ministrados, sob orientação do Sindicato, 230 cursos totalmente gratuitos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) aos produtores rurais associados, durante o ano.
Mencionou com uma das grandes conquistas de 2024 os avanços na ovinocaprinocultura em Santa Catarina, que surgiu como uma promissora frente de diversificação da pecuária, ganhando força por meio do Projeto de Desenvolvimento da Ovinocaprinocultura Catarinense. Travi destacou que essa iniciativa é resultado dos esforços conjuntos do Sindicato com o Sistema Faesc/Senar, o Sebrae/SC e a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, com coordenação da Câmara Setorial da Ovinocaprinocultura de SC. O programa será executado no biênio 2025/2026 e estabelece um plano estruturado para impulsionar a cadeia produtiva de ovinos e caprinos no estado.
O presidente também citou outra conquista representada pela Expochapecó – Feira de Desenvolvimento da Agropecuária – realizada em outubro no Parque de Exposições Dr. Valmor Lunardi (Efapi), em Chapecó, com R$ 20 milhões de negócios fechados e 45 mil visitantes. A feira esteve centrada na bovinocultura de corte e na ovinocaprinocultura. Os planteis de bovinos em exposição contemplaram as raças brangus, angus, limousin, red poll, charolês, nelore e simental entre outras. Todos os 29 lotes da raça brangus colocados a leilão foram vendidos.
Por fim, Travi agradeceu o apoio da Faesc, do Senar, da Secretaria da Agricultura de Santa Catarina. Fez um destacado agradecimento aos diretores e conselheiros do Sindicato, que compõe os quadros diretivos, realçando pela primeira vez a presença de uma mulher.
A diretoria da entidade sindical é formada por Luiz Carlos Travi (presidente, delegado representante junto à Federação e vice-presidente regional oeste da Faesc), Júlio Kovaleski (vice-presidente), José Carlos Araújo (secretário) e Antônio Martini (tesoureiro), com os suplentes Ricardo Lunardi, Leandro Ricardo Cella e Durval Pereira. O Conselho Fiscal é formado por Terezinha Trombetta, Alexandre Lunardi, Adilson Capitanio, Mário Fries, Airton Sobieray e Fabio Baldissera. O assessor jurídico é Bruno Baldissera Travi.
PRESTÍGIO
Colatto relatou as atividades do Governo Catarinense na área rural para melhorar a competitividade das principais cadeias produtivas e aprimorar as condições de trabalho no campo. Analisou as dificuldades que os produtores rurais enfrentam com a complexidade e o excesso de legislação.
Barbieri destacou a atuação da Faesc na defesa técnica, institucional e política da agricultura e do agronegócio sempre de forma articulada com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Prevê que em 2025 a agricultura será, mais uma vez, a locomotiva da economia brasileira em face das boas safras que se avizinham.
A programação do evento foi encerrada com jantar de confraternização.
O presidente Luiz Carlos Travi fez um balanço da atuação do Sindicato no ano. (Foto: Caroline Lorenzetti/MB Comunicação)
Travi assinalou que foram ministrados, sob orientação do Sindicato, 230 cursos totalmente gratuitos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) durante o ano. (Foto: Caroline Lorenzetti/MB Comunicação)
O evento foi prestigiado pelo secretário da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina Valdir Colatto. (Foto: Caroline Lorenzetti/MB Comunicação)
O evento foi prestigiado pelo vice-presidente de secretaria da Faesc Enori Barbieri. (Foto: Caroline Lorenzetti/MB Comunicação)
Barbieri destacou a atuação da Faesc na defesa técnica, institucional e política da agricultura e do agronegócio. (Foto: Marci Páz/MB Comunicação)
Processo de produção e estoque das empresas está cada vez mais exposto ao Fisco31/Mai/201931/05/19há 5 anos Sexta-feira, 31 de Maio de 201931/05/2019Desde 2017 a Receita Federal está buscando mais informações das empresas sobre controles de estoque e inventários, por meio da entrega de duas obrigações acessórias que integram o Sistema Público de......