Simplifica Chapecó: novo serviço de apoio ao setor empresarial
Agilizar os processos burocráticos, reduzir o tempo médio para abertura de uma empresa no município e fortalecer os pequenos negócios locais. Com esses objetivos a Administração Municipal de Chapecó, no oeste catarinense, lançou nesta quinta-feira (12) um novo serviço de apoio ao setor empresarial e também para quem deseja empreender – o Simplifica Chapecó: impulsionando novos negócios.
A estrutura está localizada no térreo da antiga Prefeitura, na rua Marechal Floriano Peixoto, no Centro. A prestação de serviço gratuita é um canal de contato permanente do Poder Público com os empreendedores para solucionar desafios, esclarecer dúvidas, transmitir informações essenciais, e disponibilizar oportunidades de aperfeiçoamento da gestão empresarial. A iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora, que é executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
O vice-prefeito Itamar Agnoletto enalteceu que o Simplifica Chapecó foi concedido com o propósito de ajudar o setor empresarial e para impulsionar ainda mais o desenvolvimento local. “Estamos muito orgulhosos dessa proposta, principalmente, neste mês em que comemoramos 104 anos. Desde o início do ano várias medidas foram colocadas em prática, como: lei que cria zoneamentos especiais nos contornos viários; desburocratização do Alvará Sanitário; dispensa de autenticação de cópia de diversos documentos e facilitação para emissão de consulta prévia ”, enalteceu.
O secretário de Coordenação de Governo e Gestão, Thiago Felipe Etges, explicou que o serviço está preparado, estruturado e organizado para atender os empreendedores. “Neste prédio concentramos em um espaço multissetorial todos os setores que interagem para a liberação de funcionamento de uma empresa. A atuação está focada na redução do tempo de espera de quem deseja empreender e em agilizar os processos burocráticos”, enfatizou ao comentar que o horário de atendimento é das 7h às 19 horas.
Conforme o secretário da Fazenda, Moacir Rohr, atualmente o tempo médio para abertura de uma nova empresa em Chapecó é de dois a três dias. “Com o Simplifica Chapecó queremos reduzir essa espera para 24 horas no máximo ou se possível para o mesmo dia. Além disso, auxiliaremos os empresários com informações, cursos, capacitações e consultorias para o aprimoramento da gestão, melhoria da produtividade e inserção de tecnologias”, antecipou.
Segundo o representante do Legislativo Municipal e vereador, André Kovaleski, a Câmara de Vereadores tem participado ativamente junto com o Executivo nas decisões voltadas ao desenvolvimento. “A inauguração do Simplifica Chapecó representa que o município está de portas abertas para novos negócios e deseja um ambiente propício para o desenvolvimento das atividades econômicas”, enfatizou.
Para o gerente regional do Sebrae/SC no oeste e no extremo oeste, Udo Martin Trennepohl, o capital social da cidade faz toda a diferença para seu desenvolvimento. “Chapecó é referência em muitas áreas, exemplo disso é o modelo do Parque Científico e Tecnológico de Chapecó que tem avançado de maneira positiva e próspera”, ressaltou ao comentar que a nova Unidade do Sebrae/SC de Chapecó, localizada na Avenida Getúlio Vargas (em frente ao Brasão Avenida) será entregue neste mês.
Cidade Empreendedora
O consultor articulador do Cidade Empreendedora na região oeste, Américo do Nascimento Junior, apresentou os eixos prioritários do programa: Liderança, Compras Públicas, Desburocratização, Educação Empreendedora e Simplifica Chapecó. O Poder Público também definiu como verticais estratégicas: Oficina Empreendedorismo Digital e Profissões do Futuro; Elo – Agricultura Familiar e Compras Públicas; Desenvolvimento e Promoção do Turismo; Curso de Capacitação para Secretários e Gestores Municipais; Bright Cities + Pegem; Adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPS), Aceleradora de MEI (on-line) e Pack de Atendimento às Demandas Pedem.
Agroindústrias atendidas pela ATeG no extremo oeste são reconhecidas pela qualidade15/Dez/202115/12/21há 3 anos Quarta-feira, 15 de Dezembro de 202115/12/2021A história da Família Balbinot, de Guaraciaba, no extremo oeste catarinense, teve um novo capítulo quando uma jovem senhora chamada Irma Corso Balbinot, na condição de viúva, precisava sustentar quatro filhos e passou......