SESI, SENAI e SIMEC juntos pelo fortalecimento da indústria
Programa para educação profissional, educação básica, saúde, segurança e bem-estar alinhado às necessidades do mercado
O SENAI, SESI, e o Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico da Região de Chapecó (Simec) lançam programa SIMEC+Transformação. (Foto: Débora Favretto/ MB Comunicação)
O programa disponibiliza cursos técnicos gratuitos nas unidades do SENAI em Chapecó, São Lourenço do Oeste e Pinhalzinho. (Foto: Débora Favretto/ MB Comunicação)
O SENAI, SESI, entidades da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e o Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico da Região de Chapecó(Simec) lançam programa SIMEC+Transformação com o objetivo de oferecer qualificação profissional, elevação da escolaridade e serviços de saúde aos trabalhadores das indústrias associadas. O momento aconteceu na manhã dessa terça-feira (25), no auditório do SENAI de Chapecó, na presença dos industriais.
O programa disponibiliza cursos técnicos gratuitos nas unidades do SENAI em Chapecó, São Lourenço do Oeste e Pinhalzinho, com início previsto para abril de 2025. Estão previstas 11 turmas nas áreas de Segurança do Trabalho, Qualidade, Internet das Coisas. As aulas serão ofertadas em formato híbrido, com 80% de conteúdo online e 20% presencial aos sábados.
Também serão oferecidos cursos de qualificação profissional, como Controladores Lógicos Programáveis (CLP), Desenho em CAD, Eletricista de Manutenção Industrial, Metrologia Industrial, Leitura e Interpretação de Desenho Mecânico e Eletrônica Veicular.
Outro ponto importante é a modalidade EJA Profissionalizante, que combina a conclusão do Ensino Fundamental ou Médio com cursos de qualificação, em um período de 13 meses. As turmas podem ser realizadas nas empresas ou nas unidades do SESI/SENAI, com entradas em março, julho e setembro.
Na área da saúde, o convênio prevê atendimentos odontológicos, clínicas de vacinação, programas de saúde mental, academias, ginástica laboral, gestão de segurança e saúde do trabalho (SST), além de treinamentos em Normas Regulamentadoras (NRs).
“Nossa intenção é integrar todos os serviços e oferecer ações mais direcionadas ao setor metalmecânico. Ou seja, proporcionar qualificações que realmente atendam às necessidades de formação de pessoas dentro das suas empresas; promover a elevação da escolaridade dos trabalhadores, já que muitos ainda não concluíram o ensino fundamental ou médio — um passo fundamental para que possam continuar se qualificando e trazer um olhar mais atento à promoção da saúde e aos comportamentos preventivos no ambiente de trabalho”, frisou o gerente do SENAI, SESI e IEL Oeste e Extremo Oeste, Jardel Carminatti.
Para o presidente do Simec, Carlos Martinelli, o SIMEC+Transformação é uma oportunidade para as empresas associadas ao sindicato acessarem qualificações gratuitas, tanto para os empresários e industriais quanto para seus colaboradores. “O programa conta com o apoio de toda a estrutura do Sistema FIESC, envolvendo o SESI nas áreas de saúde, segurança e bem-estar dos trabalhadores, além da educação básica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a qualificação profissional do SENAI. O que estamos fazendo é justamente fortalecer e colocar em prática uma estrutura e uma relação que são naturais. Precisamos aproveitar ainda mais essa estrutura e criar condições para que os nossos industriais utilizem e se beneficiem”, finalizou.
O objetivo é oferecer qualificação profissional, elevação da escolaridade e serviços de saúde aos trabalhadores das indústrias associadas. (Foto: Débora Favretto/ MB Comunicação)
A intenção é integrar todos os serviços e oferecer ações mais direcionadas ao setor metalmecânico, explicou o gerente do SENAI, SESI e IEL Oeste e Extremo Oeste, Jardel Carminatti. (Foto: Débora Favretto/ MB Comunicação)
Para o presidente do Simec, Carlos Martinelli, o SIMEC+Transformação é uma oportunidade para as empresas associadas ao sindicato acessarem qualificações gratuitas. (Foto: Débora Favretto/ MB Comunicação)
Os participantes do lançamento puderam conhecer as instalações do SENAI. (Foto: Débora Favretto/ MB Comunicação)
O início das primeiras turmas de qualificação são para abril deste ano. (Foto: Débora Favretto/ MB Comunicação)
Veja também
O que fazer em uma fratura de tornozelo?02/Out/201902/10/19há 5 anos Quarta-feira, 02 de Outubro de 201902/10/2019Quedas, torções, golpes e choques podem resultar em uma fratura de tornozelo, que ocorre ao forçar a articulação ao limite de sua amplitude. O médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann explica que as fraturas de tornozelo são comuns, seja ao descer degraus das escadas, ao correr, em saltar ou em atividades que requerem o movimento de girar o corpo.......
Empretec Rural: Imersão capacita empreendedores rurais de Abelardo Luz24/Mai/202224/05/22há 3 anos Terça-feira, 24 de Maio de 202224/05/2022Otimizar a produção com acesso facilitado ao conhecimento, estreitar vínculos entre o setor agrícola e os mercados, disponibilizar oportunidades de qualificação sobre o uso das tecnologias e criar políticas......