SESI, SENAI e SIMEC juntos pelo fortalecimento da indústria
Programa para educação profissional, educação básica, saúde, segurança e bem-estar alinhado às necessidades do mercado
O SENAI, SESI, e o Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico da Região de Chapecó (Simec) lançam programa SIMEC+Transformação. (Foto: Débora Favretto/ MB Comunicação)
O programa disponibiliza cursos técnicos gratuitos nas unidades do SENAI em Chapecó, São Lourenço do Oeste e Pinhalzinho. (Foto: Débora Favretto/ MB Comunicação)
O SENAI, SESI, entidades da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e o Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico da Região de Chapecó(Simec) lançam programa SIMEC+Transformação com o objetivo de oferecer qualificação profissional, elevação da escolaridade e serviços de saúde aos trabalhadores das indústrias associadas. O momento aconteceu na manhã dessa terça-feira (25), no auditório do SENAI de Chapecó, na presença dos industriais.
O programa disponibiliza cursos técnicos gratuitos nas unidades do SENAI em Chapecó, São Lourenço do Oeste e Pinhalzinho, com início previsto para abril de 2025. Estão previstas 11 turmas nas áreas de Segurança do Trabalho, Qualidade, Internet das Coisas. As aulas serão ofertadas em formato híbrido, com 80% de conteúdo online e 20% presencial aos sábados.
Também serão oferecidos cursos de qualificação profissional, como Controladores Lógicos Programáveis (CLP), Desenho em CAD, Eletricista de Manutenção Industrial, Metrologia Industrial, Leitura e Interpretação de Desenho Mecânico e Eletrônica Veicular.
Outro ponto importante é a modalidade EJA Profissionalizante, que combina a conclusão do Ensino Fundamental ou Médio com cursos de qualificação, em um período de 13 meses. As turmas podem ser realizadas nas empresas ou nas unidades do SESI/SENAI, com entradas em março, julho e setembro.
Na área da saúde, o convênio prevê atendimentos odontológicos, clínicas de vacinação, programas de saúde mental, academias, ginástica laboral, gestão de segurança e saúde do trabalho (SST), além de treinamentos em Normas Regulamentadoras (NRs).
“Nossa intenção é integrar todos os serviços e oferecer ações mais direcionadas ao setor metalmecânico. Ou seja, proporcionar qualificações que realmente atendam às necessidades de formação de pessoas dentro das suas empresas; promover a elevação da escolaridade dos trabalhadores, já que muitos ainda não concluíram o ensino fundamental ou médio — um passo fundamental para que possam continuar se qualificando e trazer um olhar mais atento à promoção da saúde e aos comportamentos preventivos no ambiente de trabalho”, frisou o gerente do SENAI, SESI e IEL Oeste e Extremo Oeste, Jardel Carminatti.
Para o presidente do Simec, Carlos Martinelli, o SIMEC+Transformação é uma oportunidade para as empresas associadas ao sindicato acessarem qualificações gratuitas, tanto para os empresários e industriais quanto para seus colaboradores. “O programa conta com o apoio de toda a estrutura do Sistema FIESC, envolvendo o SESI nas áreas de saúde, segurança e bem-estar dos trabalhadores, além da educação básica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a qualificação profissional do SENAI. O que estamos fazendo é justamente fortalecer e colocar em prática uma estrutura e uma relação que são naturais. Precisamos aproveitar ainda mais essa estrutura e criar condições para que os nossos industriais utilizem e se beneficiem”, finalizou.
O objetivo é oferecer qualificação profissional, elevação da escolaridade e serviços de saúde aos trabalhadores das indústrias associadas. (Foto: Débora Favretto/ MB Comunicação)
A intenção é integrar todos os serviços e oferecer ações mais direcionadas ao setor metalmecânico, explicou o gerente do SENAI, SESI e IEL Oeste e Extremo Oeste, Jardel Carminatti. (Foto: Débora Favretto/ MB Comunicação)
Para o presidente do Simec, Carlos Martinelli, o SIMEC+Transformação é uma oportunidade para as empresas associadas ao sindicato acessarem qualificações gratuitas. (Foto: Débora Favretto/ MB Comunicação)
Os participantes do lançamento puderam conhecer as instalações do SENAI. (Foto: Débora Favretto/ MB Comunicação)
O início das primeiras turmas de qualificação são para abril deste ano. (Foto: Débora Favretto/ MB Comunicação)
Veja também
Turismo em destaque no “Oeste Integra” em Xanxerê-SC08/Nov/202208/11/22há 2 anos Terça-feira, 08 de Novembro de 202208/11/2022Os artesãos xanxerenses que participaram das Oficinas Criativas, solução do Programa Cidade Empreendedora, que é executado pelo Poder Público e pelo Sebrae/SC, apresentaram suas peças no evento “Oeste Integra” que aconteceu na segunda-feira (7) na Sede Campestre do Sicoob Xanxerê. O evento foi realizado em parceria entre a Administração......
ACIC Chapecó elege novo Conselho Deliberativo 26/Mar/202426/03/24há 1 ano e 1 mês Terça-feira, 26 de Março de 202426/03/2024 A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) elegeu e empossou onze novos membros para o Conselho Deliberativo que seguirão o mandato até março de 2027. A......